Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1840
metadata.dc.type: Dissertação
Title: NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO DISCURSO DO PROFESSOR
metadata.dc.creator: Molin, Suênia Izabel Lino
metadata.dc.contributor.advisor1: Raabe, André Luís A.
metadata.dc.contributor.referee1: Giraffa, Lucia Maria Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetiva investigar as percepções de professores sobre as transformações ocorridas na prática pedagógica, após sua participação no Curso de Formação Continuada Introdução à Educação Digital , evento promovido pelo Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Proinfo Integrado e desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE de Itajaí SC no período de 2008 a 2009. Os sujeitos consistiam de um grupo de professores da educação básica atuantes em escolas públicas da rede estadual de ensino, vinculadas à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional Gerência de Educação GERED/Itajaí. Trata-se de um estudo descritivo, com dados quantitativos e qualitativos, coletados por meio da aplicação de dois instrumentos: questionários pré-curso e pós-curso, este último aplicado após um ano de encerramento do curso. Os dados adquiridos pelo questionário pré-curso foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) e interpretados à luz dos referenciais teóricos que fundamentam o estudo. Já os dados fechados do instrumento pós-curso passaram por um tratamento estatístico simples, com a tabulação de dados e elaboração de gráficos e quadros para a demonstração dos resultados. A análise dos dados se deu mediante as seguintes categorias: a) expectativas referentes ao curso de formação continuada; b) relação do professor com o computador; c) obstáculos para o uso do computador na prática pedagógica; d) objetivos a serem alcançados a partir do curso de formação continuada. A fundamentação teórica aborda questões sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação; legislação relativa à formação docente; estudo exploratório sobre a atuação do professor; a formação continuada dos professores no contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação TICs; informática na educação brasileira; descrição do Proinfo, segundo autores como Almeida (2005), Belloni (2003; 2005), Behrens (2005), Brito e Purificação (2008), Gatti e Barreto (2009), Moran (2008), Kenski (2003; 2010),Tardif (2002), Valente 2005) e outros. Os resultados da pesquisa demonstram que as expectativas prioritárias dos professores participantes do curso de formação continuada estiveram voltadas para o domínio técnico do computador, embora alguns já fizessem uso dos recursos mais básicos deste equipamento na prática pedagógica. Também foi apontado que após a participação no curso, ocorreram transformações na prática pedagógica, com incrementos no uso técnico-pedagógico do computador para introdução de diversos recursos mais avançados. No entanto, a pesquisa também revela que a quantidade de professores que utilizam o computador como ferramenta de ensino ainda é pequena e restringe-se ao laboratório de Informática da escola. Os professores apontam também alguns obstáculos que limitam o uso dos novos recursos tecnológicos na prática pedagógica, tais como: pouco domínio tecnológico; insuficiência de computadores para o trabalho com os alunos; dificuldades para conciliar o horário das aulas com o horário disponível do laboratório de informática; necessidade de formação tecnológica como parte de um processo contínuo e falta de um orientador em informática
Keywords: educação
formação continuada
prática pedagógica
tecnologias de informação
comunicação
professor
education
continuing education
pedagogical practice
information
communication technologies
teacher
Tecnologia educacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: MOLIN, Suênia Izabel Lino. NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO DISCURSO DO PROFESSOR. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1840
Issue Date: 13-Dec-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suenia Izabel Lino Molin.pdf2,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.