Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1783
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Aprendizagem de estudantes jovens e adultos: um estudo em cursos de educação profissional de nível médio e superior
metadata.dc.creator: Bertoldi, Adriana Barufaldi
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferri, Cassia
metadata.dc.contributor.referee1: Placco, Vera Maria Nigro de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.description.resumo: Este estudo aprofundou a compreensão do processo de aprendizagem dos estudantes jovens e adultos, em contextos da educação profissional de nível médio e superior, bem como, a construção de pautas interacionais propostas pelos docentes que atuam nestes cursos na área de Logística e seu papel na aprendizagem. Para tanto, identificou-se os mecanismos (recursos cognitivos) utilizados pelos alunos em contexto da educação profissional para aprender na sala de aula. O estudo foi desenvolvido mediante pesquisa em duas instituições: uma de nível médio e outra de nível superior. O mesmo está inserido no eixo de pesquisa Políticas Públicas e Práticas Educativas e como linha de pesquisa Políticas para a Educação Básica e Superior. Apresentam-se evidências de aprendizagem por mediação e repetição, identificados na concretude da sala de aula e nas falas de alunos e professores. Constatou-se que os saberes transmitidos pela tradição escolar resultam de práticas sociais mais fortes (ou, portadoras de uma força maior) que o conhecimento científico. Conclui-se enfim, que o modelo que o aluno interioriza que o faz aprender por repetição ou mediação origina-se das práticas escolares
Abstract: This study furthers the understanding of the learning process of young people and adults, in professional education context at secondary or higher education level, and the construction of interactional agendas proposed by the teaching staff working on these courses in the area of Logistics, and their role in learning. It identifies the mechanisms (cognitive resources) used by the students in the professional education context, for learning in the classroom. The study was carried out through research in two institutions: one at secondary level and the other at higher education level. It is part of the research theme Public policies and Educational Practices, within the line of research Policies for Basic and Higher Education. Evidence of learning by mediation and repetition are presented, identified through the reality of the classroom and the discourse of the students and teachers. It was observed that the knowledge transmitted by the school tradition gives more weight to social practices than to scientific knowledge. It is concluded that the model internalized by the student whereby he or she learns through repetition or mediation - is a result of the school practices
Keywords: aprendizagem
pautas interacionais
mediação
repetição
learning
interactional agendas
mediation
repetition
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: BERTOLDI, Adriana Barufaldi. Aprendizagem de estudantes jovens e adultos: um estudo em cursos de educação profissional de nível médio e superior. 2008. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1783
Issue Date: 8-Sep-2008
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Barufaldi Bertoldi.pdf432,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.