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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A infância no processo de reorganização curricular do ensino fundamental de nove anos na escola: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Furtado, Mônica Teresinha Colsani
metadata.dc.contributor.advisor1: Gesser, Verônica
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar a inserção da infância no currículo de uma escola de Ensino Fundamental de Nove Anos vinculada à Gerência de Educação de Itajaí/SC. A infância compreendida como uma categoria social constituída na história sofre alterações constantes de concepção devido às influências de aspectos econômicos, sociais e políticos. Diante desta compreensão a infância neste trabalho é concebida como condição social de ser criança . A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da abordagem qualitativa com base num estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de documentos escolares e oficiais, fotos, observação participante e entrevistas durante o período de março a outubro de 2008. No tratamento dos dados foi empregado a análise de conteúdo. Como resultado, observou-se que a possibilidade da infância de vir a ser o eixo primordial para o debate de uma organização curricular reflete os limites que os profissionais da educação possuem para ampliar o seu conhecimento profissional bem como as condições de trabalho escolar, como exemplo: organização dos espaços, da proposta pedagógica, da formação continuada, do envolvimento com as crianças, momentos dos profissionais para reverem suas histórias profissionais, pessoais e coletivas. No confronto com estes limites, observou-se que há ações isoladas na escola que destacam a infância como uma perspectiva necessária para a elaboração de um currículo para o ensino fundamental. Este fato reflete a necessidade de contemplar uma formação continuada sob forma de uma política de acompanhamento continuo urgente
Abstract: The aim of this study is to investigate the place of childhood in the curriculum of an elementary school which is linked to the Regional Education Management of the town of Itajai, Santa Catarina. Childhood, viewed as a social category constituted through history, suffers continual changes of conception due to the influence of economic, social and political aspects. In view of this understanding, childhood, in this work, is conceived as the social condition of being a child . This research was carried out using a qualitative approach, based on a case study. The data were collected through school and official documents, photographs, participant observation, and interviews during the period March to October 2008. The data were analyzed using content analysis. As a result, it was observed that the possibility of childhood becoming the primary aspect in the debate on curricular organization reflects the limitations that education professionals face, to widening their professional knowledge as well as their working conditions in schools, such as: organization of space, teaching plans, professional development, involvement with the children, and moments to reflect on their professional careers, both personally and collectively. In contrast to these limitations, it was observed that there are isolated actions in the school that highlight childhood as a necessary perspective for the reorganization of the elementary school curriculum. This fact reflects a need to consider professional development as a continual monitoring policy
Keywords: educação
escola
infância
ampliação do ensino fundamental
currículo
education
school
childhood
elementary school extension
curriculum
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: FURTADO, Mônica Teresinha Colsani. A infância no processo de reorganização curricular do ensino fundamental de nove anos na escola: um estudo de caso. 2009. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1809
Issue Date: 18-Jun-2009
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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