Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDávila, Vania Virgínia Tillmann-
dc.creator.IDCPF:62532006749por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700189H7&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.advisor1Provesi, José Roberto-
dc.contributor.advisor1IDCPF:46127135915por
dc.contributor.referee1Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral-
dc.contributor.referee1IDCPF:16672445900por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787538Y6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee2Branco, Joaquim Olinto-
dc.contributor.referee2IDCPF:42208807987por
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782048D3&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:15Z-
dc.date.available2006-04-11-
dc.date.issued2003-10-06-
dc.identifier.citationDÁVILA, Vania Virgínia Tillmann. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ITA JAÍ/SC. 2003. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1788-
dc.description.resumoA presente dissertação elegeu como tema, o estudo sobre metodologias aplicadas, hoje pelos professores de Geografia que tiveram um ensino de dessa disciplina, descontextualizados de sua realidade. Nasceu, assim, a seguinte pergunta: Quais metodologias vão responder aos novos desafios para a disciplina de Geografia, no Ensino Médio? As escolas escolhidas para esta pesquisa foram da rede privada e da rede estadual de ensino. O objetivo da pesquisa foi reconhecer as práticas didático-pedagógicas mais freqüentes e propor alternativas capazes de apontar caminhos para enfrentar os novos desafios.A pesquisa foi fundamentada na análise do plano de ensino, visando o estudo das metodologias aplicadas pelos professores, análise de entrevistas através de questionários e a relação do discurso dos professores com os documentos oficiais trabalhados por eles, na elaboração de suas metodologias. Concluídas as análises, pode-se dizer que, os professores buscam metodologias diferenciadas para trabalhar com a Geografia, mas encontram obstáculos porque o sistema educacional brasileiro ainda utiliza conteúdos pouco significativos para o aluno do novo século, os quais precisam memorizar dados que não fazem parte do seu dia-a-dia.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/4038/Vania%20DAvila.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensinopor
dc.subjectgeografiapor
dc.subjectmetodologiapor
dc.subjectteachingeng
dc.subjectgeographyeng
dc.subjectmethodologieseng
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ITA JAÍ/SCpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vania DAvila.pdf463,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.