Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1813
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação de leitores: a contação de histórias
metadata.dc.creator: Carvalho, Caroline
metadata.dc.contributor.advisor1: Neitzel, Adair de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Cagneti, Sueli de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as concepções de literatura e conseqüentes práticas relacionadas à leitura que podem ser observadas a partir da implantação do Projeto de extensão ContArte, em uma Escola Pública da Rede Municipal de Itajaí, SC, nas séries iniciais do ensino fundamental, visando perceber como o projeto contribuiu com a formação de leitores. O ContArte é um projeto de formação de leitores que desenvolve quatro ações: a) contação de histórias, b) roda de leitura, c) oficina de literatura e d) formação de professores. Todas essas ações serão alvo desta pesquisa. Os materiais utilizados para coleta de dados são: a) questionários aplicados com os alunos do 1º. ano básico ao 4º. ano das séries iniciais; b) entrevistas semi-estruturadas aplicadas com os professores; c) leitura dos relatórios redigidos pelas responsáveis pelas oficinas; d) filmagens que fazem parte do acervo de registro do ContArte das contações feitas com os grupos do 1º. ano básico ao 4º. ano das séries iniciais, do período vespertino. Foram sujeitos desta pesquisa professores do 1º ao 4° ano, num total de seis, e seus alunos. Os dados desta pesquisa foram coletados no período vespertino, perfazendo um total de 6 turmas investigadas. O foco foi analisar se ao final do projeto ContArte as professoras, junto aos alunos, passaram a fazer uso da literatura como um objeto estético, disponibilizando a literatura aos alunos de forma fruitiva. Esta pesquisa é pertinente para a educação sendo que, por meio dela, poderemos apontar propostas acerca da metodologia da literatura fruitiva em sala de aula, contribuindo, assim, para programas de formação de leitores, além de ser pertinente para programas de formação de professores. Este projeto faz parte da Linha de Pesquisa: Processo Criativo e Formação Estética e do Eixo de Pesquisa: Desenvolvimento Humano e Processos de Aprendizagem
Abstract: The aim of this research was to investigate concepts of literature and consequent practices related to reading that were observed following the implementation of the ContArte extension project in a Public School in the Municipality of Itajaí, SC, in the initial grades of primary education, seeking to determine how the project has contributed to forming readers. ContArte is a project to encourage readers, which involves four main areas of activity: a) story-telling, b) reading round, c) reading workshop and d) teacher training. All these actions were the target of this research. The materials used for the data collection were: a) questionnaires applied to the students from the 1st to the 4th year of initial grades; b) semistructured interviews with teachers; c) reading of reports written by the workshop leaders; d) films that form part of the archive of records of ContArte, of the story-telling sessions with the groups of the 1st to 4th years of initial grades, afternoon period. The subjects of this research were six teachers of the 1st to 4th years, and their pupils. The data for this research were collected during the afternoons, investigating a total of six groups. The focus was to analyze whether at the end of the ContArte project, the teachers, and their pupils, were able to use literature as an aesthetic object, making literature accessible to the pupils in an enjoyable way. Based on the data collection, an increase was seen in the number of books read by the pupils, and the teachers gained a new awareness when they read the books aloud to the children, understanding the movement in order to form readers. This research is relevant for education, and through it, we make some proposal on the methodology of enjoyable literature in the classroom, contributing to programs to form readers, as well as being relevant for teacher training programs. This project is part of the Line of Research: Creative Process and Aesthetic Education, and comes under the Area of Research: Human Development and Learning Processes of the Master s Degree in Education of Univali
Keywords: contação de histórias
formação estética
literatura fruitiva
story-telling
aesthetic education
enjoyable literature
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: CARVALHO, Caroline. Formação de leitores: a contação de histórias. 2010. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1813
Issue Date: 1-Jan-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caroline Carvalho.pdf8,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.