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dc.creatorGoldmann, Fabiana de Oliveira-
dc.creator.IDCPF:02462374906por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5612934440075349por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Valeria Silva-
dc.contributor.advisor1IDCPF:59929979972por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703579U4&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Gesser, Verônica-
dc.contributor.referee1IDCPF:63860813900por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769588H2&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:26Z-
dc.date.available2010-08-19-
dc.date.issued2010-02-25-
dc.identifier.citationGOLDMANN, Fabiana de Oliveira. Knowledge for hospital teaching practice: a study with educators working in hospitals in Santa Catarina. 2010. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1830-
dc.description.resumoCampo de trabalho relativamente novo para os educadores, o atendimento pedagógico-educacional às crianças e adolescentes hospitalizados tem gerado discussões em torno da formação e das práticas desenvolvidas pelos pedagogos nos estabelecimentos de saúde. Inserida nesse debate, a pesquisa aqui relatada analisa os saberes constituídos e utilizados por pedagogas que atuam em hospitais de Santa Catarina, as formas de atuação e os desafios enfrentados por essas profissionais, avaliando também a contribuição do curso de Pegagogia na formação das professoras que atuam em contexto hospitalar. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com dados coletados por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e observação dos locais destinados ao atendimento pedagógico. A fundamentação teórica se sustenta em formulações teórico-científicas sobre a infância: Sarmento e Gouvêa (2008), Pfromm Neto (2002) Machado (2003); a criança hospitalizada: Almeida (2006), Chiattone (2003), Fontes (2005); humanização e escuta pediátrica: Silva, Tonetto e Gomes (2006), Vasconcelos (2009), Ceccim e Carvalho (1997); classe hospitalar: Ceccim (1999), Fontes (2005); percurso da Pedagogia: Saviani (2007), Libâneo (2001), Aguiar et al. (2006); saberes do pedagogo: Evangelista (2009), Tardif (2000, 2002, 2007); desafios da docência hospitalar: Paula (2006), Matos (1998), Reis (2009). Participaram desta pesquisa treze pedagogas que atuam com atendimento pedagógico hospitalar em doze unidades de saúde distribuídas por onze cidades catarinenses. Os eixos de análise surgiram a partir dos temas indicados na pauta de entrevistas: saberes necessários à prática pedagógica hospitalar, principais dificuldades e desafios, trabalho realizado pelo pedagogo nos hospitais de Santa Catarina e contribuições do curso de Pedagogia para a atuação hospitalar. Os resultados desta investigação apontam a deficiência da formação inicial das pedagogas no que se refere aos conhecimentos sobre o atendimento pedagógico hospitalar, a inadequação do espaço físico, a falta de orientações mais precisas sobre o trabalho no ambiente hospitalar e do diálogo entre escola e hospital. Também mostram que os saberes da experiência, fortemente imbricados aos saberes acadêmicos, dão sustentação à prática das pedagogas nesse contexto de trabalho. O estudo revela que há urgência em fortalecer os debates sobre o papel da educação no hospital e inserir a prática pedagógica na busca de estratégias que propiciem humanização da assistência em saúde. E ao mesmo tempo refletir sobre o currículo de Pedagogia, enfatizando os processos que visam integrar educação e saúde, inserindo a escola no hospital para a realização de um trabalho colaborativo que resulte na construção de um espaço de diversidade e cidadaniapor
dc.description.abstractThe pedagogical and educational care of hospitalized children and adolescents is a relatively new field of work for educators that has generated discussions on the training and practices of educators in healthcare facilities. Within this debate, the research reported here examines the knowledge acquired and used by educators who work in hospitals in Santa Catarina, as well as the forms of action and the challenges faced by these professionals. It also evaluates the contribution of the Pedagogical course in the training of teachers who work in the hospital context. A qualitative research was carried, collecting data through a literature review, structured interviews and observation of sites where teaching assistance is provided. The theoretical framework is based on the theoretical-scientific literature on childhood: Sarmento and Gouvea (2008), Pfromm Neto (2002) Machado (2003), the hospitalized child: Adams (2006), Chiattone (2003), Fontes (2005); humanization and paediatric listening: Silva, Tonetto and Gomes (2006), Vasconcelos (2009), Ceccim and Carvalho (1997); hospital class: Ceccim (1999), Fontes (2005); course of Pedagogy: Saviani (2007), Lebanon ( 2001), Aguiar et al. (2006), knowledge of the educator: Evangelista (2009), Tardif (2000, 2002, 2007); challenges of teaching hospitals: Paula (2006), Matos (1998), Reis (2009). Thirteen educators, who work with hospital teaching care in twelve health units spread across eleven towns and cities in the State of Santa Catarina took part in the study. The axes of analysis emerged from the themes identified in the interviews: the knowledge necessary for hospital teaching practice, the main difficulties and challenges, the work done by the educator in the hospitals of Santa Catarina, and the contributions of the pedagogy course for hospital performance. The results of this investigation reveal a lack of initial training of educators with regard to knowledge of the hospital teaching practice, a lack of physical space, a lack of more precise guidelines on the work in a hospital setting, and a need for more dialogue between the school and the hospital. They also show that the knowledge of experience, strongly interwoven with academic knowledge, give support to the practice of educators in the workplace. The study reveals that there is an urgent need to strengthen the discussion on the role of education in the hospital, and insert the teaching practice in the pursuit of strategies that facilitate humanization of health care. At the same time, it reflects on the pedagogical curriculum, emphasizing the processes that seek to integrate health and education, so that the school and the hospital can perform a collaborative work that will result in the construction of a place of diversity and citizenshipeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/4068/Fabiana%20de%20Oliveira%20Goldmann.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpedagogia hospitalarpor
dc.subjectsaber docentepor
dc.subjectsaberes acadêmicospor
dc.subjectsaberes da experiênciapor
dc.subjectteaching hospital teacher knowledge academic knowledge knowledge of experienceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSaberes para atuação docente hospitalar: um estudo com pedagogas que atuam em hospitais de Santa Catarinapor
dc.title.alternativeKnowledge for hospital teaching practice: a study with educators working in hospitals in Santa Catarinaeng
dc.typeDissertaçãopor
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