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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A organização do ambiente: um estudo com as professoras de educação infantil de Corupá
metadata.dc.creator: Oliveira, Christiane de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
metadata.dc.contributor.referee1: Bhering, Eliana Maria Bahia
metadata.dc.contributor.referee2: Ferri, Cassia
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as representações sociais sobre infância e educação infantil das professoras de salas de 3 a 6 anos do município de Corupá orientam o modo como elas organizam o ambiente para as Crianças e subsidiam a argumentação que utilizam para justificar essa organização. Tem como base teórica os estudos de ambiente de Campos de Carvalho (1993; Campos-de-Carvalho & Rubiano, 1996; Campos de Carvalho & Padovani, 2000; Campos-de-Carvalho & Meneghini, 2003) e Sager (1996), e da continuidade aos estudos de Demathe (2007) e Benoit (2008) realizados no mesmo município. Estão envolvidas neste estudo oito professoras de CEIs e Pré-Escola que trabalham com crianças de 3 a 6 anos. Para viabilizar a investigação desse objetivo, foram definidos Três momentos, orientados por três questões de pesquisa. No primeiro procura-se caracterizar os ambientes das salas de educação infantil organizados pelas professoras. Optou-se pela observação naturalista ou naturalística, como técnica de geração de dados. No segundo, buscou-se revelar as percepções das professoras sobre ambientes de educação infantil. Recorreu-se ao PCM (Procedimento de Classificações Multiplas), para geração dos dados. As professoras formaram agrupamentos com base em 22 fotografias de salas de educação infantil e justificaram esses agrupamentos. As fotos foram definidas de forma a contemplar as diferentes características dos diversos ambientes observados nos municípios da região (Vale do Itajaí). Os dados obtidos a partir dos agrupamentos foram submetidos a MSA (Multidimensional Scalogram Analysis), que mostrou que as professoras organizam os ambientes de acordo com suas experiências e vivencias, classificando os ambientes como coloridos, alegres, com possibilidades de exploração, frios e escolarizantes. Nesta mesma etapa foi solicitado as professoras que se colocassem do ponto de vista das crianças e reorganizassem as mesmas fotos em três grupos: bem-estar, mal-estar e indiferente. Terminada essa etapa, foi solicitado novamente as professoras que dividissem as fotos que haviam organizado no grupo bem-estar em: mais bem-estar e menos bem estar, novamente as fotos consideradas atrativas e coloridas foram aquelas que as professoras classificaram como as que transmitem maior sensação de bem-estar. O terceiro momento deste estudo constou de entrevistas semi-estruturadas, para que desta forma fosse apreendida a lógica das professoras e a relação da mesma com suas praticas no que se refere a organização do ambiente. Apos a analise dos depoimentos foram identificadas as seguintes categorias: imagem de criança, papel do professor, representação de ambiente (dimensão estrutural, dimensão funcional e dimensão relacional) e transformações no ambiente
Abstract: The objective of this research is to understand how social representations of childhood and child education by teachers of classes of children aged 3 to 6 years, in the town of Corupá, affect the way these teachers organize the environment for the children and support their argument to justify this organization. Its theoretical basis follow the environment studies of Campos de Carvalho (1993; Campos-de-Carvalho & Rubiano, 1996; Campos de Carvalho & Padovani, 2000; Campos-de-Carvalho & Meneghini, 2003) and Sager (1996), continuing the studies of Demathé (2007) and Benoit (2008) carried out in the same town. This study involved eight teachers from CEIs (kindergartens) and Pre-Schools, who teach children aged 3 to 6. For the investigation of this objective, three phases were defined, based on three research questions. In the first phase, the environments of classrooms from child education organized by the teachers are characterized. The naturalistic observation was chosen as a technique for generating data. In the second phase, the purpose was to reveal the teachers perceptions concerning environment in children s education The MCP (Multiple Classification Procedure) was used to generate data. The teachers formed groups based on 22 photographs of school classrooms, and justified these groups. The photographs were defined in such a way that they included different features of the various environments observed in towns in the region (Vale do Itajaí). The data obtained with the groups were submitted to MSA (Multidimensional Scalogram Analysis), which showed that teachers organize the environment according to their own life experiences, classifying these environments as colorful, cheerful with opportunities for exploration, cold and scholarly. In this same stage, the teachers were asked to consider the children s perspective, and reorganize the same photographs into three groups: well-being, discomfort and neutral, and at the end of this stage, the teachers were asked to divide the photos placed in the well-being group, this time into: more well-being and less well-being; again the photographs considered attractive and colorful were the ones which the teachers classified as conveying the greatest feeling of well-being The third phase of the study consisted of semi-structured interviews, with the aim of understanding the teachers logic and how it relates to their practices of organization of the environment. After analyzing the statements, the following categories were identified: the child s image, the teacher s role, representation of the environment (structural, functional and relational dimensions) and transformations in the environment
Keywords: ambiente
educação infantil
representações das professoras
environment
child education
representation of teachers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: OLIVEIRA, Christiane de. A organização do ambiente: um estudo com as professoras de educação infantil de Corupá. 2008. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1794
Issue Date: 28-Aug-2008
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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