Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1774
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A prática da professora no cotidiano de uma creche: que prática é essa?
metadata.dc.creator: Giraldi, Ana Vani
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Borba, Amândia Maria de
metadata.dc.contributor.referee2: Franco, Maria Amelia do Rosario Santoro
metadata.dc.description.resumo: A qualidade no atendimento das crianças pequenas em creche, sua organização e sua prática educativa têm sido preocupação dos profissionais e pesquisadores desta área no Brasil e no mundo. Ambientes de qualidade na educação infantil têm ocupado quase todas as pautas dos mais variados discursos de diferentes ordens e instâncias. Para tanto, essa discussão se faz necessária e justifica-se pelo aumento das crianças da faixa etária de 4 meses a 1 ano e 4 meses em creches. Portanto, esta dissertação tem como tema central pesquisar sobre o tipo de prática que as professoras oferecem à faixa etária de 4 meses a 1 ano e 4 meses, em uma creche da Rede Municipal de Brusque. Observei e registrei mais ou menos trinta horas da prática de sete professoras que atuavam no berçário com 23 bebês. As interpretações desses dados foram empreendidas sobre registros e com base nos seguintes eixos de análise: ambiente físico, relação de interação, profissionalização docente e rotina burocrática. Constatei que os bebês vivem quase todo o período que estão na creche dentro das salas e com isso, têm pouco contato com a natureza, vivem poucas experiências afetivas, as atividades vivenciadas são rotinas básicas de alimentação e higiene, mínima interação entre criança-criança e suas famílias não estão envolvidas no projeto pedagógico da escola. Em suma, acredito que uma mudança, não realiza-se apenas em uma das dimensões da formação docente, é necessário uma sólida formação inicial e continuada, somada a um projeto político pedagógico e políticas públicas que privilegie a infância como eixo central. Ou seja, projetos que forneçam diretrizes para o espaço físico, conteúdo de formação, materiais necessários para educar dignamente uma criança
Keywords: prática educativa
qualidade
educação infantil
rotina
interação
ambiente físico
educational practice
early childhood education
routine
interaction
physical environment
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: GIRALDI, Ana Vani. A prática da professora no cotidiano de uma creche: que prática é essa?. 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1774
Issue Date: 21-Aug-2008
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Vani Giraldi parte1.pdf553,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.