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metadata.dc.type: Dissertação
Title: GRUPOS DE ESTUDO COMO MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
metadata.dc.creator: Hoefelmann, Célia Diva Renck
metadata.dc.contributor.advisor1: Schlindwein, Luciane Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Davis, Claudia Leme Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Ferri, Cassia
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as problemáticas do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais a partir das percepções de dois grupos de educadores do ensino regular da Rede Pública em Balneário Camboriú/SC. Procura-se compreender se, por meio de situações sistemáticas de estudos, nos moldes dos cursos de formação continuada, podem ocorrer transformações nas concepções destes educadores. Para tanto, foram desenvolvidas dinâmicas de discussão de estudo de casos de situações reais, vivenciadas pelos educadores em seus cotidianos pedagógicos. Os casos foram discutidos, avaliando-se o diagnóstico, o encaminhamento e as possíveis ações a serem tomadas pelos educadores. Os encontros foram registrados em fitas de áudio, as quais foram transcritas e analisadas, buscando-se apreender as diferentes compreensões sobre a temática da inclusão. A análise desenvolvida ampara-se nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, especialmente nas contribuições de Vygotski. A análise dos dados tem indicado que a dinâmica de estudos tem sido eficaz no sentido de possibilitar que a questão seja discutida na sua real dimensão, permitindo que novas ressignificações sejam delineadas quanto a uma ação pedagógica mais comprometida com o sucesso escolar de todos os alunos.
Abstract: This research aims to analyses the issues involved in the process of inclusion of students with special educational needs, based on the perceptions of two groups of educators in the state school network of Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brazil. My intention was to investigate, by means of systematic study situations, within the frameworks of continuing teacher training courses, whether changes in the conceptions of these educators occurs. For this, discussion dynamics were developed on real life case studies which had been experienced by the educators during their day-to-day teaching practices. The cases were discussed, evaluating the diagnosis, procedure and possible actions to be carried out by the educators. The meetings were recorded on audio-tape, and the recordings were then transcribed and analyzed, in an attempt to discover the different ideas of the educators concerning the issue of inclusion. The analysis was supported by the theoretical contributions of historical and cultural psychology, in particular, the contributions of Vygostsky. The results indicated that this study has been efficient in enabling the issue to be discussed in its real dimension, allowing new meanings to be delineated regarding teaching practice that is more committed to the academic success of all students.
Keywords: educação inclusiva
formação continuada
psicologia histórico-cultural
inclusive education
continuing teacher training
historic-cultural psychology
Sistemas de ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: HOEFELMANN, Célia Diva Renck. GRUPOS DE ESTUDO COMO MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2003. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1775
Issue Date: 24-Jul-2003
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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