Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1822
metadata.dc.type: Dissertação
Title: AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA: UM ESTUDO EM TESES E DISSERTAÇÕES DE SANTA CATARINA 1999/2008
metadata.dc.creator: Bittencourt, Eliane de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Diana Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee2: Neitzel, Adair de Aguiar
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho vinculado à linha de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem teve como objetivo refletir sobre as contribuições das dissertações e teses que tratam sobre a aquisição da língua escrita, defendidas nos programas de pós-graduação - mestrado e doutorado em educação - credenciados pela CAPES, do Estado de Santa Catarina no período de 1999 e 2008. Os dados iniciais (resumos) foram coletados on-line no portal periódico da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no banco de teses. As pesquisas foram coletadas na íntegra na base de dados da BDTD (Biblioteca Digital Nacional de Teses e Dissertações), no portal da CAPES e nas Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina. Autores como Ferreiro, Nunes, Olson, Soares, Vigotski, entre outros, contribuíram para a argumentação e análise deste trabalho. Num primeiro momento foram comparadas as temáticas das 03 (três) teses e 48 (quarenta e oito) dissertações, dentro do campo investigado, que têm como objeto a aquisição da língua escrita. Foram encontradas as seguintes temáticas: Processos de Aprendizagem de Crianças, Processos de Aprendizagem de Jovens e Adultos, Formação Docente, História de Vida e Constituição do Sujeito, Estudos de Produções Acadêmicas e Práticas de Ensino. Com base na análise documental, foi definido o corpus da pesquisa que foi constituído pelas 15 (quinze) dissertações que focavam a aquisição da língua escrita por crianças e práticas de ensino e que foram defendidas em programas da Educação. Utilizando-se de procedimentos de análise do conteúdo, foram identificadas as concepções sobre a língua escrita e sobre os processos de aprendizagem que sustentam a argumentação dos autores dessas pesquisas. Constatou-se que os autores de todos os trabalhos partiam de uma visão de língua escrita enquanto sistema de representação, sendo que 03 orientaram seu trabalho predominantemente para uma investigação da escrita como objeto de pensamento e 12 focaram a escrita como ferramenta de pensamento, privilegiando tantos os aspectos interacionais interpsiquicos como intrapsiquicos. Essa abordagem da língua escrita se traduziu em perspectivas pedagógicas coerentes com concepções de aprendizagem como uma construção do sujeito, sobretudo embasadas na teoria construtivista piagetiana e histórico-cultural vigotskiana. Com a socialização desta pesquisa, pretende-se possibilitar aos estudiosos e/ou interessados o conhecimento sobre os estudos das produções científicas em alfabetização, realizadas no Estado de Santa Catarina, no período de 1999 a 2008 e assim traçar possíveis caminhos para futuras pesquisas acerca desse tema.
Keywords: alfabetização
aquisição da língua escrita
letramento
produções acadêmicas
literacy
acquisition of written language
writing
academic works
Alfabetização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: BITTENCOURT, Eliane de Oliveira. AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA: UM ESTUDO EM TESES E DISSERTAÇÕES DE SANTA CATARINA 1999/2008. 2010. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1822
Issue Date: 24-Feb-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File SizeFormat 
Eliane de Oliveira Bittencourt.pdf776,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.