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dc.creatorMichel, João Carlos Macieski-
dc.creator.IDCPF:90010892087por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3688340797772104por
dc.contributor.advisor1Hostins, Regina Célia Linhares-
dc.contributor.advisor1IDCPF:38327414968por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3614416302948755por
dc.contributor.referee1Gesser, Verônica-
dc.contributor.referee1IDCPF:63860813900por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769588H2&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:24Z-
dc.date.available2010-06-23-
dc.date.issued2010-03-05-
dc.identifier.citationMICHEL, João Carlos Macieski. A ação do Instituto Ayrton Senna na gestão das políticas educacionais: alianças sociais e legitimação do gerencialismo na educação. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1824-
dc.description.resumoNo âmbito educacional brasileiro, notadamente a partir da década de 1990, constatou-se expressiva presença de novos provedores da sociedade civil que, em parceria com os governos, estabeleceram um conjunto de iniciativas particulares mas com um sentido público direcionadas à formulação e gestão das políticas públicas para a Educação, sob alegação da ineficiência do Estado em gerir os recursos públicos e reduzir os altos índices de fracasso no desempenho escolar. Desde então, o Instituto Ayrton Senna, como legítimo representante do Terceiro Setor assumiu posição de destaque nessa tarefa, mediante a implantação de programas de parceria com governos da maioria dos estados e municípios brasileiros e a constituição de alianças sociais estratégicas com setores empresariais, financeiros e fundacionais. Em face da representatividade e abrangência da atuação dessa organização, no presente estudo buscou-se analisar os contextos e textos que deram origem e sustentação à proposta do Instituto Ayrton Senna (IAS), sua rede de alianças sociais estratégicas e parcerias na gestão das políticas públicas educacionais brasileiras. A pesquisa de natureza documental e qualitativa empregou como principal fonte de investigação informações de domínio público, disponíveis no site do Instituto Ayrton Senna, assim como documentos de outros organismos e/ou instituições nacionais e internacionais com os quais o IAS estabelece alianças estratégicas. A abordagem do Ciclo de Políticas baseada nos trabalhos de Stephen Ball e Richard Bowe ofereceu sustentação metodológica ao estudo, viabilizando a análise crítica das redes, soluções e programas implantados pelo IAS na gestão das políticas educacionais, no âmbito da educação formal, desde a formulação inicial, em nível macro, até sua implementação nos processos micro políticos. O estudo permitiu observar a participação efetiva do Instituto na circulação internacional de ideias, recomendações e soluções para a educação do país, a partir de uma ampla rede de relacionamentos, uma visão que focaliza essencialmente a gestão por resultados e um firme propósito de intercâmbio entre o setor estatal e o público não-estatal. Essa aliança social estratégica tem sido crucial para a construção e disseminação de novos modelos de governança e de novas relações entre educação e economiapor
dc.description.abstractIn the scope of the Brazilian education system, particularly since the 1990s, a significant presence is observed, of new providers from civil society, in partnership with governments, establishing a set of private initiatives - but with a public role aimed at formulating and managing public policies for Education, under the allegation of the ineffectiveness of the State to generate public resources and reduce the high levels of school failure. Since then, the Instituto Ayrton Senna, as a legitimate representative of the Third Sector, has played a key role in this task, through the implementation of programs in partnership with governments of the majority of Brazilian States and municipal districts, and the constitution of strategic social alliances with business and financial sectors and foundations. Faced with the representativeness and scope of operation of this organization, this study seeks to analyze the contexts and texts that gave rise to, and support the proposal of the Instituto Ayrton Senna (IAS), and its network of strategic social alliances and partnerships in the management of Brazilian public education polices. This qualitative, document research used, as its main source, information in the public domain, available on the website of the Instituto Ayrton Senna, as well as documents of other national and international bodies and/or institutions with which the IAS has established strategic alliances. The Policy Cycle Approach , based on the works of Stephen Ball and Richard Bowe, offered methodological support for the study, enabling a critical analysis of the networks, solutions and programs introduced by the IAS in the management of educational policies, within the scope of formal education, from the initial formulation, at macro level, through to its implementation in the processes of micro-politics. The studied demonstrated the effective role of the Institute in the international dissemination of ideas, recommendations and solutions for education in the country, based on a wide network of relationships, a vision that essentially focuses on results-based management, and a firm proposal for exchange between the State and nonstate public sectors. This strategic social alliance has been crucial in the construction and dissemination of new models of governance and new relations between education and the economyeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/4058/Joao%20Carlos%20Macieski%20Michel.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpolíticas públicaspor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectalianças sociais estratégicaspor
dc.subjectsociedade civilpor
dc.subjectpublic policieseng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectstrategic social allianceseng
dc.subjectcivil societyeng
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA ação do Instituto Ayrton Senna na gestão das políticas educacionais: alianças sociais e legitimação do gerencialismo na educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
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