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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O impacto da prática de yoga sobre o estresse no trabalho docente no curso de Pedagogia
metadata.dc.creator: Rosa, Thais Fontes Schramm Behrendt
metadata.dc.contributor.advisor1: Raitz, Tania Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: Esta investigação trata-se de um estudo realizado no Mestrado em Educação e integra a linha de pesquisa Práticas Docentes e Formação profissional , do grupo de pesquisa Educação e Trabalho do PMAE - Univali. O objetivo é compreender e analisar os fatores geradores de estresse no trabalho docente de nível superior no curso de Pedagogia da UNIVALI, no sentido de propor o Yoga como possível prática para gerenciar este desgaste na profissão. Tem como questão norteadora entender quais os fatores que influenciam o surgimento do estresse no trabalho docente e como os professores enfrentam situações de somatização do desgaste físico, emocional e mental. Buscou-se suporte nas elaborações teóricas de autores como: Hergreaves (1998), Nóvoa (1999), Esteve (1999), Scheibe (2001), Tardiff e Lessard (2007), Freitas e Cruz (2008), Arenaza (2003), Hermógenes (2007), Flak (2007) e Kupfer (2008), entre outros. Os sujeitos de pesquisa são 6 (seis) professoras do curso de pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. A abordagem da pesquisa foi qualitativa a partir de um estudo de caso com estes professores. Ao final foi realizada uma intervenção com dinâmicas e técnicas do Yoga como forma de contribuir com mais qualidade de vida ao trabalho docente. Os resultados apontam que as profundas transformações ocorridas na sociedade, nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, no mundo do trabalho e na educação, provocaram fatores que contribuem para o aumento do estresse no trabalho docente. Nesta perspectiva, percebe-se que as políticas públicas são criadas sem que haja um cuidado com a saúde do professor e com a realidade do cotidiano do ambiente educacional. Ademais, ficou evidente o quanto as interferências relacionais, administrativas e temporais influenciam na qualidade de vida do trabalho docente. Constata-se, ainda, uma evidente predisposição das professoras em participarem de atividades a favor de sua saúde em seus respectivos locais de trabalho, no sentido de amenizar os males provocados pela sobrecarga de trabalho
Abstract: This work deals with a study carried out for the Master s Degree in Education and is part of the research line "Teaching Practices and Professional Training , research group Education and Work of the PMAE - Univali. It aims to understand and analyze the factors that generate stress in higher education teachers working in the Pedagogy course of UNIVALI, proposing yoga as a possible tool to help manage the fatigue caused by the profession. Its guiding question is the understanding of what factors influence the emergence of stress in teaching and how teachers face situations involving somatization of physical, emotional and mental fatigue. Theoretical support was found in: Hergreaves (1998), Nóvoa (1999), Esteve (1999), Scheibe (2001), Tardiff and Lessard (2007), Freitas and Cruz (2008), Arenaza (2003), Hermógenes (2007), Flak (2007) and Kupfer (2008), and others. The research subjects are six (6) teachers of the Pedagogy courses at the University of Vale of Itajai. It is a case study, based on a qualitative approach. At the end of the study period, an intervention was performed using yoga dynamics and techniques, so as to try to improve the quality of life of teachers. The results indicate that the profound changes that have been taking place in society in recent decades of the twentieth and early twenty-first centuries, both in the job market and educational scenario, have created factors that contribute with the increase of stress in teaching. Within this perspective, it is possible to realize that public policies are created with no special care about the teacher s health and the reality of the daily educational environment. Moreover, the influence of relational, temporal, and administrative interference on the quality of life of teachers became evident. There is also a clear pre-disposition of teachers to participate in activities to benefit their health in their workplaces in order to alleviate the problems caused by work overload
Keywords: Trabalho Docente
Estresse
Yoga
Teaching
Stress
Yoga
Professores - Stress ocupacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: ROSA, Thais Fontes Schramm Behrendt. O impacto da prática de yoga sobre o estresse no trabalho docente no curso de Pedagogia. 2011. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1849
Issue Date: 18-Feb-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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