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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A formação em educação ambiental no município de Navegantes-SC: entre o desejável e o possível
metadata.dc.creator: Mafra, Ana Isabela
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa as aprendizagens de um grupo de professores da rede pública (estadual e municipal) de ensino de Navegantes-SC, que participaram de uma formação continuada para Educação Ambiental (EA) desenvolvida em 2007 2008 pelo Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade (GEEAS), vinculado ao Mestrado em Educação da UNIVALI. Buscou-se analisar as estratégias, recursos, projetos e ações educativas desenvolvidos durante e após a formação; caracterizar limites, obstáculos e possibilidades para implementação de objetivos e estratégias da EA e, identificar compromissos assumidos, mudanças de atitudes e valores ambientais vivenciadas nesse processo. A fundamentação teórica tomou como base os princípios e objetivos da Educação Ambiental e da formação continuada na abordagem crítica (GUIMARÃES, 2000, 2004; CARVALHO, 2002, 2004; TOZONI-REIS, 2004, dentre outros). A abordagem é qualitativa do tipo Estudo de Caso (ANDRÉ, 2005), e como técnica de análise, adotou-se os procedimentos definidos por Bardin (2008), com ênfase, na análise de conteúdo de dois documentos: os questionários aplicados e a sessão de grupo focal realizados ao final do processo de formação, complementada com entrevistas semi-estruturadas com os sete professores de Navegantes que participaram da formação. Quanto à aprendizagem dos fundamentos teórico-metodológicos em EA, sobre o tema gerador Sustentabilidade e o uso das tecnologias , pode-se afirmar a percepção de uma aprendizagem significativa de alguns dos referenciais teóricos e abordagens metodológicas para desenvolverem seus projetos durante e após a formação. Constatou-se limitações impostas pela precarização do trabalho docente, vinculação do trabalho pedagógico do professor ao livro didático, e da falta de hábito em utilizar a literatura da área. A EA vem sendo incorporada a determinadas disciplinas responsáveis pela organização deste tema em cada escola, havendo consenso de que deveria ser trabalhado de forma transversal, fazendo parte do Projeto Político Pedagógico. As estratégias desenvolvidas nos projetos nas escolas foram fundamentadas no tema gerador sustentabilidade, tema este, que os educadores afirmaram desconhecer a sua definição e importância social antes do curso. Notou-se empenho dos professores(as) para concretizar seus projetos nas escolas, apesar da dificuldade em envolver os colegas, equipe pedagógica e a comunidade local, pois há muitas ideias para se mobilizar a sociedade, mas na prática estas atividades se tornam muitas vezes pontuais. Conclui-se pela análise dos documentos e relatos dos professores que os avanços das políticas públicas e de governo para o enraizamento da EA e a ambientalização curricular, confirmam a conclusão da pesquisa nacional O que fazem as escolas que dizem que fazem Educação Ambiental (TRAJBER & MENDONÇA, 2006), quando aponta como a EA vem sendo trabalhada nas escolas, à margem do currículo e principalmente na forma de projetos, nem sempre com a devida continuidade. Entende-se que a formação de professores para a EA deve estimular a participação cidadã, visando as mudanças de valores e atitudes, pois o curso promovido se preocupou com uma formação para a cidadania, preparando os professores para analisar criticamente a realidade e, consequentemente, contribuindo para o bem estar e qualidade de vida
Abstract: This paper analyzes the learning process of a group of city and state public school teachers of Navegantes Santa Catarina, who participated in a continuing education group in Environmental Education (EE), administered in 2007-2008 by the Research Group in Education, Environmental Studies and Society GEEAS, which is linked to the Master‟s degree program in Education at UNIVALI. The objectives of the study were to analyze the educational strategies¸ resources and actions developed during and after the training; to characterize the limits, obstacles and possibilities for the insertion of EE objectives and strategies, and to identify the commitments taken on, changes in attitude, and environmental values experienced within this process. The theoretical background was based on the principals and objectives of Environmental Education and continuing education, taking a critical approach (GUIMARÃES, 2000, 2004; CARVALHO, 2002, 2004; TOZONI-REIS, 2004; GUERRA & TAGLIEBER, 2007, among others). A qualitative approach was used, of the case study type (ANDRÉ, 2005), and the procedures of content analysis defined by (BARDIN, 1977) were used for the data analysis, focusing on the analysis of two documents: the questionnaires applied, and the focal group session conducted at the end of the educational process, complemented by semi-structured interviews with the seven teachers from Navegantes who participated in the educational process. With regard to process of learning the theoretical and methodological bases in EE, on the generator theme of sustainability and the use of technologies , the study demonstrated that despite the limitations imposed by the precarious teaching conditions, connection of the pedagogical work of the teacher to the text book, popular magazines, news in internet sites and a lack of habit of using the literature in the are, significant learning of some of the theoretical references and methodological approaches to develop their projects was perceived before and after the educational process. The strategies developed in the projects, in the schools, were based on the theme of generating sustainability, a theme that the educators affirmed they did not know about before the course, in terms of its definition and social importance. Despite all the effort of the teachers to put their projects into practice in the schools, it was difficult to involve their colleagues, pedagogical teams and local community, as there are a lot of ideas to mobilize society, but in practice these activities are carried out very sporadically. Despite the advances in public policies to support EE policies and environmental awareness as part of the curriculum, through the analysis of the documents and reports of the teachers, the conclusion of the national research O que fazem as escolas que dizem que fazem Educação Ambiental (What schools that claim to practice Environmental Education do ) (TRAJBER & MENDONÇA, 2006) was confirmed, which points out how EE has been being dealt with in the schools, outside the curriculum and especially in the form of projects, not always with the due continuity. It was also verified that EE has being incorporated into specific courses, which become responsible for organizing this theme, which should be dealt with in a transversal manner, becoming part of the Political-Pedagogical Project of each school. It is understood that the continuing education of teachers in EE should encourage participation in terms of citizenship, seeking to change values and attitudes, as the course is concerned to promote a learning process towards a more active citizenship, preparing the teachers to critically analyze the reality, and consequently, contribute to well-being and quality of life
Keywords: educação ambiental
formação continuada
prática docente
Navegantes
environmental education
continuing education
teaching practice
Navegantes
Professores - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: MAFRA, Ana Isabela. A formação em educação ambiental no município de Navegantes-SC: entre o desejável e o possível. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1825
Issue Date: 25-Feb-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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