Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1768
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O currículo de artes no contexto escolar atual: um estudo com professores do Colégio Elias Moreira
metadata.dc.creator: Day, Eliane
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferri, Cassia
metadata.dc.contributor.referee1: Gesser, Verônica
metadata.dc.description.resumo: A discussão acerca da importância do ensino das Artes nas escolas, sua influência formatada pelo mundo em que se vive, sua cultura, impactada por crenças, clarificada pelas necessidades, afetada por valores e moderada pela individualidade, vem suscitando um olhar mais atento por parte dos arte-educadores. Este estudo se propôs a contribuir com elementos de reflexão, dando ênfase aos pressupostos conceituais e metodológicos que norteiam os arte-educadores ao organizarem e escolherem os conteúdos programáticos do ensino de Artes no Colégio José Elias Moreira, em Joinville - SC. Este trabalho está inserido no grupo de pesquisa de Políticas Públicas de Currículo e Avaliação que faz parte da linha de pesquisa de Formação de professores e identidades profissionais do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. O objetivo geral deste trabalho é analisar a compreensão dos professores sobre o ensino de Artes no Currículo da referida instituição. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da abordagem qualitativa, com metodologia de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio da observação da trajetória do grupo de estudos e aplicação de questionário e entrevista a uma amostra de 9 professores, com análise de conteúdo. Os resultados alcançados destacaram determinados aspectos que são levados em consideração pelos arte-educadores no momento em que elaboram seus planejamentos curriculares, tais como: a realidade / o cotidiano escolar, o contexto social em que está inserido o aluno, seu perfil sócio-econômico, a aplicabilidade do planejamento, a formação do estudante, a estrutura física que a escola oferece e o uso das várias linguagens como meio de sensibilização
Keywords: educação
currículo
arte
education
curriculum
art
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: DAY, Eliane. O currículo de artes no contexto escolar atual: um estudo com professores do Colégio Elias Moreira. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1768
Issue Date: 25-Mar-2008
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliane Day.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.