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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação de professores: um estudo sobre a apropriação das idéias de Nóvoa, Perrenoud e Sacristán nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação de Santa Catarina, de 2000 a 2005
metadata.dc.creator: Pita, Patricia de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
metadata.dc.contributor.referee1: Romanowski, Joana Paulin
metadata.dc.contributor.referee2: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem por objetivo evidenciar o modo como são apropriadas as idéias dos autores António Nóvoa (1954 - ), Philippe Perrenoud (1944 - ) e José Gimeno Sacristán (1945 - ) nas dissertações e teses defendidas entre 2000 e 2005 que pesquisam a formação de professores, nos programas de pósgraduação Stricto-sensu das universidades de Santa Catarina. Trata-se de uma extensão de outra pesquisa desenvolvida no grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora , intitulada Vertentes Teórico-Metodológicas Norteadoras dos Estudos sobre Formação de Professores na Pós-Graduação em Educação em Santa Catarina . Os dados extraídos dos trabalhos (corpus da pesquisa) são orientados pelo método de análise de conteúdo com a intenção de evidenciar as categorias. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os autores são apropriados mais como Recurso a Autoridade. As referências sustentam um posicionamento do pesquisador, liberando-o da necessidade de buscar mais evidências para sua argumentação. O recurso ao autor transfere a responsabilidade das afirmações do pesquisador para o autor referenciado. As citações referidas nos trabalhos são de Legitimação das Idéias Defendidas, consiste em justificar os argumentos do pesquisador, recorrendo às idéias do autor, como se este fosse um advogado de defesa. As contribuições desta pesquisa consistem em sugestões metodológicas a partir de uma revisão criteriosa das referências, propondo novos olhares de pesquisa na formação de professores.
Abstract: The objective of this research is to show how the ideas of the authors Antônio Nóvoa (1954-), Philippe Perrenoud (1944-) and José Gimeno Sacristán (1945-) are appropriated in the dissertations and theses defended for postgraduate Stricto sensu courses of universities in Santa Catarina. It is an extension of another study carried out in the research group "Culture, School and Creative Education", entitled "Vertentes Teórico-Metodológicas Norteadoras dos Estudos sobre Formação de Professores na Pós-Graduação em Educação em Santa Catarina". (Theoretical and Methodological Directions Guiding Studies on Teaching Training at Postgraduate Level in Education in Santa Catarina). The data, extracted from works (research corpora), were analyzed using the method of content analysis, in order to unveil categories. The results of the research show that the authors are more frequently cited as Resource than as Authority. The references support a positioning of the researcher, free of the need to search for more evidence for their argumentation. The recourse to the author transfers the responsibility of the researcher s statements to the author cited. The citations referred to in the works take the form of Legitimization of the Ideas Defended, which consists of justifying the researcher s arguments and appealing to his/her ideas, as though the author were a defense lawyer. The contributions of this research consist of methodological suggestions based on a careful review of the references, proposing new research perspectives in teacher education.
Keywords: formação de professores
autores internacionais
teses e dissertações
teacher training
international authors
theses and dissertations
Professores - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: PITA, Patricia de Souza. Formação de professores: um estudo sobre a apropriação das idéias de Nóvoa, Perrenoud e Sacristán nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação de Santa Catarina, de 2000 a 2005. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1828
Issue Date: 26-Feb-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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