Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1788
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ITA JAÍ/SC
metadata.dc.creator: Dávila, Vania Virgínia Tillmann
metadata.dc.contributor.advisor1: Provesi, José Roberto
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral
metadata.dc.contributor.referee2: Branco, Joaquim Olinto
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação elegeu como tema, o estudo sobre metodologias aplicadas, hoje pelos professores de Geografia que tiveram um ensino de dessa disciplina, descontextualizados de sua realidade. Nasceu, assim, a seguinte pergunta: Quais metodologias vão responder aos novos desafios para a disciplina de Geografia, no Ensino Médio? As escolas escolhidas para esta pesquisa foram da rede privada e da rede estadual de ensino. O objetivo da pesquisa foi reconhecer as práticas didático-pedagógicas mais freqüentes e propor alternativas capazes de apontar caminhos para enfrentar os novos desafios.A pesquisa foi fundamentada na análise do plano de ensino, visando o estudo das metodologias aplicadas pelos professores, análise de entrevistas através de questionários e a relação do discurso dos professores com os documentos oficiais trabalhados por eles, na elaboração de suas metodologias. Concluídas as análises, pode-se dizer que, os professores buscam metodologias diferenciadas para trabalhar com a Geografia, mas encontram obstáculos porque o sistema educacional brasileiro ainda utiliza conteúdos pouco significativos para o aluno do novo século, os quais precisam memorizar dados que não fazem parte do seu dia-a-dia.
Keywords: ensino
geografia
metodologia
teaching
geography
methodologies
Geografia - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: DÁVILA, Vania Virgínia Tillmann. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ITA JAÍ/SC. 2003. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1788
Issue Date: 6-Oct-2003
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vania DAvila.pdf463,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.