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metadata.dc.type: Dissertação
Title: PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA ESCOLA PÚBLICA: as percepções de professores, alunos e pais sobre projetos em parceria escola, comunidade e empresa.
metadata.dc.creator: Groh, Ivanete Lago
metadata.dc.contributor.advisor1: Villela, Elisabeth Caldeira
metadata.dc.contributor.referee1: Tafner, Malcon Anderson
metadata.dc.contributor.referee2: Raitz, Tania Regina
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa propõe investigar a percepção de professores, alunos e pais quanto à participação da comunidade na escola pública e as parcerias da escola com empresas. Esta investigação ocorre através do desenvolvimento de dois projetos: um referente a Informatização e outro à Educação Ambiental . A participação dos pais na escola pública tem recebido destaque nas discussões da escola contemporânea, por ser considerada um meio essencial de promover a democratização do setor público educacional e novas aspirações têm despertado inovações participativas que vêm preenchendo o espaço escolar. Ligado ao compromisso com demandas sociais e ao atendimento do imperativo constitucional da gestão democrática do ensino público, os projetos em parcerias com empresas e comunidade sugerem um novo olhar, que contribui para ampliar os caminhos da democracia participativa na escola pública. O ponto chave deste estudo consiste em: verificar quais são as contribuições e as fragilidades que os projetos desenvolvidos em parceria trazem para a escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual participam alunos de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental, incluindo seus pais e professores, expondo suas opiniões e sugestões acerca da participação e das percepções que têm sobre os dois projetos desenvolvidos em parceria escola, comunidade e empresa. Busca na literatura dados que permitam situar a participação social da escola nos contextos sócio, político e educacional; recorre aos suportes institucionais que dão sustentação às formas de participação através de novos modelos de gestão e às parcerias como alicerces da qualidade do ensino; apresenta o cenário da ação pedagógica, seu espaço físico, projetos e a empresa parceira. Os resultados apontam melhorias que contribuem para desencadear ações mais democráticas e reflexões que podem incrementar a aproximação escola e comunidade, numa convivência de respeito mútuo, ampliado e integrador.
Abstract: This research proposes to investigate the perception of teachers, students, and parents related to the participation of the community in public schools and the partnership that the schoolhas with companies. This investigation occurs through the development of two projects: information tchnologyand environmental education. The participation of parents in public schools has stood out in the contemporaneousschool because it is considered and essential mean to promote the democratization of the educational public sector, and new aspirations have arisen participative innovations, which have been filling in the school environment. Connected to the commitment with social claims and attention to the constitutional imperative of democratic management of the public sector, the projects in partnership with communities and companies suggest a new point of view, which contibutes to expand the ways of participative democracy in public school. This is the key point of this study: find out what are the contributions and fragilities that the projects considering partnership offer to school. It is a qualitative research involving students that study from the 5th to 8th grades of High School, including their parents and teachers, showing their opinions and suggestions related to participation and perception that they have about both developed projects, having school, community and companies has partners. It looks for therotical support in literature data, which allows them to situate the social participation of school in socio political and educational contexts, turns to institucional support which provides sustenance to different ways of participations by taking new models of management and the partnership as foundations of teaching quality, it presents the scenary where the pedagogical action happens, its physical space, projects and the partner company. The results point out improvement, which contributes to unchain more democratic actions and reflections that may enlarge a close aproach between school and community, to live with mutual enlarged and integrated respect.
Keywords: escola pública
parcerias
participação social
public schools
partnership
social participation
Comunidade e escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: GROH, Ivanete Lago. PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA ESCOLA PÚBLICA: as percepções de professores, alunos e pais sobre projetos em parceria escola, comunidade e empresa.. 2006. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1839
Issue Date: 18-Apr-2006
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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