Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1796
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação institucional e gestão no curso de administração de empresas: desdobramentos para o projeto pedagógico
metadata.dc.creator: Leal, Maria Gorete Abdo
metadata.dc.contributor.advisor1: Schlindwein, Luciane Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Meneghel, Stela Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: Vivemos um momento importante no cenário educacional brasileiro. Mudanças organizacionais no ensino superior vêm sendo efetivadas, com intuito de consolidar uma reorganização institucional por parte do governo e das instituições de ensino superior. Uma delas, que podemos apontar, é a avaliação institucional. Foi a partir de um programa de avaliação institucional consolidado em uma instituição de ensino superior que esta pesquisa se delineou. O objetivo geral desta investigação é analisar o processo de gestão da avaliação institucional em uma IES de Santa Catarina e sua expressão no projeto pedagógico do curso de Administração. Para tal empreitada, foi necessário identificar as concepções e os procedimentos metodológicos que orientam a avaliação institucional na instituição; examinar a estrutura do projeto pedagógico do curso; analisar os procedimentos para aplicação e os resultados da avaliação institucional empreendida no ano de 2007; analisar a gestão dos resultados da avaliação institucional e, principalmente, identificar o papel e o lugar da avaliação institucional no Projeto Pedagógico do curso. Realizamos um mapeamento teórico, a partir das políticas de avaliação do ensino superior no Brasil, nas últimas décadas. Documentos oficiais da instituição e autores que discutem a avaliação institucional também se constituíram em referência neste trabalho de pesquisa. Os procedimentos de análise pautaram-se na análise de conteúdo. Diante dos dados analisados observou-se a importância do trabalho desenvolvido pelos gestores acadêmicos, bem como da preocupação institucional, para a tomada de decisões e sua aplicação no projeto pedagógico. A avaliação institucional é utilizada pela instituição investigada como uma ferramenta na busca de soluções aos aspectos frágeis apontados pela própria avaliação. Desse modo, pode-se concluir que a avaliação tem papel fundamental para os gestores, e conseqüentemente, para suas tomadas de decisões diante da gestão dos resultados e sua aplicação dentro do projeto pedagógico do curso de administração
Abstract: Brazilian education is currently going through an important period. Organizational changes in higher education are being carried out, aimed at consolidating an institutional reorganization on the part of the government and Higher Education Institutions. One of these is institutional assessment. This research was based on a program of institutional assessment consolidated in higher education institution. The overall aim of this research is to examine the management process of institutional assessment at an HEI in the State of Santa Catarina, and its expression in the pedagogical project of the course of Business Administration. For this, it was necessary to: identify the methodological approaches and procedures that guide the institutional assessment within the institution; examine the structure of the pedagogical project of course, analyze the implementation procedures and the results of institutional assessment carried out in the year 2007; examine the management of the results of the institutional assessment and, above all, identify the role and place of institutional assessment in the pedagogical project of the course. We carried out a theoretical mapping of evaluation policies in Brazilian higher education in recent decades. Official documents of the institution and authors who discuss the institutional evaluation were also used as references in this research. The analysis procedures were based on content analysis. Based on the data analyzed, we noted the importance of the work of the academic managers and the institution s concern with decision-making and its application in the pedagogical project. Institutional evaluation is used by the institution investigated as a tool in the search for solutions to the issues raised by the assessment itself. Thus, it can be concluded that assessment has a key role for managers, and consequently, for their decision-making, faced with the management of results and their implementation within the pedagogical project of the course in business administration
Keywords: avaliação institucional
gestão dos resultados
projeto pedagógico
institutional evaluation
management of results, pedagogical project
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: LEAL, Maria Gorete Abdo. Avaliação institucional e gestão no curso de administração de empresas: desdobramentos para o projeto pedagógico. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1796
Issue Date: 4-Dec-2008
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Gorete Abdo Leal.pdf669,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.