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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os movimentos do estágio curricular supervisionado de um curso de educação física: reflexões para a formação docente
metadata.dc.creator: Behrens, Glauco Jalmey
metadata.dc.contributor.advisor1: Gesser, Verônica
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Ranghetti, Diva Spezia
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar no processo de formação docente do curso de Educação Física da Faculdade Jangada, os avanços e as fragilidades presentes nos movimentos reflexivos do Estágio Curricular Supervisionado. Este estudo se mostra importante, partindo do pressuposto de que a formação inicial deve estimular uma ação crítica e reflexiva que forneça aos universitários um pensamento autônomo na busca pela leitura e pela pesquisa. Caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com estudos bibliográficos, análise de conteúdos dos questionários e momentos de observação. Esta investigação esteve vinculada à linha de pesquisa Políticas para a Educação Básica e Superior. Constituíram-se sujeitos desta pesquisa: o Coordenador do curso de Educação Física, a Coordenadora das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I, II e III, uma professora orientadora destas disciplinas e quarenta e três acadêmicos da Instituição. A coleta dos dados aconteceu em novembro de 2008. Para este estudo foram utilizados alguns autores primordiais nas discussões que dizem respeito a esta temática, quais sejam: Behrens (1996), Demo (1996), Fazenda (1998), Freire e Shor (1997), Libâneo (2006), Marques (2000), Nóvoa (1992), Pimenta (2006), Ranghetti e Gesser (2004), Sacristán (2000), Tardif (2002), Weffort (1996), Zabala (1998), entre outros. As vivências dos Estágios caracterizam-se como espaços de descobertas e (re) construção de conceitos acerca da Educação Física e da formação dos alunos e do professor, estabelecendo relações entre as diferentes áreas do conhecimento, permitindo novas aprendizagens. O processo vivenciado pelos acadêmicos da Faculdade Jangada proporciona avançar efetivamente na formação docente. Este modelo permite ao acadêmico, elaborar o seu projeto de docência na realidade onde irá atuar, de uma forma criteriosa e atenta para as limitações que rondam a Educação Básica. Esta investigação apontou como fragilidades do Estágio Curricular Supervisionado: a resistência à leitura; o uso de práticas escolares tecnicistas e fragmentadas e que algumas disciplinas dão indícios de não falarem a mesma língua das práticas que acontecem no Estágio. Como avanços destacaram-se: a disciplina de Estágio dividida em três semestres, cada uma com a sua especificidade, atende de forma efetiva o processo em detrimento à disciplina de Prática de Ensino, aplicada por outras Instituições, aonde as três etapas da Educação Básica são estudadas em apenas um semestre. Provocou nos acadêmicos um desejo de mudança e uma reflexão acerca dos movimentos que acontecem nas escolas; proporcionou melhoras na escrita, nas leituras e nas socializações. A docência precisa atingir em cheio os sujeitos que integram este contexto, para isso, o profissional de Educação Física precisa preparar o aluno para que este possa ser integrante e participativo na sociedade se sentindo incluído no processo. O professor atual deve atender às necessidades básicas de um ambiente sociocultural. Urge que as Instituições de Ensino Superior façam os ajustes necessários em suas matrizes curriculares para atender o que se espera de uma Educação Física ideal. É primordial que o futuro professor se debruce sobre a pesquisa e procure utilizar a práxis para a execução de seus planejamentos nas ações docentes. Sem a teoria ou sem a prática é impossível realizar este movimento, qual seja: uma práxis comprometida com as competências, habilidades e atitudes do aluno. Com isso, poderemos ter esperança numa Educação Física mais eficiente e que esteja preocupada com a formação integral do ser humano, constituindo-se como espaço de reflexão teórica e prática do saber fazer deste profissional
Abstract: This research seeks to identify, in teacher training of the Physical Education course at Faculdade Jangada , the advances and weaknesses that exist in the reflective movements of the supervised practical training placement, which is part of the course curriculum. This study is important, based on the premise that the initial training should stimulate critical and reflective action that encourages autonomous thinking among university students, with the aim of promoting reading and research. This study uses a qualitative approach, based on bibliographic studies, analysis of responses to questionnaires, and periods of observation. It is linked to the line of research Policies for Basic and Higher Education. The subjects of this research were: the coordinator of the Physical Education course, the coordinator of supervised practical training placements I, II and III, a teacher of these disciplines who acts as a supervisor, and forty-three students of the institution. The data were collected in November 2008. For this study, the works of some key authors were used in the discussions on the theme, namely: Behrens (1996), Demo (1996), Fazenda (1998), Freire and Shor (1997), Libâneo (2006), Marques (2000), Nóvoa (1992), Pimenta (2006), Ranghetti and Gesser (2004), Sacristán (2000), Tardif (2002), Weffort (1996), and Zabala (1998), among others. The Trainees experiences were characterized as forums for the discovery and (re)construction of concepts on Physical Education, and the training of students and teachers, establishing relationships between different areas of knowledge and enabling new learning to take place. The process experienced by the students at Faculdade Jangada promotes effective advances in teacher training. This model gives students a chance to design their own teaching plans in a detailed way, based on the reality in which they will work, and taking into consideration the limitations that surround basic education. This study revealed the following weaknesses associated with the supervised practical training period: a resistance to reading; the use of fragmented technicist methods, and the fact that some subjects were not applied according to the actual reality of the practical training placements. The following advances are highlighted: the discipline of the practical training placement is divided into three semesters, each with its own specific characteristics, effectively meets the process requirements to the detriment of the subject of Teaching practice, while in other institutions the three stages of basic education are gathered in just one semester; it encouraged in the students a desire for change and reflection on the movements that occur in schools; it also led to improvements in writing, reading, and social relations. The act of teaching needs to fully reach the people that form part of this context, and for this, the Physical Education professional needs to better prepare the student to be a fully integrated, participative member of society; to feel part of the process. Today s teachers must meet the basic needs of a sociocultural environment. Higher education institutions need to make the necessary adjustments to their curricula in order to create what is expected from an ideal Physical Education course. It is essential for teachers of the future to carry out research, and seek to use the praxis in order to execute their plans in their teaching actions. Without both theory and practice, it is impossible to accomplish this movement, i.e. a praxis that is committed to the student s skills, abilities and attitudes. This will bring hope for a Physical Education that is more efficient and more concerned about the integral training of the human being, building itself as a space for theoretical and practical reflection on the know-how of this professional
Keywords: formação de professores
currículo
educação física
estágio curricular supervisionado
teacher training
curriculum
physical education
practical training placement
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: BEHRENS, Glauco Jalmey. Os movimentos do estágio curricular supervisionado de um curso de educação física: reflexões para a formação docente. 2010. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1811
Issue Date: 25-Oct-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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