Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1833
metadata.dc.type: Dissertação
Title: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM SALA DE AULA: Um estudo a partir de metodologias de museus no ensino da arte
metadata.dc.creator: Rocha, Silvana Maria da
metadata.dc.contributor.advisor1: Schlindwein, Luciane Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Neitzel, Adair de Aguiar
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem por objetivo implementar e investigar uma prática pedagógica, com base em metodologias para museus no ensino da arte que podem favorecer a atividade pedagógica de professores e alunos de escola, desenvolvendo neles a percepção e a apreciação dos aspectos artísticos e estéticos da obra de arte. A pesquisa foi realizada com 30 alunos do ensino fundamental, na faixa etária de 9 a 10 anos, de uma escola particular do município de Itajaí, Estado de Santa Catarina. Tal investigação foi desenvolvida em cinco etapas ou ações: 1) apresentação prévia às crianças de um conjunto de reproduções de obras de arte; 2) questionário sobre as obras apresentadas; 3) descrição, análise, interpretação e fazer artístico da obra escolhida (atividade realizada em grupo); 4) debate com os alunos visando obter deles a socialização das informações percebidas e apreendidas; 5) reproduções das obras, questionários e entrevistas semi-estruturadas aplicados aos alunos. A partir da adaptação da proposta metodológica de museus para a sala de aula, experimentada a partir desta pesquisa, vislumbra-se a possibilidade de reprodução desta por outros professores em ambientes similares ao que foi utilizado, mensurando a contribuição da atividade para o entendimento (por parte dos alunos) das artes visuais como um objeto estético e significativo. Tem-se, portanto, uma pesquisa importante para a educação artística e estética dos alunos, permitindo quebrar paradigmas, repensar modelos e inovar propostas. A metodologia proposta permitiu às crianças estabelecer relações entre o sentido artístico da obra, a reação estética que ela produz no observador, e acrescentar elementos para a criação. Os resultados indicam uma mudança significativa nos desenhos dos alunos envolvidos, através do traço, uso da cor, da forma e do espaço, buscando o equilíbrio da composição em sua totalidade. Na descrição, análise e interpretação de suas obras, as crianças explicaram sensações e sentimentos percebidos, gerando novos elementos para a composição. Outro destaque a ser registrado são os diferentes pontos de vista de se ver um tema ou assunto, demonstrando o envolvimento e o interesse em dar significado ao trabalho das artes visuais. Explicou-se o objeto em si ou o seu fim, não necessariamente o propósito do artista, pois isto não vem anexo ao objeto de arte (não se tem esta informação ou evidência). A interpretação foi feita com base na observação dos elementos coletados, delineamento de hipóteses e impressões corroboradas ou não pelas relações descritas na análise formal.
Abstract: This research investigates the implementation of a pedagogical practice based on a methodology for monitoring in art museums. It is believed that the adaptation of this methodology to teaching can enlarge the perceptions of teachers and students, and increase their appreciation of artistic and esthetic aspects of artworks. The research was carried out with 30 students of an elementary education classed, aged between 9 and 10 years, in a private school in Itajaí/SC. The study was developed in four phases: 1) prior presentation to the children of a set of reproductions of works of art; (2) a questionnaire on the works of art presented; (3) description, analysis, interpretation and artistic composition of the chosen works, an activity carried out by the group; and (4) debate among the pupils, to promote the socialization of the information perceived and apprehended. Two tools were used in the data collection: (a) reproductions of works of art; b) questionnaires and semi-structured interviews with students. Based on the adaptation of the methodological proposal of museums for the classroom, the opportunity is seen of replicating this practice with other teachers working in environments similar to that used here, to analyze the contribution of the activity in the students understanding of visual arts as an esthetic and significant object. The qualitative methodology used in the study enabled the children to establish relationships between the artistic meaning of the work of art and the esthetic reaction it provokes in its observer, as well as adding elements for creation, which are perceived in changes to the students drawing elements and perception of background and image in the artistic composition, as well as a break away from stereotypes in the drawing themes selected. It is believed that these results are a direct result of the children s closer contact with the reproductions of works of art; In particular, they are the result of the dynamics of different activities that provided different readings and re-readings of the works of art. The analyses indicated that the adaptation of the methodology used for museums is an effective tool for teachers and students. This study is, therefore, relevant for artistic and esthetic education of students, enabling a shift of paradigm, a rethinking of models and innovation of proposals.
Keywords: metodologias de ensino
estética
semiótica
arte
educação
teaching methodology
esthetics
semiotics
art
education
Arte e educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: ROCHA, Silvana Maria da. EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM SALA DE AULA: Um estudo a partir de metodologias de museus no ensino da arte. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1833
Issue Date: 10-Dec-2009
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvana Maria da Rocha.pdf2,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.