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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sustentabilidade ou desenvolvimento sustentaval: os debates e embates frente à complexidade dos termos
metadata.dc.creator: Rosa, Teresinha Aparecida Dalla
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivos caracterizar as concepções e as formas de abordagem sobre os temas Desenvolvimento Sustentável (DS) e Sustentabilidade (S), e analisar como a sustentabilidade vem sendo desenvolvida nas práticas pedagógicas de um grupo de educadores da rede pública de ensino e gestores de educação e meio ambiente de municípios da região da foz do Rio Itajaí-SC. Foi desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade (GEEAS), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí - Univali. A fundamentação teórica tem como base autores como Sachs (1994, 2009), Tristão (2007), Guimarães (2004), Leff (2001), Morin (2005) dentre outros. Para diversos autores (FIEN e TILBURY, 2002; FREITAS, 2004, 2005; CARIDE, 2005; GAUDIANO, 2006; CARTEA, 2006; SAUVÈ et al., 2006; FOLADORI, 2007), coexistem diferentes concepções e conceitualizações de desenvolvimento, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. A metodologia utilizada foi qualitativa do tipo exploratória (RICHARDSON, 1999). Como técnica a análise de conteúdo (BARDIN, 2008). Na análise dos dados foi possível identificar que as questões relacionadas à sustentabilidade social (FOLADORI, 2007), cultural e política, nos parecem, ainda, não terem sido devidamente incorporadas às práticas pedagógicas dos sujeitos, uma vez que, as respostas possuem um foco maior na sustentabilidade ecológica (preservação dos recursos). A partir dessas respostas foi possível eleger categorias quanto às concepções de DS e a S, a saber: Uso racional de recursos, consumo consciente ou responsável e nível de abordagem. A sustentabilidade é concebida pelos sujeitos como consumo consciente ou sustentável, ou ainda, consumir com responsabilidade aliando desenvolvimento econômico com respeito ao meio físico e social, utilizando os recursos e serviços ambientais de maneira necessária e não supérflua. Quando se trata de sustentabilidade, parece não haver ainda um consenso nos discursos sobre o termo, pelo contrário, o que foi observado foi a diversidade de respostas. Quanto ao nível de abordagem a sustentabilidade vem sendo trabalhada de maneira efetiva pelos professores (as) em suas práticas cotidianas, mas a aula expositiva ainda é a principal estratégia utilizada, embora os temas ambientais estejam presentes nas atividades pedagógicas, ainda que de maneira a tratar a Educação Ambiental (EA) mais fortemente do ponto de vista da sustentabilidade ecológica, ou seja, da visão tradicional da EA direcionada à conservação e preservação de recursos naturais
Abstract: The objective of this study was to characterize the concepts and manners of approaching the themes of Sustainable Development (SD) and Sustainability (S) and to analyze how sustainability has been being developed in the pedagogical practices of a group of public school teachers and educational/environmental managers in cities in the region of the mouth of the Itajaí River-SC. It was developed together with the Group of Research in Education, Environmental Studies and Society (GREESS) of the Post Graduate Master s Degree Program in Education of Universidade do Vale do Itajaí Univali. The theoretical basis has authors such as Sachs (1994, 2009), Tristão (2007), Guimarães (2004), Leff (2001), Morin (2005) among others. For other authors (FIEN E TILBURY, 2002; FREITAS, 2004, 2005; CARIDE, 2005: GAUDIANO, 2006; CARTEA, 2006; SAUVÈ ET AL., 2006; FOLADORI, 2007), different concept and conceptualizations of sustainable development and sustainability co-exist with one another. The methodology used was qualitative and exploratory (RICHARDSON, 1999). As a technique the content analysis was used (BARDIN, 2008). In the data analysis it was possible to identify the issues related to social, cultural and political sustainability (FOLADORI, 2007), still seem, to us, to not have correctly incorporated to the pedagogical practices of the subjects, once the answers present a greater focus on ecological sustainability (preservation of the resources). Based on these answers it was possible to elect categories related to the concepts of SD and S: Rational use of resources, aware responsible consumption and level of approach. Sustainability is conceived by the subjects as sustainable of aware consumption, or better yet, to consume with responsibility allying economic development related to the physical and social environment, using the resources and environmental services in a necessary and not superfluous manner. When speaking about sustainability, there seems to not be a consensus in the discourses about the tern, on the contrary, the observed was a variety of answers. As to the level of approach sustainability has been being worked in an effective manner by the teachers in their daily practices, but the expositive class is still the main strategy used, although the terms are present in the pedagogical activities, even if dealing with Environmental Education (EE) more strongly form the ecological point of view, or in other words, in the traditional view of EE focused on the conservation and preservation of the natural resources
Keywords: Sustentabilidade
Desenvolvimento Sustentável
Educação Ambiental
Práticas Pedagógicas
Sustainability
Sustainable Development
Environmental Education
Pedagogical Practices
Educação ambiental - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: ROSA, Teresinha Aparecida Dalla. Sustentabilidade ou desenvolvimento sustentaval: os debates e embates frente à complexidade dos termos. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1845
Issue Date: 24-Feb-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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