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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE MUNICIPAL DE BALNEÁRIO CAMBORIU
metadata.dc.creator: Sinhori, Eliane de Fátima Inglez
metadata.dc.contributor.advisor1: Gesser, Verônica
metadata.dc.contributor.referee1: Ranghetti, Diva Spezia
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa buscou investigar como se deu a implantação do ensino fundamental de nove anos, na Rede Municipal de Balneário Camboriú Santa Catarina no ano de 2007. O objetivo foi conhecer o processo local da configuração dessa política, no que tange às regulamentações e orientações municipais, estaduais e nacionais, enfatizando à construção do currículo do 1° ano. Também foi objeto de estudo, a organização do tempo e do espaço, destinados à criança de seis anos nas unidades escolares. Para atingir o objetivo proposto, utilizei-me da documentação obtida na Secretaria de Educação do Município, mais especificamente, no Departamento Técnico-Pedagógico, responsável pelo ensino fundamental, valendo-me da análise de conteúdo. Essas informações foram cotejadas com legislação, regulamentação e orientações oficiais, por meio de análise de documento. A abordagem qualitativa foi enriquecida com dados e pela consulta a fontes bibliográficas que tratam da questão. A pesquisa mostrou que houve a mobilização da Rede Municipal em relação ao acréscimo de mais um ano no ensino fundamental. Constatou-se, através da análise da documentação, que a Secretaria de Educação, proporcionou alguns seminários, que possibilitaram a discussão e posterior construção do currículo do 1° ano. A pesquisa auferiu também que este currículo foi elaborado, embasado em eixos temáticos, cujo documento norteador foi o documento do MEC, Referencial Curricular da Educação Infantil, que já vinha sendo utilizado pela Educação Infantil. Quanto aos espaços físicos, e à organização do tempo da criança de seis anos no ensino fundamental, a pesquisa mostrou que poucas foram as mudanças ocorridas no ambiente escolar, para atender a essas especificidades
Abstract: This research investigates the implementation of the nine-year basic education in the Municipal district of Balneario Camboriu, Santa Catarina, in 2007. The aim was to understand the local process of setting up this policy, in relation to the regulations and guidelines at municipal, state and national levels, focusing specifically on the construction of the 1st year curriculum. It also investigates the organization of time and space for six-year old children in schools. To achieve the proposed objective, content analysis was performed on documents obtained from the municipal Education Department, in particular, those issued by the Technical-Pedagogical Department, which is responsible for basic education. This information was collated with the legislation, regulations and official guidelines, through document analysis. The qualitative approach was enriched by data and consultation of bibliographical sources related to the theme. The research demonstrated a mobilization of the Municipal System in relation to the addition of one more year of elementary school education. Through analysis of the documentation, it was found that the Secretary for Education gave some few seminars, which enabled discussion and subsequent construction of the 1st year curriculum. The survey also found that this curriculum was developed, based on particular themes, which were guided by the MEC document Referencial Curricular da Educação Infantil (Curricular Guidelines for Early Childhood Education), which was already being used in Early Childhood Education. With regard to physical space, and the organization of time of six-year old children in elementary schools, the survey showed that few changes were made in the school environment to meet the new specifications
Keywords: criança de seis anos
ensino fundamental de nove anos
currículo do 1° ano
six-year old child
nine years of basic education
1st year curriculum
Currículos - Mudança
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: SINHORI, Eliane de Fátima Inglez. A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE MUNICIPAL DE BALNEÁRIO CAMBORIU. 2011. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1842
Issue Date: 28-Feb-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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