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dc.creatorSegalla, Maria Bernardete-
dc.creator.IDCPF:45495637968por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7195435622842992por
dc.contributor.advisor1Guerra, Antonio Fernando Silveira-
dc.contributor.advisor1IDCPF:29894930930por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708885T5&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Carneiro, Sonia Maria Marchiorato-
dc.contributor.referee1IDCPF:42901626904por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1549103438931586por
dc.contributor.referee2Taglieber, José Erno-
dc.contributor.referee2IDCPF:00385654987por
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783071Z9&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:12Z-
dc.date.available2008-09-24-
dc.date.issued2008-06-20-
dc.identifier.citationSEGALLA, Maria Bernardete. Legislinho e sua turma no manguezal em sala de aula: contribuições para a educação ambiental. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1771-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta reflexões das possibilidades didático-pedagógicas do uso da revista em quadrinhos Legislinho e sua turma no manguezal , para o desenvolvimento de valores e atitudes em prol da conservação e preservação dos manguezais, particularmente do Rio Perequê, em Itapema-SC. Buscou fundamentos na abordagem crítica, na perspectiva de Paulo Freire, e de autores que a utilizam na Educação Ambiental (GUIMARÃES, 2005, 2006; LOUREIRO, 2004, 2006), algumas contribuições sobre percepção e imagem (RIO; OLIVEIRA, 1999; SANTAELLA, 1995). Sobre histórias em quadrinhos (HQs) e a importância das mesmas na aprendizagem, encontramos subsídios nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, Parâmetros, 1998), Barbosa (2006), Guimarães (2002) e outros. A pesquisa é um Estudo de Caso, em associação com Análise Documental desenvolvida com 10 professores de uma Escola Estadual de Educação Básica no município de Itapema, em Santa Catarina. As etapas do estudo incluíram: entrevista semi-estruturada; tabulação dos dados, aplicação da técnica de Grupo Focal, distribuição da revista a 30 alunos da 7ª série e professores para atividades em sala de aula; análise da mesma em conexão com seus relatos. Foram utilizadas categorias propostas por Trajber e Manzochi (1996) para identificar na revista: conceitos, atitudes e valores ambientais; a visão de ser humano; valorização do lúdico e do estético; abordagem crítica das questões ambientais; a valorização da experiência vivenciada e conteúdos curriculares pouco trabalhados. O personagem protagonista da história - Legislinho - é um signo, representado por uma lâmpada e um livro. A Análise Documental identificou conhecimentos referentes ao ecossistema manguezal e seu entorno; a importância das leis que o protegem; valorização do lúdico e do estético, explorando as analogias apresentadas e atividades como colorir desenhos e brincadeiras do personagem, buscando com isto despertar a consciência crítica. Os professores relataram a importância da revista indicando elementos para a aprendizagem de conceitos, mudanças de hábitos e atitudes sobre o manguezal, com destaque para aspectos como a legislação, pouco conhecida por eles e pelos alunos. Notou-se que a visão do manguezal como um lugar sujo e poluído deixou de fazer parte do discurso dos professores e dos alunos após o uso do material e debates sobre o mesmo. Os alunos apresentaram suas experiências e uma visão positiva em relação aos conteúdos e imagens da revista produzindo outros materiais como fôlderes e novas histórias. Algumas limitações da revista foram: custo, limitação dos quadrinhos, falta de orientação pedagógica para os educadores, alguns aspectos específicos sobre a legislação do manguezal e uma ênfase bem maior na questão da sustentabilidade do que da complexidade. A revista pode representar uma ferramenta de apoio à prática docente na Educação Básica, auxiliando no processo de inserção da dimensão ambiental nas práticas pedagógicas, na construção de conhecimentos e na formação de valores e atitudes conscientes voltados à preservação e conservação desse ecossistemapor
dc.description.abstractThis study presents some reflections on the didactic and educational possibilities of using the cartoon magazine Legislinho e sua turma no manguezal (Legislinho and his gang in the mangrove) for developing values and attitudes which favor the conservation and preservation of mangroves, specifically those of the Perequê River in Itapema, Santa Catarina. The study sought a theoretical basis in the critical approach, within the perspective of Paulo Freire, and authors who use it in Environmental Education (GUIMARÃES 2005, 2006; LOUREIRO, 2004, 2006), as well as some contributions on perception and image (RIO; OLIVEIRA, 1999; SANTAELLA, 1995). We found background support relating to comic books (CBs) and their importance in learning in the National Curricular Parameters (BRASIL, Parâmetros, 1998), Barbosa (2006) and Guimarães (2002) and other authors. This research, which is in the form of a Case Study associated with documentary analysis, was carried out with 10 teachers in a public state elementary school in Itapema, Santa Catarina. The phases of the study included: a semi-structured interview; tabulation of the data, application of the focal group technique, distribution of the magazine to thirty 7th grade students and teachers for classroom activities, and analysis of the contents of the magazine in relation to their discourses. The categories proposed by Trajber and Manzochi (1996) were used to identify the following in the magazine: concepts, environmental attitudes and values, the human perspective; the value of the playful and aesthetic side, the critical approach to environmental issues, the value of experience and curricular contents which have been little explored. The main character of the story, Legislinho , is represented by a lamp and a book. The results of the documentary analysis identified knowledge relating to the mangrove ecosystem and its surroundings, the importance of the laws that protect it, and the playful aspect through analogies and activities such as coloring pictures or understanding the character s games, trying to awaken, through these means, a critical awareness. The teachers expressed the importance of the magazine, indicating elements for the acquisition of concepts and changes of habits related to the mangrove environment, paying special attention to aspects such as the legislation, which was not very well known by the students and teachers. It was perceived that the view of the mangrove as a dirty and polluted place no longer formed part of the teachers and students discourses after the use of the educational material and the debates about it. The students presented their experiences and a positive view in relation to the contents and images of the magazine, producing other materials such as folders and new stories. Some of the limitations of the magazine were: cost, limitation of the cartoons, lack of pedagogical guidance for the teachers, some specific aspects of the legislation governing the mangroves, and a much greater emphasis on the issue of sustainability than that of the complexity. The magazine may represent a tool for Elementary School teachers, helping in the process of insertion of the environmental dimension in pedagogical practices, in the construction of knowledge and the development of values and attitudes of awareness related to the preservation and conservation of this ecosystemeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3972/Maria%20Bernardete%20Segalla.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação ambientalpor
dc.subjectmanguezalpor
dc.subjectlegislação ambientalpor
dc.subjectmaterial didáticopor
dc.subjectrevista em quadrinhospor
dc.subjectenvironmental educationeng
dc.subjectmangroveeng
dc.subjectenvironmental legislationeng
dc.subjecteducational materialeng
dc.subjectcomic books.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title Legislinho e sua turma no manguezal em sala de aula: contribuições para a educação ambientalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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