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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Diretrizes curriculares do curso de pedagogia - 2006 - contribuições para a formação acadêmica e a prática docente
metadata.dc.creator: Baldini, Marcia Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Gesser, Verônica
metadata.dc.contributor.referee1: Schelbauer, Analete Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: As Diretrizes Curriculares 2006 do curso de Pedagogia, homologada em 15/05/2006, deliberam sobre a formação do professor e conceitua a docência como eixo central. O Parecer dá a ela uma caracterização ampliada. Ao definir a formação do pedagogo para atuar nas dimensões da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, na modalidade Normal, no âmbito da produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional e, ainda, na dimensão da gestão educacional, baliza a formação do pedagogo como a de um superprofissional . O objetivo desta pesquisa foi identificar nas Diretrizes Curriculares (2006) do curso de Pedagogia, contribuições para a organização de um currículo que diminua o distanciamento entre a formação teórica e a formação para a prática docente. A investigação deu-se por abordagem qualitativa, desenvolvida através da análise documental e de conteúdos dos questionários e dos Projetos Político Pedagógico das Instituições. Este estudo esteve vinculado à linha de pesquisa Políticas para a Educação Básica e Superior. Foram investigados três cursos de Pedagogia da cidade de Cascavel/PR, dos quais um público e dois privados. Constituíram-se como sujeitos os Coordenadores de Cursos e os Professores Formadores. A coleta dos dados ocorreu de outubro de 2008 a maio de 2009. Este estudo foi embasado nos pesquisadores: Aguiar (2006), Brzezinski (1998), Campos (2007), Franco (2006), Freitas (1999), Libâneo (2006), Marques (2000), Pimenta (1996), Pinto (2006), Saviani (2008), Scheibe (2007), Tardif (2002), entre outros. As diretrizes trouxeram avanços quando apontaram para a superação da fragmentação entre a formação teórica e prática, propondo para o Curso de Pedagogia um currículo integrado entre o contexto da formação acadêmica e formação da prática docente. Dos três Cursos de Pedagogia pesquisados, todos passaram por adequações já no ano de 2006, porém, dois deles se organizaram para atender aos objetivos das Diretrizes Curriculares, enquanto que o terceiro curso acabou se distanciando do proposto. Nos depoimentos dos sujeitos ficou evidente que as diretrizes provocaram reflexos consideráveis na formação do Professor e ocasionaram um expressivo progresso para o seu currículo quando sinalizaram para uma aproximação entre teoria/prática, pensar/fazer e planejar/executar. Apesar das mudanças ocorridas, as Instituições continuam tendo dificuldades em romper com o distanciamento entre os conhecimentos teóricos e os conhecimentos da prática. É necessário que os cursos de Pedagogia organizem suas matrizes curriculares para a compreensão destes conhecimentos e suas múltiplas relações sociais, políticas, econômicas e culturais. O futuro professor só terá um bom desempenho na profissão se tiver domínio dos conteúdos teóricos e souber usá-los na complexidade da prática docente. Deve haver um entendimento do que ensinar? Do como ensinar? Pra quem ensinar? O pensar e o agir devem estar interligados. Faz se urgente e necessário repensar encaminhamentos para a docência universitária, para que esta assuma efetivamente sua função na formação de professores. Uma formação que aproxime o contexto acadêmico com a prática docente irá proporcionar avanços significativos para uma reflexão critica e efetiva da sociedade
Abstract: The 2006 Curriculum Directives for the course of Education ratified in, 05/15/2006 deliberate on a teacher formation and conceptualize teaching as central axle. This gives teaching such a wider characterization. Defining the educationalist s formation to act in children s education, in the first years of Ensino Fundamental (Elementary School), in the educational subjects in regular Ensino Médio (High School), in the dimension of production and dissemination of technological and scientific knowledge on the educational field and, still, on the dimension of school management, delimits the educationalist s formation as a super professional . The objective of this research was identifying in the 2006 Curriculum Directives for the course of education possible contribution for organizing a curriculum that approximates theoretical and practical formation. The investigation was given by a qualitative approach, developed after a study directed to an analysis of the schools political pedagogical project, document and individuals testimonies. This study was linked to politics to Basic and Superior education politics research line. Three different courses of Education in the city of Cascavel/PR were investigated, one public and two private. The heard individuals were the coordinators of the courses and some professors of the institutions. The collection of data happened from October 2008 to May 2009. For this study it was resorted to some researchers: Aguiar (2006), Brzezinski (1998), Campos (2007), Franco (2006), Freitas (1999), Libâneo (2006), Marques (2000), Pimenta (1996), Pinto (2006), Saviani (2008), Scheibe (2007) e Tardif (2002). The directives brought much advancement since they aimed to overcoming fragmentation between theoretical and practical formation, proposing to the course of Education a curriculum that combines the academic and practical formation of the teacher. The three investigated courses were adapted in the year 2006, but two of them were organized to act according to the Curriculum directives, whereas the other distanced from the proposed. According to the testimonies, it was evident that the directives caused considerable reflexes on the teacher formation and brought about an expressive progress to the course and to their curriculum when signal an approach between theory/practice, think/do and plan/apply. In spite of the changes, the courses continue having difficulties to break the distance between theoretical and practical knowledge. It is necessary that the courses organize their curriculum matrixes in order to understanding on theory related to practice and its multiple social, political, economic and cultural relations. The future teacher will only have a good performance if this person dominates theory and knows how to use it in the complexity of teaching practice. That is, should be an understanding on how, what and whom to teach? Thinking and acting must be interconnected. It is urgent and necessary rethinking reference to university teaching, for this to assume effectively its function on teacher formation. A formation that is able to approach academic formation with practice is going to provide reflection and criticism from society
Keywords: curso de pedagogia
formação docente diretrizes curriculares
currículo
course of education
teacher formation
curriculum directives
curriculum
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: BALDINI, Marcia Aparecida. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia - 2006 - contribuições para a formação acadêmica e a prática docente. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1812
Issue Date: 23-Oct-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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