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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O indicativo da incidência de burnout em professores do ensino superior: como prevenir ou remediar?
metadata.dc.creator: Martins, Rosâna Musumeci
metadata.dc.contributor.advisor1: Villela, Elisabeth Caldeira
metadata.dc.contributor.referee1: Raitz, Tania Regina
metadata.dc.description.resumo: Este estudo está centrado de forma singular na atividade docente, e se propõe a investigar possíveis indicativos para a incidência de burnout em professores do ensino superior da Faculdade Cenecista de Joinville (FCJ). As condições de saúde dos professores, bem como de outros trabalhadores, perpassam de uma forma geral, por várias exigências e mudanças requeridas para efetiva realização de seus trabalhos. A este conjunto de obrigações inerentes a cada profissão denomina-se carga de trabalho. A avaliação desta carga de trabalho permite uma maior percepção e compreensão do grau de exigência e das condições de trabalho específicas de certas profissões, inclusive dos seus riscos ocupacionais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem sistêmica, cuja natureza é quali-quantitativa. O instrumento de investigação e avaliação para o indício do acometimento de burnout utilizado será o D.I.T. (Diagnóstico Integrado do Trabalho), adaptado e validado pelo Laboratório de Psicologia do Trabalho, da Universidade Nacional de Brasília LPT/UnB., em seu eixo de análise Relação Homem-Homem: Sentimentos do trabalhador e nas categorias e desdobramentos resultantes deste eixo especificamente. A população pesquisada é composta pelos professores da FCJ que atendam aos critérios pré-estabelecidos para participação. Diante dos resultados do indicativo positivo para a ocorrência de burnout nesta instituição, confirma-se a necessidade de estratégias de prevenção e/ou intervenção. Neste sentido, como uma contribuição da presente pesquisa ao enfrentamento do processo desta síndrome na FCJ, apresenta-se a proposta de um programa de formação continuada, por meio de ações informativas
Abstract: This study focuses on a singular approach to teaching activity. It investigates possible indications of the occurrence of burnout among teachers at a college in Joinville - the Faculdade Cenecista de Joinville (FCJ). In general, the health conditions of the teachers, as well as of the workers, is subjected to various demands and changes required for the effective performance of their jobs. This set of obligations that is inherent to each profession is called the workload. The evaluation of this workload enables a better awareness and understanding of the level of demand, and the specific working conditions of certain professions, including the occupational risks. This study takes a systemic approach, which is both qualitative and quantitative in nature. The tool used to investigate and evaluate the levels of burnout is the W.I.D. (Work Integrated Diagnosis), adapted and validated by the Laboratório de Psicologia do Trabalho (Laboratory of Work Psychology) of the University of Brasilia LPT/UnB, focusing on personal relationships in the workplace: workers feelings, and on the categories and developments resulting specifically from these relationships. The population studied consists of teachers of the FCJ who met the pre-established criteria for participation. In view of the results of a positive incidence of burnout in this institution, a need for prevention and/or intervention strategies is confirmed. This research therefore makes a contribution to combating this syndrome at the FCJ, by presenting a proposal for a continual vocational training program, by means of informative actions
Keywords: diagnóstico integrado de trabalho
formação continuada
síndrome do Burnout docente
work integrated diagnois
continual vocational training
teacher Burnout syndrome
professores - formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: MARTINS, Rosâna Musumeci. O indicativo da incidência de burnout em professores do ensino superior: como prevenir ou remediar?. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1764
Issue Date: 27-Sep-2007
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