Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1844
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCasanova, Leticia Veiga-
dc.creator.IDCPF:03430757924por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3476597266431261por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Valeria Silva-
dc.contributor.advisor1IDCPF:59929979972por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703579U4&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Gesser, Verônica-
dc.contributor.referee1IDCPF:63860813900por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769588H2&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee2Barbosa, Maria Carmen Silveira-
dc.contributor.referee2IDCPF:37568795004por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5017016632945997por
dc.date.accessioned2015-08-26T18:45:30Z-
dc.date.available2011-05-17-
dc.date.issued2011-02-24-
dc.identifier.citationCASANOVA, Leticia Veiga. O que as crianças pequenas fazem na creche? As famílias respondem. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1844-
dc.description.resumoEsta pesquisa, ligada à Linha de Pesquisa Práticas Docente e Formação Profissional, teve como objetivo escutar as famílias de crianças de berçários, que frequentam a creche em período integral, procurando compreender o sentido atribuído por elas às atividades realizadas nas creches e caracterizando a relação dos pais com os profissionais da creche. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas na casa das onze famílias participantes, dessa forma, conhecemos um pouco mais quem são essas famílias, como vivem e reconhecendo suas experiências socializadoras heterogêneas. Autores como Lahire (1995, 2002, 2006); Portugal (1998); Goldschmied e Jackson (2006); Fortunati (2009); Dahlberg, Moss e Pence (2003); Oliveira (2002); Heywood (2004), dentre outros, fundamentaram teoricamente este trabalho. A escuta das famílias nos permitiu constatar que a creche é um lugar para deixar as crianças enquanto as mães estão no trabalho. Esta característica é reforçada nos momentos de interação, marcados pelos horários de entrada e saída das crianças, em que algumas mães conversam com as professoras e são informadas sobre o que a criança comeu, dormiu e se passou bem o dia. As famílias observam que sua criança brinca, canta, ouve histórias, faz trabalhinhos nesse espaço, mas definem tais atividades como distração. Porém, as mães também reconhecem a creche como um lugar para aprender, entretanto, essa constatação se faz na relação com a própria criança e não por intermédio dos profissionais da creche. As famílias conseguem definir o que as crianças fazem na creche, mas não conseguem definir o porquê ou como fazem tais atividadespor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3846/Leticia%20Veiga%20Casanova.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectrelação família-crechepor
dc.subjecteducação infantilpor
dc.subjectfamíliapor
dc.subjectrelationship between family and daycare centereng
dc.subjectpre-school educationeng
dc.subjectfamilyeng
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpor
dc.titleO que as crianças pequenas fazem na creche? As famílias respondempor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leticia Veiga Casanova.pdf946,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.