Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1768
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDay, Eliane-
dc.creator.IDCPF:25714031920por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8708598437213175por
dc.contributor.advisor1Ferri, Cassia-
dc.contributor.advisor1IDCPF:53693833915por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767546Z8&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Gesser, Verônica-
dc.contributor.referee1IDCPF:63860813900por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769588H2&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:11Z-
dc.date.available2008-09-08-
dc.date.issued2008-03-25-
dc.identifier.citationDAY, Eliane. O currículo de artes no contexto escolar atual: um estudo com professores do Colégio Elias Moreira. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1768-
dc.description.resumoA discussão acerca da importância do ensino das Artes nas escolas, sua influência formatada pelo mundo em que se vive, sua cultura, impactada por crenças, clarificada pelas necessidades, afetada por valores e moderada pela individualidade, vem suscitando um olhar mais atento por parte dos arte-educadores. Este estudo se propôs a contribuir com elementos de reflexão, dando ênfase aos pressupostos conceituais e metodológicos que norteiam os arte-educadores ao organizarem e escolherem os conteúdos programáticos do ensino de Artes no Colégio José Elias Moreira, em Joinville - SC. Este trabalho está inserido no grupo de pesquisa de Políticas Públicas de Currículo e Avaliação que faz parte da linha de pesquisa de Formação de professores e identidades profissionais do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. O objetivo geral deste trabalho é analisar a compreensão dos professores sobre o ensino de Artes no Currículo da referida instituição. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da abordagem qualitativa, com metodologia de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio da observação da trajetória do grupo de estudos e aplicação de questionário e entrevista a uma amostra de 9 professores, com análise de conteúdo. Os resultados alcançados destacaram determinados aspectos que são levados em consideração pelos arte-educadores no momento em que elaboram seus planejamentos curriculares, tais como: a realidade / o cotidiano escolar, o contexto social em que está inserido o aluno, seu perfil sócio-econômico, a aplicabilidade do planejamento, a formação do estudante, a estrutura física que a escola oferece e o uso das várias linguagens como meio de sensibilizaçãopor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/4023/Eliane%20Day.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectcurrículopor
dc.subjectartepor
dc.subjecteducationeng
dc.subjectcurriculumeng
dc.subjectarteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO currículo de artes no contexto escolar atual: um estudo com professores do Colégio Elias Moreirapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliane Day.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.