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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O PRINCIPIO DA RESPONSABILIDADE COMO FUNDAMENTO FILOSÓFICO DA ÉTICA AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE HANS JONAS
metadata.dc.creator: Joner, Gilmar Luis
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho procura identificar e refletir sobre os imperativos éticos que norteiam a obra o Princípio da Responsabilidade do filósofo Hans Jonas (2006). Em seu livro o autor nos alerta que, em decorrência da nossa ação na natureza, a mesma mudou ao abrirmos uma dimensão nova que a Ética Tradicional (antropocêntrica) não previa nos seus cânones. Nela o ser humano era entendido como um dado primeiro e indiscutível de onde se referenciava toda a conduta humana. Buscou-se verificar como este Princípio se manifesta nas concepções de um grupo de professores e gestores sobre o significado dos termos Ética Ambiental, sustentabilidade e responsabilidade, e frente às questões socioambientais que afetam o planeta e a região em que vivem. A fundamentação teórica, além de Hans Jonas (2006), dialogou com outros autores como Singer (1998), Sachs (1993), Serres (1991), Leff (2008), Leis (2010), dentre outros. A abordagem foi qualitativa e, utilizou-se a análise de conteúdo de parte de um questionário de um projeto financiado pelo CNPq, aplicado a um grupo de trinta e oito professores e nove gestores educacionais e de meio ambiente de municípios da Foz do Rio Itajaí, em Santa Catarina sobre o significado dos termos. Pela análise dos dados observou-se que quase a unanimidade dos professores e gestores têm uma compreensão básica dos termos, mas, percebe-se que lhes falta, ainda, uma fundamentação filosófica e sociológica mais consistente, o que remete à necessidade de inserção desta Ética da Responsabilidade, e das dimensões da sustentabilidade, nos processos de formação inicial e continuada desses profissionais. Tanto Jonas quanto os sujeitos desta pesquisa, em vários momentos, demonstram estarem preocupados com as gerações vindouras; alertam para a situação do uso ilimitado dos serviços ambientais e ventilam a possibilidade de que não seja mais possível reverter os danos provocados no ambiente. Concluiu-se que a contribuição de Hans Jonas para a Educação, especialmente para a Educação Ambiental, constitui-se num significativo alerta à substituição da Ética Tradicional Antropocêntrica, pela Ética da Responsabilidade, que reorganize e sustente o agir dos humanos intrinsecamente ligado à Ética, desde sua origem
Abstract: The aim of this study is to identify and reflect on the ethical imperatives that guide the work The Imperative of Responsibility by the philosopher Hans Jonas (2006). In his book, the author warns us that due to our actions over nature, nature itself has changed when we opened a new dimension that Traditional Ethics (anthropocentric view) did not foresee in its canons. In the traditional view, the human being was considered as a given and undisputable first datum, from which all human conduct was referenced. This study determines the way in which this Principle is manifested in the views of a group of teachers and managers of the meaning of the terms Environmental Ethics, sustainability and responsibility, in light of the social-environmental issues that affect the planet and the region in which they live. The theoretical basis draws on other authors besides Hans Jonas, such as Singer (1998), Sachs (1993), Serres (1991), Leff (2008), and Leis (2010). A qualitative approach was used, with content analysis based on the questionnaire of a project financed by the CNPq, which was applied to a group of thirty-eight teachers and nine educational and environmental managers from municipalities of the Foz do Rio Itajaí region, in the State of Santa Catarina, in order to find out their views on the meaning of the abovementioned terms. Through the data analysis, it was observed that almost all the teachers and managers have a basic comprehension of the terms, but it was perceived that they still lack a more consistent philosophical and sociological basis, creating a need to include Ethics of Responsibility, and the dimensions of sustainability, in the processes of initial and continuing education of these professionals. Like Jonas, the subjects of this research demonstrated, on several occasions, a concern over future generations; they warn us of the situation of the unlimited use of environmental services, and express the view that it may not be possible to reverse the damage caused to the environment. It was concluded that Hans Jonas contribution to Education, especially Environmental Education, constitutes a strong urging to replace the Traditional Anthropocentric Ethic by the Ethics of Responsibility, which reorganizes and supports the action of the human beings in a way that has been intrinsically connected to Ethics since its origin
Keywords: ética ambiental
ética da responsabilidade
sustentabilidade
educação ambiental
environmental ethics
ethics of responsibility
sustainability
environmental education
Ética ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: JONER, Gilmar Luis. O PRINCIPIO DA RESPONSABILIDADE COMO FUNDAMENTO FILOSÓFICO DA ÉTICA AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE HANS JONAS. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1838
Issue Date: 20-Dec-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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