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dc.creatorMartini, Eli Dolores-
dc.creator.IDCPF:22088199934por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1885004237550826por
dc.contributor.advisor1Mostafa, Solange Puntel-
dc.contributor.advisor1IDCPF:75974088891por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787778P7&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Schlindwein, Luciane Maria-
dc.contributor.referee1IDCPF:79886086904por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707605Z7&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:13Z-
dc.date.available2008-12-08-
dc.date.issued2008-08-08-
dc.identifier.citationMARTINI, Eli Dolores. Dispositivo pedagógico & dispositivo da sexualidade: uma delicada relação. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1777-
dc.description.resumoAo analisarmos o filme Delicada Relação , não é o enredo com seus personagens que interessam, mas o campo de problematização que a experiência vivida no filme permite pensar. A experiência do filme é pensada desde o conceito de dispositivo da sexualidade de Foucault. E o desafio é cruzar o dispositivo da sexualidade com o dispositivo pedagógico no sentido de fazer ver e falar através da imagem-movimento, identificando em que momentos o filme e a fala confirmam ou resistem ao dispositivo da sexualidade. Para tal, foram selecionadas e analisadas quatro cenas temáticas do filme e a recepção de um grupo focal de oito alunas do mestrado em educação da UNIVALI- Itajaí- SC. Elegemos a filosofia de Michel Foucault como maior referência, mas abordaremos também Larrosa, Deleuze, Louro e Fischer. Trata-se de um procedimento metodológico dotado de aspectos qualitativos e observação participativa na análise do filme e também na recepção. O processo de análise das cenas temáticas conta com a especificidade da linguagem cinematográfica articulada pelos três atos: enquadramento, decupagem e montagem. Ao tomarmos o filme como objeto desta análise, entendemos que esta delicada relação, no seu todo, na sua existência, de alguma forma resiste ao dispositivo da sexualidade ao mesmo tempo em que o confirma. O filme em si, a proposta da pesquisa, coloca a sexualidade em discurso. Há um jogo de articulação dos dispositivos na regulamentação da sexualidade. Essas observações foram apontadas tanto na análise do grupo focal quanto nas cenas do filme. O que interessou colocar em discussão neste estudo, não foi buscar uma realidade única e correta de ver e falar sobre as coisas, mas analisar o que é possível conhecer, desconhecer, ignorar pelas dimensões do dispositivo da sexualidade e do dispositivo pedagógico. O filme não é uma crítica ao dispositivo da sexualidade e nem mesmo à homossexualidade. É um convite a reencontrá-los entre tantos gestos e movimentos possíveis. Assim, a possibilidade de um filme com esta temática na educação, pode fazer emergir maneiras de se pensar, abrir-se para a transposição de conceitos de tal forma que possam absorver, falar sobre a vida de si e para sipor
dc.description.abstractIn the analysis of the film Delicada Relação , it is not the plot and its characters that are the focus, but the problem discussion which the experience of the film causes us to reflect on. This experience is based on Foucault s sexuality device. The challenge is to blend the sexuality device with the pedagogical device, in order to make it possible to see and speak through the image-movement, identifying moments in which the film and the speech confirm or resist the sexuality device. For this, four scenes of the film and the reception of a focal group of eight Master s degree students of Education at the UNIVALI were selected and analyzed. We chose Foucault s philosophy as the main reference, but also analyzed Larrosa, Deleuze, Louro and Fischer. It is a methodological procedure that includes qualitative aspects and participative observations in the analysis of four scenes from the film and its reception. The process of analysis of the thematic scenes uses the specificity of the cinematographic language articulated in the three acts: framing, decoupage and assembling. By selecting this film as the object of analysis, we understand that this delicate relationship, in its entirety, in its existence, in some way resists the sexuality device, while at the same time it confirms it. The film itself, the proposal of the research, puts sexuality under focus. There is an articulation game of devices in the regulation of sexuality. These remarks were pointed out in the analysis by the focal group, and in the scenes of the film. The aspect we considered interesting for discussion in this work was not the search for a sole or correct way of seeing and talking about things, but the analysis of what is possible to know, not to know, or ignore, due to the complexity of sexuality and pedagogical devices. This film is not a critic to the sexuality device or homosexuality; it is an invitation to refind them, among so many possible gestures and movements. Thus, the possibility of using a film with this theme in education could lead to ways of thinking, and opening up to a new view of concepts in order to tell about one s own lifeeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3959/Eli%20Dolores%20Martini.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectfilmepor
dc.subjectdispositivo pedagógicopor
dc.subjectdispositivo da sexualidadepor
dc.subjecthomossexualidadepor
dc.subjectfilmeng
dc.subjectpedagogical deviceeng
dc.subjectsexuality deviceeng
dc.subjecthomosexualityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDispositivo pedagógico & dispositivo da sexualidade: uma delicada relaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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