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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uso do desenho animado ambiental como estratégia metodológica para educação ambiental
metadata.dc.creator: Xavier, José Francisco Peligrino
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Taglieber, José Erno
metadata.dc.contributor.referee2: Baldin, Nelma
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho busca verificar as possibilidades pedagógicas do material denominado Desenho Animado Ambiental (DAA) e de seus temas geradores como estratégia metodológica para Educação Ambiental. O DAA é uma mídia em DVD que tem como personagem principal o Menino Caranguejo (http://www.caranguejo.com), que procura apresentar conceitos do campo ambiental e o desenvolvimento de valores para promover a sensibilização ambiental. O material é formado por sete animações e foi aplicado por professores de duas escolas da cidade de Joinville (SC). A composição dos desenhos animados e bastidores (making-off) de cada um dos sete episódios - Poluição Urbana , Desmatamento , Caça Ilegal , Água , Povos Nativos , Urbanismo e Consumismo -, caracterizam os temas ambientais como temas geradores (inspirados em Paulo Freire e autores da abordagem crítica da Educação Ambiental). Os temas foram desenvolvidos para auxiliarem o docente na sua prática pedagógica pensando no mesmo como agente da inserção da dimensão ambiental no currículo. A pesquisa foi do tipo descritiva qualitativa. No design educacional os episódios do DVD DAA apresentam conceitos, atitudes e valores ambientais representados pelas ações do Menino Caranguejo . Os slides de cada episódio apresentam imagens das animações destacando o conteúdo didático dos desenhos animados: situações-problema, conceitos básicos do campo ambiental, princípios éticos e valores incorporados, como a identificação social dos espectadores do material com a realidade da problemática socioambiental local; respeito à vida, à biodiversidade, ao meio ambiente enquanto bem comum e patrimônio de todos; exercício da cidadania como participação política, o desenvolvimento da co-responsabilidade ambiental, dentre outros. Para verificar a interação e a articulação dos conteúdos ambientais dos temas geradores exibidos, o reconhecimento do desenvolvimento de atitudes, hábitos e valores e a aceitação das atividades pelos professores e seus alunos, utilizou-se uma entrevista estruturada que foi aplicada a seis professores de duas escolas. Os professores reconheceram a importância de trabalhar conceitos ambientais, ações e valores apresentados nos desenhos do DAA. Eles assumiram a função de mediadores da aprendizagem pela aquisição e reconstrução de conhecimentos e conceitos ambientais. Estes incluem componentes de curiosidade, exploração e aventura, criatividade, solução de problemas, dialogicidade, ressignificação de valores e tomada de decisões por meio de observação pessoal, indagações, questionamentos e reflexões que levem à transformação da realidade e enfrentamento e/ou minimização da problemática ambiental. O material mostrou-se adequado como uma estratégia para inserção da dimensão ambiental e instrumento para auxiliar o professor nos debates e reflexões sobre as temáticas ambientais locais exploradas no DVD. Algumas ações realizadas pelos professores e seus alunos após a utilização do DAA foram: discussões, debates e reflexões sobre os temas ambientais locais, articulando-os com a prática de vida dos mesmos
Abstract: This work investigates the teaching possibilities of the material Desenho Animado Ambiental (DAA: Environmental Cartoon) and its generator themes, as a methodological strategy for Environmental Education. DAA is a DVD in which the main character, Menino Caranguejo (Crab Boy) (http://www.caranguejo.com), presents environmental concepts and develops values which promote environmental awareness. The material consists of seven cartoons on environmental themes, and was used with teachers from two schools in the city of Joinville. The composition and making-off of each of the seven episodes (Urban Pollution, Deforestation, Illegal Hunting, Water, Indigenous People, Urbanization and Consumption) deal with a separate environmental theme, as generator themes (inspired on the texts of Paulo Freire and other authors who defend the critical approach to Environmental Education). The themes were developed to help the teacher in his or her pedagogical practice, viewing this individual as an agent for the insertion of environmental ideals in the school curriculum. The research was of the descriptive, qualitative type. In the educational design, the DAA episodes of the DVD show environmental concepts, attitudes and values, represented by the actions of the Menino Caranguejo . The slides of each episode present images of the cartoons, highlighting their didactic content, such as problem situations and basic environmental concepts, and also ethical principles and values, such as the social identification of the viewers of the DVD with the reality of their local socio-environmental problems; respect for life, biodiversity, and the natural environment as a common asset and heritage, the practice of citizenship as political participation, and the development of joint responsibility for the environment, among others. To determine the level of articulation and interaction of the environmental contents of the generator themes dealt with in the DVD, the recognition and development of attitudes, habits and values, and the acceptance of the activities by the teachers and their students, a structured interview was used, which was applied to six teachers of two schools. The teachers recognized the importance of working with the environmental concepts, actions and values shown in the DAA cartoons. They assumed the role of mediators of learning, through the acquisition and reconstruction of knowledge and environmental concepts. These include curiosity, exploration, adventure, creativity, problem solving, dialogicity and the acquisition of new values, and decision-making through personal observation, questioning and reflections that lead to a transformation of the reality and a recognition and/or minimization of environmental problems. The material proved to be an appropriate strategy for inserting the environmental dimension and as a tool for helping the teacher in debates and reflection about the local environmental themes dealt with in the DVD. Some of the actions carried out by the teachers and their students, after using the DAA, were: discussions, debates and reflection about local environmental themes, applying them to their own lives
Keywords: educação ambiental
desenho animado ambiental, menino caranguejo
environmental education
environmental cartoon, menino caranguejo
aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: XAVIER, José Francisco Peligrino. Uso do desenho animado ambiental como estratégia metodológica para educação ambiental. 2008. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1765
Issue Date: 27-Feb-2008
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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