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metadata.dc.type: Dissertação
Title: TRAJETÓRIAS DOCENTES NA CIDADE DE CAMBORIÚ SC NAS DÉCADAS DE 1940, 1950 E 1960: Memórias de Professoras da Infância
metadata.dc.creator: Santos, Zemilda do Carmo Weber do Nacimento dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Gesser, Verônica
metadata.dc.contributor.referee1: Raitz, Tania Regina
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa investiga as trajetórias identitárias de oito professoras alfabetizadoras no município de Camboriú-SC, à partir de seus relatos de vida numa perspectiva sociocultural, pautada no tempo e no espaço de suas vivências e relações no âmbito escolar. Tem por objetivo, por meio da investigação dos relatos coletados, o entendimento das práticas educacionais da época, identificando qual concepção de educação se fazia presente no momento de suas experiências enquanto alunas e posteriormente enquanto professoras, e de como a análise destes dados contribui para o registro da memória docente deste município. Este estudo tem como área de concentração a Educação, e está situado na Linha de Pesquisa de Políticas Públicas para a Educação Básica e Superior, que integra o Programa de Mestrado em Educação da UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí. A pesquisa contempla uma abordagem qualitativa, na qual se utiliza a técnica da coleta de entrevistas, embasada em roteiro de perguntas. Por contemplar as necessidades que esta pesquisa apresenta, a metodologia usada foi a de Relatos Orais. O estudo exerceu uma análise da leitura e da interpretação das informações, sob um olhar diferenciado, e amparado na literatura que aborda a formação de professores. O referencial teórico pautouse em autores que deram amparo as abordagens que se fizeram necessárias, como a memória, as identidades, as experiências, o gênero e as concepções de educação. (BITTAR; FERREIRA JR., 2004 - BOSI, 1994 - BRANDÃO, 2008 - BUENO; CHAMLIAN; SOUSA; CATANI, 2006 - CORRÊA, 1985 FÁVERI, 2004 - FERREIRA, 2006 FREITAS, 2002 GESSER, 2002 GONÇALVES; LISBOA, 2007 - HALBWACKS, 1990 - HAMILTON, 2002 - JOSSO, 2004 - LE GOFF, 2003 - LINHARES, 2006 - LUCIANO, 2001 - MEIHY, 2006 - POLLAK, 1992 - REBELO, 1997 - SAVIANI, 2005 SILVA, 1994 - SIRGADO, 2000 - TARDIF, 2000 - VALDEMARIN, 2000 - VASCONCELOS, 2000 SILVEIRA, 2006 - LARROSA, 2003 KUENZER, 1999 SCOTT, 2001; 2005). Este referencial serviu de embasamento para desenvolver uma análise criteriosa dos depoimentos coletados, e desvendar uma história que está implícita a oficial. Para efetivar este processo, fez-se necessário retomar as concepções que permearam toda a história da educação brasileira desde o início da colonização portuguesa até a emergência do Movimento da Escola Nova, marco decisivo na história deste país. Este movimento dialético de buscar no universal o entendimento para perceber o particular, permitiu a observância de dados além daqueles a que esta pesquisa se propôs. Diante deste cenário, esta pesquisa, dará respaldo científico as trajetórias e experiências dos docentes no município de Camboriú SC, contribuindo assim de forma indireta para o registro da memória da comunidade como um todo. Como resultados finais deste estudo, constatamos que as concepções de educação a que nos propomos conhecer no início desta investigação, permaneceram as mesmas tanto no período em que as professoras foram alunas, quanto no período em que foram docentes. Verificamos ainda que as concepções educacionais presentes nestes dois momentos de suas vivências históricas e culturais, eram diversas em absoluto da concepção nacional vigente. Descortina-se, através da construção de suas identidades, a prática escolar daquele período, o acontecer do processo de ensino aprendizagem, advindos do conhecimento de vida, de saberes e competências docentes e de relações sócio-culturais cristalizadas no Ser Professora . Enfim, o conjunto dos dados coletados aponta para uma significativa contribuição no registro da história educacional no município de Camboriú SC, por meio da vivência e trajetória de cada uma das docentes que participaram deste estudo
Abstract: his research investigates the trajectorie s identity of eight literacy teachers in the city of Camboriu-SC, from the reports of his life in a sociocultural perspective, based on time and the space their experience and relationships within school. It aims, through the investigation of reports collected, the understanding of the educational practices of the time ago, identifying which concept of education was present at the time of their experiences as students and later as teachers, and how the analysis of these data contributes to the Registered memory teachers of this city. This study is the concentration area of Education, and is situated on the Line of Public Policy Research for Basic Education and Higher Education, part of the Masters Program in Education UNIVALI, Universidade do Vale do Itajai. The survey includes a qualitative approach, which uses the technique of collection of interviews, based on structured interview. By contemplating the needs that this research presents the methodology used was the oral reports. The study pursued an analysis of reading and interpretation of information under a different view, and supported in the literature that addresses the training of teachers. The theoretical framework was based on authors who have given support approaches that were necessary, such as memory, identities, experiences, gender and conceptions of education. (BITTAR; FERREIRA JR., 2004 - BOSI, 1994 - BRANDÃO, 2008 - BUENO; CHAMLIAN; SOUSA; CATANI, 2006 - CORRÊA, 1985 FÁVERI, 2004 - FERREIRA, 2006 FREITAS, 2002 GESSER, 2002 GONÇALVES; LISBOA, 2007 - HALBWACKS, 1990 - HAMILTON, 2002 - JOSSO, 2004 - LE GOFF, 2003 - LINHARES, 2006 - LUCIANO, 2001 - MEIHY, 2006 - POLLAK, 1992 - REBELO, 1997 - SAVIANI, 2005 SILVA, 1994 - SIRGADO, 2000 - TARDIF, 2000 - VALDEMARIN, 2000 - VASCONCELOS, 2000 SILVEIRA, 2006 - LARROSA, 2003 KUENZER, 1999 SCOTT, 2001; 2005). This framework served as a basis to develop a thorough analysis of the evidence collected, and uncover a story that is implied by the official. To accomplish this process, it became necessary to reproduce the ideas that permeated the entire history of education in Brazil since the beginning of Portuguese colonization until the emergence of the New School Movement, the watershed in the history of this country. This dialectical movement to seek the universal understanding to perceive the particular, allowed for compliance with data than those to which this research suggested. Against this backdrop, this research will provide scientific support trajectories and experiences of teachers in the city of Camboriu - SC, thus contributing indirectly to the memory register of the community as a whole. As final results of this study, we found that the conceptions of education that we propose to meet at the beginning of this investigation, remained the same both in the period when the teachers were students, today as when they were teachers. We also showed that present educational conceptions in these two moments in their historical and cultural experiences were diverse in absolute of regular national conception. Unfolds through the construction of their identities, the school practice that period, the place of teaching and learning process, originated from the knowledge of life, knowledge and teaching skills and socio-cultural relations crystallized in "Being a Teacher." Anyway, all the collected data points to a significant contribution to the register of educational history in the city of Camboriu - SC, through the experience and trajectories of each of the teachers who participated in this study
Keywords: educação
docência
memória
identidade
education
teaching
memory
identity
Professores de ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: SANTOS, Zemilda do Carmo Weber do Nacimento dos. TRAJETÓRIAS DOCENTES NA CIDADE DE CAMBORIÚ SC NAS DÉCADAS DE 1940, 1950 E 1960: Memórias de Professoras da Infância. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1841
Issue Date: 13-Dec-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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