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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Leitura em meio digital - o caminho percorrido entre a formação de conceitos e a constituição do sujeito pesquisador
metadata.dc.creator: Correa, Maria de Fátima Tonin Lunardi
metadata.dc.contributor.advisor1: Neitzel, Adair de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Raitz, Tania Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Taiza Mara Rauen
metadata.dc.description.resumo: A educação contemporânea pressupõe a formação de alunos que desenvolvam sua capacidade de pensar, refletir, propor soluções sobre problemas e questões atuais, trabalhar e cooperar uns com os outros, não se limitando a formar alunos apenas que dominem determinados conteúdos, mas sim que sejam construtores de seu próprio conhecimento, por meio da pesquisa. Para que o aluno se constitua como pesquisador necessitamos possibilitar vivências que permitam a formação de conceitos, através da leitura. Partindo deste princípio, deve a escola favorecer uma constante atividade investigativa, atuando na formação de seres críticos e participativos, conscientes de seu papel como sujeitos de mudanças sociais. A pesquisa e a leitura são estratégias de ensino que podem colaborar para a formação de alunos participativos; o computador é uma ferramenta que pode possibilitar ao aluno desenvolver essas competências. Dessa forma, esta pesquisa se ocupar-se-á em analisar como os alunos do Ensino Médio constroem conceitos literários a partir do site do NUPILL, sua postura frente à leitura de textos literários digitalizados e o movimento de pesquisa do qual participaram. Este estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa: Educação - Cultura, Escola e Educação Criadora, cuja linha de Pesquisa é Cultura, Tecnologias e Processos Psicossociais de Aprendizagem e Desenvolvimento. A pesquisa está sendo desenvolvida em decorrência do projeto interinstitucional Autores, obras e acervos literários catarinenses em meio digital , implementado em parceria com a UFSC, UNIVALI e UNIVILLE. Esta pesquisa sustenta-se no tripé Leitura Digital, Formação de Conceitos e Pesquisa e foi desenvolvida com uma turma de alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Davi Pedro Espíndola de Barra Velha - SC. A metodologia da pesquisa é qualitativa. O instrumento de coleta de dados é o Chat/Bate-papo, ocorrido entre os alunos sujeitos da pesquisa com pesquisadores das instituições supracitadas e também alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Alexandre Guilherme Figueiredo de Balneário Piçarras SC. Buscou-se respaldo teórico principalmente em Vigotski (1993), Demo (2004) e Neitzel (2009). Esta pesquisa apontou os seguintes resultados: a) A leitura em meio digital, especificamente o banco de dados disponibilizado pela biblioteca literária do NUPILL, é um recurso que pode ampliar as possibilidades da escola em promover a literatura e ampliar as possibilidades de formação de leitores; b) As poesias em meio eletrônico disponíveis no NUPILL foram recebidas como novidade e sua leitura alçou os alunos à pesquisa em outros sites; c) A metodologia de pesquisa na rede possibilitou aos alunos autonomia e auto-regulação da aprendizagem, ambas percebidas durante o chat; d) Os alunos que participaram do chat indicaram que a navegação no site do NUPILL poderia ser mais facilitada se os textos como poesias, crônicas e contos fossem melhor organizados no site, sugerindo um índice que possibilitasse a eles, de forma mais fácil, a identificação do texto procurado; sugerem ainda que o banco seja ampliado com conceitos literários e com recursos visuais e sonoros que podem auxiliar a interpretação; e) O chat se revelou uma excelente ferramenta de aprendizagem e um recurso apropriado na formação de conceitos, pois por meio dele os alunos questionaram, expuseram suas dúvidas, pesquisaram, construíram hipóteses, verbalizaram sua compreensão e reconstruíram conceitos; f) Grande parcela de alunos sujeitos de pesquisa demonstraram que construíram conceitos que distingue poesia visual de poesia eletrônica, crônica de conto e o conceito de intertextualidade, demonstrando que a leitura no computador aliado à metodologia de pesquisa pode auxiliar a aprendizagem; g) Houve ampliação do repertório literário do aluno
Abstract: Contemporary education is based on training of students to develop their ability to think, reflect, propose solutions to problems and relevant questions, and work and cooperate together. It does not simply train students only to master certain contents, but to be builders of their own knowledge, through research. For the student to become a researcher, we need to provide experiences that will enable the construction of concepts, through reading. Based on this principle, the school should encourage continual research activity, seeking to prepare critical and participative students who are aware of their role as subjects of social change. Research and reading are teaching strategies that can promote the training of participative students, and the computer is a tool that can help the student develop these skills. This research therefore analyzes how students in Secondary Education build literary concepts based on the NUPILL website, their attitudes towards reading digitalized literary texts, and the research movement in which they participated. This concept is linked to the Research Group: Education Culture, School, and Nurturing Education, which is part of the Line of Research Culture, Technologies and Psychosocial Processes of Learning and Development. This research follows on from the inter-institutional project Autores, obras e acervos literários catarinenses em meio digital (Authors, literary works and archives of Santa Catarina in digital media), implemented as a partnership between the universities UFSC, UNIVALI and UNIVILLE. It is supported by the threefold basis of Digital Reading, Formation of Concepts and Research, and was developed with a group of students in their third year of Secondary Education at the Escola de Educação Básica Davi Pedro Espíndola in Barra Velha - Santa Catarina. A qualitative research methodology was used. The tool used for the data collection was online chat sessions between the research subjects (students) and researchers of the above-mentioned institutions, and also Secondary School students of the Escola de Educação Básica Alexandre Guilherme Figueiredo in Balneário Piçarras SC. The theoretical background was based mainly on Vygotsky (1993), Demo (2004) and Neitzel (2009). This research indicated the following results: a) Reading in digital medial, specifically the database provided by the NUPILL literary library, is a resource that can widen the school s opportunities to promote literature and help in the training of readers; b) The poetry in electronic media available on the NUPILL website was received as something new, and the reading of these poems prompted the students to carry out further research in other websites; c) The research methodology in the network gave the students autonomy and self-regulation of learning, both of which were perceived during the chat sessions; d) the students who took part in the chat sessions indicated that navigating the NUPILL website could be made easier if the texts, like poetry, chronicles and short stories, were better organized, and they suggested having a contents page that would enable them to more easily search on and identify texts; they also suggested widening the database with literary concepts and audio and visual resources that could assist interpretation; e) Chat proved to be an excellent learning tool, and an appropriate resource for the formation of concepts, as it enabled the students to question, express their doubts, research, build hypotheses, verbalize their understanding and reconstruct concepts; f) A large proportion of the research subjects demonstrated that they build concepts that distinguish visual poetry from electronic poetry, short stories, and the concept of intertexuality, demonstrating that reading on the computer, together with the research methodology, can assist learning; g) the student s literary repertoires were expanded
Keywords: leitura em meio digital
formação de conceitos
aluno pesquisador
chat/bate-papo
reading in digital media
formation of concepts
researchers student
chat
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: CORREA, Maria de Fátima Tonin Lunardi. Leitura em meio digital - o caminho percorrido entre a formação de conceitos e a constituição do sujeito pesquisador. 2010. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1831
Issue Date: 24-Mar-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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