Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1843
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O IMPACTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE DE ENSINO DE ITAIÓPOLIS-SC ENTRE 2007-2008
metadata.dc.creator: Kazmierczak, Cleusa Hubner
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Gesser, Verônica
metadata.dc.description.resumo: A finalidade deste estudo foi caracterizar se os(as) professores(as) que vivenciaram processos de formação em Educação Ambiental, no município de Itaiópolis-SC, no período de 2007 a 2008, inserem a dimensão ambiental em suas práticas docentes. Caracterizada como pesquisa qualitativa (PATTON, 2003) do tipo Estudo de Caso Stake (2000) e integrada à Linha de Pesquisa: Formação Docente e o Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade GEEAS, da UNIVALI. A fundamentação da pesquisa tem, por base, autores e autoras como Freire (1979,1999); Libâneo (2002, 2004), Carvalho (2004), Guerra et. al. (2004, 2007), Sauvè (2004) dentre outros(as). Realizou-se uma análise documental buscando informações sobre os dois cursos de formação oferecidos pelo município, os projetos realizados nas escolas, bem como entrevistas semi-estruturadas com 12 professores(as). Eles apontam, como principais problemas ambientais do município, o desmatamento, o saneamento básico, a água potável, os resíduos e o uso de agrotóxicos. Mesmo com maior ênfase à dimensão ecológica da sustentabilidade, constatamos, nas ações desenvolvidas nos 46 projetos analisados, o compromisso e o engajamento dos(as) professores(as) na ação transformadora, com ênfase no tema da água, seu cuidado e conservação, à sensibilização e desenvolvimento da consciência crítica e do cuidado, com destaque à Mata Atlântica e a discussão sobre a perda da biodiversidade. As estratégias didáticas utilizadas permitiram que a comunidade escolar estudasse e discutisse a sua realidade educacional para identificar elementos de consenso que pudessem conduzir à elaboração e implementação de soluções adequadas aos problemas diagnosticados. No que diz respeito aos resultados das duas formações em EA, nas entrevistas foram destacados os principais obstáculos identificados na realização dos projetos: a falta de compreensão e colaboração dos demais docentes e a carência de recursos materiais. As estratégias utilizadas hoje não se diferenciam das formas tradicionais de transmissão de conteúdo (aulas expositivas e leitura orientada do livro didático), e não foi destacada a utilização de estratégias inovadoras e de tecnologias. Constataram-se importantes indicativos de mudanças na prática pedagógica dos (as) professores (as) com a incorporação de uma pedagogia mais crítica e emancipatória diferenciada de sua ação cotidiana. Concluiu-se que a formação de educadores, de mestres, de professores, de animadores ou de dinamizadores em matéria de Educação Ambiental é certamente essencial
Abstract: The objective of this study was to determine whether the teachers who took part in the training processes in Environmental Education in the town of Itaiópolis-SC, during the period 2007 to 2008, include the environmental dimension in their teaching practices. It is characterized as a Stake case study (2000) of the qualitative research type (PATTON, 2003), and is part of the Line of Research in Teacher Training and Education, and the Research Group Environmental Studies and Society Research GEEAS, of Univali. The theoretical basis of the research includes authors such as Freire (1979,1999); Libâneo (2002, 2004), Carvalho (2004), Guerra et. al. (2004, 2007), Sauvè (2004) among others. A document analysis was carried out, to gather information about the two teacher training courses offered by the town, and the projects conducted in the schools, and semi-structured interviews were conducted with twelve teachers. The main environmental problems in the town mentioned by the participants were: deforestation, basic sanitation, drinking water, waste disposal, and use of pesticides. Even with greater emphasis on the ecological dimension of sustainability, we observed, in the actions developed in the forty-six projects analyzed, the teachers‟ commitment and engagement to the transforming action, with emphasis on the theme of water, its care and conservation, and to raising awareness and developing a critical awareness; and to care for nature, paying special attention to the Atlantic Forest and discussion on the loss of the biodiversity. The teaching strategies used enabled the community to study and discuss its educational reality, and identify common elements that could lead to the design and the implementation of adequate solutions to the problems diagnosed. In terms of the results of the two EA training programs, the main obstacles to the realization of the projects, highlighted in the interviews, were a lack of understanding and collaboration among the other teachers, and a lack of material resources. The strategies used today are no different from the traditional forms of transmitting contents (expository classes and guided readings from the textbook), and the use of innovative strategies and technologies was not apparent. Some important signs of changes in the teacher‟s pedagogical practice were observed, with the incorporation of a more critical, and emancipating pedagogy that was different from their daily action. It was concluded that the professional training of teachers, masters, educators or animators in the area of Environmental Education is clearly essential
Keywords: educação ambiental
formação continuada
políticas públicas
Itaiópolis
environmental education
continued education
public policies
Itaiópolis
Educação ambiental - Santa Catarina
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: KAZMIERCZAK, Cleusa Hubner. O IMPACTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE DE ENSINO DE ITAIÓPOLIS-SC ENTRE 2007-2008. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1843
Issue Date: 28-Feb-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cleusa Hubner Kazmierczak.pdf1,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.