Please use this identifier to cite or link to this item:
https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1774
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A prática da professora no cotidiano de uma creche: que prática é essa? |
metadata.dc.creator: | Giraldi, Ana Vani |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ferreira, Valeria Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Borba, Amândia Maria de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Franco, Maria Amelia do Rosario Santoro |
metadata.dc.description.resumo: | A qualidade no atendimento das crianças pequenas em creche, sua organização e sua prática educativa têm sido preocupação dos profissionais e pesquisadores desta área no Brasil e no mundo. Ambientes de qualidade na educação infantil têm ocupado quase todas as pautas dos mais variados discursos de diferentes ordens e instâncias. Para tanto, essa discussão se faz necessária e justifica-se pelo aumento das crianças da faixa etária de 4 meses a 1 ano e 4 meses em creches. Portanto, esta dissertação tem como tema central pesquisar sobre o tipo de prática que as professoras oferecem à faixa etária de 4 meses a 1 ano e 4 meses, em uma creche da Rede Municipal de Brusque. Observei e registrei mais ou menos trinta horas da prática de sete professoras que atuavam no berçário com 23 bebês. As interpretações desses dados foram empreendidas sobre registros e com base nos seguintes eixos de análise: ambiente físico, relação de interação, profissionalização docente e rotina burocrática. Constatei que os bebês vivem quase todo o período que estão na creche dentro das salas e com isso, têm pouco contato com a natureza, vivem poucas experiências afetivas, as atividades vivenciadas são rotinas básicas de alimentação e higiene, mínima interação entre criança-criança e suas famílias não estão envolvidas no projeto pedagógico da escola. Em suma, acredito que uma mudança, não realiza-se apenas em uma das dimensões da formação docente, é necessário uma sólida formação inicial e continuada, somada a um projeto político pedagógico e políticas públicas que privilegie a infância como eixo central. Ou seja, projetos que forneçam diretrizes para o espaço físico, conteúdo de formação, materiais necessários para educar dignamente uma criança |
Keywords: | prática educativa qualidade educação infantil rotina interação ambiente físico educational practice early childhood education routine interaction physical environment |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | Universidade do Vale do Itajaí |
metadata.dc.publisher.initials: | UNIVALI |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado em Educação |
Citation: | GIRALDI, Ana Vani. A prática da professora no cotidiano de uma creche: que prática é essa?. 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1774 |
Issue Date: | 21-Aug-2008 |
Appears in Collections: | Importação Nova 20150826 Coleção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Vani Giraldi parte1.pdf | 553,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.