Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1783
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBertoldi, Adriana Barufaldi-
dc.creator.IDCPF:34238948068por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7892897172552114por
dc.contributor.advisor1Ferri, Cassia-
dc.contributor.advisor1IDCPF:53693833915por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767546Z8&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Placco, Vera Maria Nigro de Souza-
dc.contributor.referee1IDCPF:05550480806por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792893A5&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee2Ferreira, Valeria Silva-
dc.contributor.referee2IDCPF:59929979972por
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703579U4&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:14Z-
dc.date.available2009-01-20-
dc.date.issued2008-09-08-
dc.identifier.citationBERTOLDI, Adriana Barufaldi. Aprendizagem de estudantes jovens e adultos: um estudo em cursos de educação profissional de nível médio e superior. 2008. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1783-
dc.description.resumoEste estudo aprofundou a compreensão do processo de aprendizagem dos estudantes jovens e adultos, em contextos da educação profissional de nível médio e superior, bem como, a construção de pautas interacionais propostas pelos docentes que atuam nestes cursos na área de Logística e seu papel na aprendizagem. Para tanto, identificou-se os mecanismos (recursos cognitivos) utilizados pelos alunos em contexto da educação profissional para aprender na sala de aula. O estudo foi desenvolvido mediante pesquisa em duas instituições: uma de nível médio e outra de nível superior. O mesmo está inserido no eixo de pesquisa Políticas Públicas e Práticas Educativas e como linha de pesquisa Políticas para a Educação Básica e Superior. Apresentam-se evidências de aprendizagem por mediação e repetição, identificados na concretude da sala de aula e nas falas de alunos e professores. Constatou-se que os saberes transmitidos pela tradição escolar resultam de práticas sociais mais fortes (ou, portadoras de uma força maior) que o conhecimento científico. Conclui-se enfim, que o modelo que o aluno interioriza que o faz aprender por repetição ou mediação origina-se das práticas escolarespor
dc.description.abstractThis study furthers the understanding of the learning process of young people and adults, in professional education context at secondary or higher education level, and the construction of interactional agendas proposed by the teaching staff working on these courses in the area of Logistics, and their role in learning. It identifies the mechanisms (cognitive resources) used by the students in the professional education context, for learning in the classroom. The study was carried out through research in two institutions: one at secondary level and the other at higher education level. It is part of the research theme Public policies and Educational Practices, within the line of research Policies for Basic and Higher Education. Evidence of learning by mediation and repetition are presented, identified through the reality of the classroom and the discourse of the students and teachers. It was observed that the knowledge transmitted by the school tradition gives more weight to social practices than to scientific knowledge. It is concluded that the model internalized by the student whereby he or she learns through repetition or mediation - is a result of the school practiceseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/4045/Adriana%20Barufaldi%20Bertoldi.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectpautas interacionaispor
dc.subjectmediaçãopor
dc.subjectrepetiçãopor
dc.subjectlearningeng
dc.subjectinteractional agendaseng
dc.subjectmediationeng
dc.subjectrepetitioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAprendizagem de estudantes jovens e adultos: um estudo em cursos de educação profissional de nível médio e superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Barufaldi Bertoldi.pdf432,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.