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dc.creatorHoefelmann, Célia Diva Renck-
dc.creator.IDCPF:59637102949por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706261Y0&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.advisor1Schlindwein, Luciane Maria-
dc.contributor.advisor1IDCPF:79886086904por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707605Z7&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Davis, Claudia Leme Ferreira-
dc.contributor.referee1IDCPF:99999999999por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781634A9&dataRevisao=null#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee2Ferri, Cassia-
dc.contributor.referee2IDCPF:53693833915por
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767546Z8&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:12Z-
dc.date.available2006-04-11-
dc.date.issued2003-07-24-
dc.identifier.citationHOEFELMANN, Célia Diva Renck. GRUPOS DE ESTUDO COMO MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2003. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1775-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar as problemáticas do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais a partir das percepções de dois grupos de educadores do ensino regular da Rede Pública em Balneário Camboriú/SC. Procura-se compreender se, por meio de situações sistemáticas de estudos, nos moldes dos cursos de formação continuada, podem ocorrer transformações nas concepções destes educadores. Para tanto, foram desenvolvidas dinâmicas de discussão de estudo de casos de situações reais, vivenciadas pelos educadores em seus cotidianos pedagógicos. Os casos foram discutidos, avaliando-se o diagnóstico, o encaminhamento e as possíveis ações a serem tomadas pelos educadores. Os encontros foram registrados em fitas de áudio, as quais foram transcritas e analisadas, buscando-se apreender as diferentes compreensões sobre a temática da inclusão. A análise desenvolvida ampara-se nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, especialmente nas contribuições de Vygotski. A análise dos dados tem indicado que a dinâmica de estudos tem sido eficaz no sentido de possibilitar que a questão seja discutida na sua real dimensão, permitindo que novas ressignificações sejam delineadas quanto a uma ação pedagógica mais comprometida com o sucesso escolar de todos os alunos.por
dc.description.abstractThis research aims to analyses the issues involved in the process of inclusion of students with special educational needs, based on the perceptions of two groups of educators in the state school network of Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brazil. My intention was to investigate, by means of systematic study situations, within the frameworks of continuing teacher training courses, whether changes in the conceptions of these educators occurs. For this, discussion dynamics were developed on real life case studies which had been experienced by the educators during their day-to-day teaching practices. The cases were discussed, evaluating the diagnosis, procedure and possible actions to be carried out by the educators. The meetings were recorded on audio-tape, and the recordings were then transcribed and analyzed, in an attempt to discover the different ideas of the educators concerning the issue of inclusion. The analysis was supported by the theoretical contributions of historical and cultural psychology, in particular, the contributions of Vygostsky. The results indicated that this study has been efficient in enabling the issue to be discussed in its real dimension, allowing new meanings to be delineated regarding teaching practice that is more committed to the academic success of all students.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/4024/Celia%20Hoefelmann.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação inclusivapor
dc.subjectformação continuadapor
dc.subjectpsicologia histórico-culturalpor
dc.subjectinclusive educationeng
dc.subjectcontinuing teacher trainingeng
dc.subjecthistoric-cultural psychologyeng
dc.subjectSistemas de ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGRUPOS DE ESTUDO COMO MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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