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metadata.dc.type: Dissertação
Title: CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE SOBRE O DESEMPENHO DOCENTE
metadata.dc.creator: Wessling, Simone
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferri, Cassia
metadata.dc.contributor.referee1: Meneghel, Stela Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: O cenário educacional brasileiro passa por importantes momentos relacionados às mudanças organizacionais no ensino superior. O crescimento do número das instituições, notadamente particulares, dedicadas a esse setor a partir da década de 1990 e a ampliação na oferta de cursos superiores motivou o Ministério da Educação a intensificar a monitoração da qualidade de ensino e a criar mecanismos de avaliação institucional. Em 2004 o governo institui o SINAES Lei nº 10.861/2004 que cria normas para a avaliação da educação superior. Como todos os cursos superiores, os de Tecnologia também seguem a regulamentação do SINAES, criam instrumentos para atender às dez dimensões avaliadas e seguem as exigências da lei. Neste contexto é que surge o interesse em analisar o desempenho dos docentes dos cursos superiores de tecnologia de uma instituição do norte de Santa Catarina, para encontrar subsídios que contribuam para o desenvolvimento profissional destes professores. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o desempenho docente a partir dos dados do Programa de Avaliação Institucional de uma instituição do norte de Santa Catarina, especificamente o instrumento avaliativo do desempenho docente relativo aos anos de 2008 e 2009. Para a coleta e análise de dados, foi desenvolvida pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, utilizando-se técnicas de análise do contexto de documentos institucionais e entrevistas com docentes. Os resultados do estudo mostram oscilação nas médias obtidas pelos docentes entre os dois períodos de 2008 e 2009, fato relacionado à mudança de matrizes curriculares e disciplinas ocorridas neste período. Os professores não permanecem mais de um ano em cada disciplina e isto impactou no resultado da sua avaliação. Outros fatores estão relacionados à rotatividade dos professores nos cursos, o tempo de experiência na IES e em outras instituições similares, à pouca participação em cursos de formação continuada e a falta de formação pedagógica. Os docentes entrevistados conhecem o instrumento avaliativo, recebem e afirmam utilizar os resultados, em suas práticas, bem como afirmam a importância do instrumento no processo do seu desenvolvimento pedagógico.
Abstract: The Brazilian education system has undergone some major changes in relation to organizational changes in higher education. The increase in the number of institutions since the 1990s, particularly private institutions, and the increase in the offer of courses, have prompted the Ministry of Education to intensify its monitoring of educational quality and create mechanisms for institutional evaluation. In 2004, the Brazilian government instituted SINAES law 10.861/2004, which creates standards for evaluating higher education. Like all higher education courses, those in the area of Technology also follow the SINAES regulations, creating means of fulfiling the ten dimensions evaluated and complying with the legal requirements. In this context, there is interest in analyzing the teaching performance of higher education of an institution in the Brazilian State of Santa Catarina, seeking resources for the professional development of these teachers. The overall objective of this research is to analyze the teaching performance, based on the Institutional Evaluation Program (PAI) of a higher education institution in the north of Santa Catarina, focusing, in particular, on the teacher performance assessment tool for the years 2008 and 2009. For the collection and analysis of the data, field research was developed, with a qualitative approach, using techniques of content analysis of institutional documents and interviews with teachers. The results of the survey show variations in the averages obtained by teachers between the two periods of 2008 and 2009, a fact that was linked to changes in the curricula and disciplines that occurred during this period. The teachers did not remain in each discipline for more than a year, and this has affected the results of their performance assessment. Other factors relate to the turnover of teachers on the courses, the length of experience in the HIE or other similar institutions, a lack of participation in continuing education courses, and a lack of teacher training. The teachers interviewed were aware of the assessment tool, and affirmed that they use the results in their teaching practice. They also affirm the importance of the tool in their process of pedagogical development.
Keywords: cursos superiores de tecnologia
avaliação institucional e desempenho docente
higher education courses in technology
institutional evaluation
higher education and teaching performance
Ensino superior
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: WESSLING, Simone. CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE SOBRE O DESEMPENHO DOCENTE. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1836
Issue Date: 23-Jul-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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