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dc.creatorSilva, Cleber Fabiano da-
dc.creator.IDCPF:59929979972por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9324082856442197por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Valeria Silva-
dc.contributor.advisor1IDCPF:59929979972por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703579U4&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Cagneti, Sueli de Souza-
dc.contributor.referee1IDCPF:06654207904por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0174709983141598por
dc.contributor.referee2Mostafa, Solange Puntel-
dc.contributor.referee2IDCPF:75974088891por
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787778P7&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:15Z-
dc.date.available2009-02-04-
dc.date.issued2008-11-14-
dc.identifier.citationSILVA, Cleber Fabiano da. Virando a página_ vamos ver então? : o encontro da criança com o texto. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1786-
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado com três grupos da Educação Infantil em idades entre dois anos e meio até cinco anos e meio, no intuito de compreender como ocorre o encontro entre essas crianças e os textos de literatura para elas destinados. Verificando os critérios de seleção das crianças, seus pontos-de-vista, modos de interação e a dinâmica da recepção, confrontamos esses dados com a visão de adultos especialistas e analisamos possíveis diferenças com relação às faixas etárias. Através de aproximações e avizinhamentos teóricos com a Sociologia da Infância e com as teorias recepcionais, especialmente, a Estética da Recepção, foi possível desenhar um espaço teórico e construir uma metodologia com vistas a identificar momentos significativos para pensar essa dinâmica. Realizamos três sessões vídeo-filmadas e transcritas para cada grupo. Em cada sessão as crianças foram convidadas a escolher um livro, entre trinta obras pré-selecionadas. O livro escolhido era lido pelo pesquisador para as crianças e, através de seus pronunciamentos, identificado seus critérios de escolha, também levando em consideração os modos de interação entre elas e o texto. Dentre algumas descobertas, como a irrelevância da faixa etária, as mínimas indicações por parte dos teóricos da Literatura Infantil em dar vez e voz para os critérios levantados pelos pequenos leitores, alguns pontos mereceram maior destaque: o reconhecimento da importância da ilustração como linguagem complementar e altamente significativa no universo infantil; a busca pelos clássicos e o sentido que ainda produzem para as crianças e o modo de recepção pelo viés da identificação, que tanto pode ser intelectual ou afetivapor
dc.description.abstractThis study was carried out with three groups of children from kindergarten, with ages from two and a half to five and a half years old, aiming to understand how the meeting between this children and literature texts intended to them occurs. Observing the selection criteria of the children, their points of view, the ways of interaction and the dynamics of reception, we compared these data with the view of specialized adults and we analyzed possible differences related to the age-groups. Through the approximations and theoretic approaches with the Sociology of Childhood e with the reception theories, especially the Aesthetic of Reception, it was possible to draw a theoretic space and build a methodology to identify significant moments to think about this dynamics. We carried out three sections video recorded and transcript to each group. In each section the children were invited to choose a book, among thirty preselected works. The book chosen was read by the researcher to the children e through his pronouncements, his choice criteria were identified, considering also the ways of interaction between the children and the text. Among some founds, such as the lack of relevancy of the age group and the minimal indication by the theoretician of the Children s Literature in paying attention to the criteria adopted by the little readers, some points deserved to be highlighted: the acknowledge of the importance of the illustration as a complementary language and as highly significant in children s universe; the search for the classics and the sense they still produce in children and the way of reception through the point of view of identification, that can be intellectual or affectiveeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/4013/Cleber%20Fabiano%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectliteratura infantilpor
dc.subjectsociologia da infânciapor
dc.subjectestética da recepçãopor
dc.subjectchildren s literatureeng
dc.subjectsociology of childhoodeng
dc.subjectaesthetic of receptioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.titleVirando a página_ vamos ver então? : o encontro da criança com o textopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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