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metadata.dc.type: Dissertação
Title: TEMPOS E ESPAÇOS DE BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANO
metadata.dc.creator: Gebien, Jairo
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Raitz, Tania Regina
metadata.dc.description.resumo: Brincadeira no Ensino Fundamental ainda é pouco discutida nos meios escolares. Com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, ela assume prioridade nas turmas do primeiro ano, visto que ampliou-se um ano a mais para a aprendizagem e também para garantir algumas especificidades da infância, entre elas, o brincar. Pesquisas demonstram que brincar é uma atividade quase que exclusiva da Educação Infantil, desta forma, ouvir o que as crianças do primeiro e do segundo ano dizem sobre tempos e espaços de brincar na escola de Ensino Fundamental tornou-se significativo. A pesquisa realizou-se numa escola pública da cidade de Indaial, sob enfoque qualitativo, com entrevistas semiestruturadas e observações feitas durante o processo. As entrevistas aconteceram em dois momentos: doze crianças do primeiro ano em 2009 e as mesmas crianças que em 2010 estavam frequentando o segundo ano. Com base nos dados obtidos, surgiram quatro eixos de discussão e análise: Estudar e brincar ou brincar e estudar?; Tempos e espaços para brincar; O proibido e o permitido e Brincar no primeiro ou no segundo ano? Fundamentaram esta pesquisa o documento oficial da ampliação do Ensino Fundamental elaborado pelo MEC Brasil (2007), as concepções de infância de Sarmento (1997 e 2008), as contribuições sobre brincar e brincadeiras de Corsino (2009), Borba (2007), Friedmann (1992) dentre outros. Os autores citados dialogaram com os dados e algumas pesquisas relevantes sobre o brincar e a brincadeira no Ensino Fundamental. Com base sobre o que disseram as crianças pode-se compreender que a brincadeira acontece na escola em espaços e tempos específicos. Há lugares permitidos e também proibidos pela escola, além da maioria das vezes o brincar ficar restrito apenas na hora do recreio, quando terminam as atividades, nas aulas de Educação Física ou quando a professora deixa. As crianças entrevistadas compreendem que brincar é coisa de criança e que mesmo a escola não priorizando esses momentos, elas organizam tempos e espaços para brincar; além de escola ser vista como um lugar para estudar, também é um lugar para brincar. [...] brinco porque sou criança [...] Brincadeira é coisa séria e não deveria estar desassociada da aprendizagem, pois brincando também se aprende, se aprende a brincar... dizem as crianças
Abstract: Play in elementary school is little discussed in schools. With the extension of basic education to nine years, it takes priority in the initial years, since a further year of learning has been added, and also to guarantee some aspects that are specific to childhood, play being one of them. Research has demonstrated that play is an activity that is almost exclusive to early childhood education. Therefore, listening to what children in the first and second years say about times and spaces of play in the Elementary School is very significant. This research was carried out in a public school in Indaial, in the Brazilian State of Santa Catarina, using a qualitative approach, with semi-structured interviews, and observations during the process. The interviews took place in two phases: twelve children of the first year in 2009 and the same children again in 2010, now in their second year. Based on the information obtained, four areas emerged for discussion and analysis: study and play or play and study? Times and spaces for play; what is prohibited and what is permitted; and play in the first or second year? The background material used for this study was the MEC official document of the expansion of the Elementary School (Brazil, 2007), Sarmento s (1997 and 2008) ideas on childhood, and the contributions of Corsino (2009), Borba (2007), and Friedmann (1992) on play and games, among others. Data was analysed based on authors cited and some relevant studies on play and games in the Elementary School. Based on what the children said, it was understood that play occurs in the school in specific spaces and times. There are spaces where play is permitted by the school, and places where it is prohibited, and most of the time, play is restricted to break times, when activities are over, during physical educations classes, or when the teachers allow it. The children interviewed see play as the reserve of children, and that even through the school does not prioritize these moments, they organize times and spaces to play. Besides seeing the school as a place to study, they also see it as a place to play. [ ] I play because I am a child [...] Play is a serious thing and it should not be disassociated from learning, because, the children say, they learn by playing, and they learn to play
Keywords: Brincar
brincadeira
infância
crianças
escola
aprendizagem
play
childhood
children
school
learning
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: GEBIEN, Jairo. TEMPOS E ESPAÇOS DE BRINCAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANO. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1848
Issue Date: 23-Feb-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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