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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Escola pública integrada: uma proposta sob análise
metadata.dc.creator: Ramos, Inês Odorizzi
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferri, Cassia
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
metadata.dc.contributor.referee2: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: Repensar a escola e suas demandas sociais e pedagógicas constitui-se numa imperiosa necessidade atual, que implica um rol de relações complexas. Dentre os temas relevantes destacam-se as propostas de escola que buscam a melhoria dos processos educacionais mediante a ampliação das jornadas escolares, bem como da educação integral dos sujeitos nelas inseridos. Procurando contribuir, inserida na linha de pesquisa Políticas para a Educação Básica e Superior e no grupo de pesquisa Políticas Públicas de Currículo e Avaliação, esta pesquisa foi realizada em três escolas estaduais de Joinville, as quais desde o ano de 2004 assumem as diretrizes do programa Escola Pública Integrada (EPI), do Estado de Santa Catarina. Trata-se de uma proposta de aumento da jornada escolar com ampliação das oportunidades de aprendizagens por meio da oferta de atividades educativas diversas. Dentre tantas questões pertinentes, este estudo teve como objetivo a análise da configuração dos currículos, no que tange às propostas de integração curricular, o tempo ampliado e os espaços das três unidades escolares em causa. Optou-se, como procedimento metodológico pela análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos, como fonte de informação da proposta curricular. Foram utilizadas como fontes auxiliares de informações, o diário de bordo da pesquisadora, no qual foram anotados relatos das visitas realizadas durante o processo de pesquisa, relatórios elaborados pelos gestores e entrevistas com as técnicas pedagógicas das unidades escolares. O texto apresenta além do objeto de pesquisa, a abordagem do problema, os objetivos, a metodologia adotada, o conceito de tempo e o espaço da escola, de escola e de educação integral e as propostas de escolas de tempo integral no Brasil. A proposta de escola integrada de Santa Catarina, seu modelo de matriz curricular e o documento base para implantação do referido programa de ampliação da jornada escolar também são temas de discussão, para então proceder-se a análise das especificidades das escolas estudadas. Por fim considera-se, que a política pública implantada em 2004 pela rede estadual de educação tornou-se um projeto que no âmbito da prática não trouxe modificações significativas na forma de organização dos currículos escolares. A integração curricular acontece de forma assistemática e, tanto o tempo quanto o espaço pouco diferem daqueles utilizados pelas escolas regulares de turno parcial, tendo como diferencial apenas a quantidade de horas que os alunos permanecem no interior da escola. A pesquisa demonstra que a proposta de currículo alternativo não se concretizou nas EPI que somente reproduzem em dobro as organizações das escolas de tempo parcial
Keywords: Escola Pública Integrada
Currículo
Tempo
Integrated Public School
Curriculum
Time
Educação integral
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: RAMOS, Inês Odorizzi. Escola pública integrada: uma proposta sob análise. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1846
Issue Date: 25-Feb-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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