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dc.creatorBittencourt, Jean Carlos-
dc.creator.IDCPF:84491021953por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6490622906012393por
dc.contributor.advisor1Gesser, Verônica-
dc.contributor.advisor1IDCPF:63860813900por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769588H2&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Hostins, Regina Célia Linhares-
dc.contributor.referee1IDCPF:38327414968por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3614416302948755por
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:20Z-
dc.date.available2009-09-21-
dc.date.issued2009-06-25-
dc.identifier.citationBITTENCOURT, Jean Carlos. Seleção e organização de conteúdos para ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1805-
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo investigar que aspectos são considerados pelas professoras dos anos iniciais no processo de seleção e organização de conteúdos para o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho de campo foi desenvolvido em um município de Santa Catarina, tendo como local de coleta e dados quatro escolas que contemplam todo o ensino fundamental. A abordagem metodológica para a investigação se caracterizou pelo enfoque qualitativo. Para coleta de informações a respeito da seleção de conteúdos de História e organização para sua aplicação em sala de aula, foi realizada a análise de documentos, a aplicação de um questionário, e uma entrevista individual com a participação de dezesseis professoras dos anos iniciais, sendo quatro de cada escola. Para a viabilização da análise de dados, empregamos a análise de conteúdos para a categorização das mensagens. Entendendo a seleção de conteúdos como parte integrante e inseparável da ação docente e do trabalho de toda a equipe pedagógica escolar, seu significado foi reconhecido a partir do planejamento no coletivo e sua aplicabilidade na prática escolar. Neste contexto, foi possível compreender algumas dimensões do processo de seleção e escolha de conteúdos de ensino para esses anos, a partir do ponto de vista e da prática de algumas professoras, evidenciando que se trata de um processo difícil e muitas vezes conflitante. Os aspectos considerados pelas professoras no processo de seleção e organização dos conteúdos do ensino de História foram: as orientações e capacitação para realização da escolha dos conteúdos de História, os materiais e referências utilizadas para a escolha, a seleção dos conteúdos a serem aplicados nas aulas de História, a formação das professoras para a disciplina, a importância dada aos conteúdos da mesma pelas professoras pesquisadas, entre outros. Foi possível constatar que embora possam planejar juntas e tenham a prática de selecionar os conteúdos em momentos definidos por um calendário de reuniões destinadas a esta prática, as professoras de forma geral, não consideram o planejamento, um momento importante para as suas decisões e escolhas. As análises apontaram para a necessidade de mudanças na prática do planejamento por parte da Secretaria de Educação da rede estudada, garantindo uma política curricular que contemple as necessidades do ensino de história para os anos iniciais e melhore assim a qualidade da educaçãopor
dc.description.abstractThe objective of the present paper was to investigate which aspects are considered by teachers during the selection and organization process of the contents for History teaching in the initial years of Basic Education. The field work was carried out in a city in the State of Santa Catarina, where data was collected from four schools covering the entire Basic Education System. The methodological approach used for the investigation was characterized by a qualitative focus. To collect information on the selection of History content and its organization for presentation in the classroom, a document analysis was carried out, as well as the application of a questionnaire and individual interviews with sixteen teachers from the initial years, four from each school. For the data analysis, we used content analysis to categorize the messages. Taking the view that the selection of contents is an inseparable part of the teaching action, and of the work of the entire pedagogical team, its significance was recognized based on the collective planning and its applicability to the teaching practice. In this context, it was possible to understand some dimensions of the process of selecting teaching content for these students in these years, based on the points of view and practices of some teachers, demonstrating that this is a difficult, and often conflicting process. The aspects considered by the teachers in the process of selection and organization of History contents were: guidance and training in the selection of History contents, the materials and references used in the selection, the content selection to be applied in the History classes, the teacher s educational background in this area, and the importance given to the contents by the teachers, among others. It was observed that although they can plan together, and there exists a practice of selecting the contents at times defined by a schedule of meetings established solely for this purpose, in general, the teachers don t consider this an important time for their choices and decisions. The analyses reveal a need for changes in the planning practices, on the part of the Education secretary of the education network studied, in order to guarantee curricular policies that take into account the needs of History education for initial years, and thereby improve the quality of educationeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/4002/Jean%20Carlos%20Bittencourt.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcurrículopor
dc.subjectseleção e organização de conteúdospor
dc.subjectensino de históriapor
dc.subjectplanejamentopor
dc.subjectcurriculumeng
dc.subjectselection and organization of the contentseng
dc.subjecthistory teachingeng
dc.subjectplanningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSeleção e organização de conteúdos para ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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