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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA EM COSMETOLOGIA E ESTÉTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROJETO PEDAGÓGICO
metadata.dc.creator: Valdameri, Gildete Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.contributor.referee1: Ferri, Cassia
metadata.dc.description.resumo: Na última década constatou-se uma expansão acelerada e significativa de Instituições de Ensino Superior no Brasil e na oferta de cursos nas mais diferentes áreas de formação, incluindo a formação tecnológica, notadamente na área de Cosmetologia e Estética. As propostas de formação profissional instituídas nessa área, no início do século XXI suscitam indagações quanto aos referenciais e a organização didático-pedagógica adotada. Analisar a concepção de trabalho e educação que orienta o projeto pedagógico dos cursos Superiores de Formação Tecnológica em Cosmetologia e Estética reconhecidos na Região Sul do Brasil, no período 2000/2008, foi o objetivo dessa pesquisa. Examinou-se a política de Educação Profissional Tecnológica instituída no país e sua expressão nos Projetos Pedagógicos dos cursos analisados, assim como a coerência da organização didático-pedagógica em relação aos referenciais norteadores. A abordagem metodológica norteou-se nos procedimentos da pesquisa documental e da análise de conteúdo. As contribuições de autores como: Lukács, Arendt, Meirelles, constituíram importante aporte teórico para compreender a relação trabalho e serviço, ciência, técnica e tecnologia associados à ética e estética, conceitos estes fundamentais no âmbito da atuação profissional em Cosmetologia e Estética. O estudo permitiu observar que os projetos pedagógicos estão coerentes com a legislação, que a concepção de trabalho e educação nos projetos pedagógicos se identifica com a concepção dos autores pesquisados. Das IES analisadas o desenho curricular é coerente com seus referencias norteadores.
Abstract: In the last decade, there has been an accelerated and significant expansion in Higher Education Institutions (HEI) in Brazil, and in the offer of courses in various areas of training, including technological training, particularly in the area of Cosmetology and Esthetics. The proposals for professional training instituted in this area at the start of the 21st Century have led to questionings on the references and forms of didactic and pedagogical organization adopted. The objective of this research was to analyze the concept of work and education that guides the teaching curricula of higher education courses that offer Technological Training in Cosmetology and Esthetics, accredited in the South Region of Brazil during the period 2000 - 2008. It examines the policy of Professional Technological Education instituted in the country, and its expression in the Teaching curricula of the courses analyzed, as well as the coherence of the didactic and pedagogical organization in relation to the guiding references. The methodological approach was based on the procedures of documentary research and content analysis. The contributions of authors like Lukács, Arendt, and Meirelles constitute a major theoretical support for understanding the relationship between work and service, science, technique and technology, associated with ethics and esthetics, all of which are fundamental concepts for professional practice in Cosmetology and Esthetics. The study led to the observation that the teaching curricula are in keeping with the legislation, that the concept of work and education in the teaching curricula identifies with the concepts of the authors researched. Of the HEI analyzed, the curricular design is coherent with its guiding references.
Keywords: política educacional
formação profissional tecnológica
projeto pedagógico
cosmetologia e estética
educational policy
professional technological training
teaching curriculum
cosmetology and esthetics
Professores - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: VALDAMERI, Gildete Aparecida. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA EM COSMETOLOGIA E ESTÉTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROJETO PEDAGÓGICO. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1832
Issue Date: 28-May-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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