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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Referenciais curriculares nacionais para a educação infantil: uma proposta integradora ou interdisciplinar?
metadata.dc.creator: Lopes, Ariene
metadata.dc.contributor.advisor1: Gesser, Verônica
metadata.dc.contributor.referee1: Ranghetti, Diva Spezia
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.description.resumo: Discussões sobre a organização de um currículo para a Educação Infantil contextualizado, integrado e interdisciplinar têm sido freqüentes nas últimas décadas. Tais discussões são derivadas das divergências existentes sobre as visões de criança, família, função de Educação Infantil e a função de um currículo para esta etapa escolar. Existe o receio de transportar a estrutura e organização dos currículos já existentes para o Ensino Fundamental, Médio e Superior, que hoje tem sido muito criticados, para a Educação Infantil. Desta forma, para orientar os profissionais da área de Educação Infantil, os RCNEI s (Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil) foram construídos em 1998, para servir como um instrumento de orientação das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores nesta faixa etária. Entretanto, o esclarecimento das intenções apresentadas pelo documento precisa ser realizado com estudos e argumentos sólidos que sustentem as orientações disponibilizadas. Essa elucidação é importante devido ao número crescente de contradições existentes com relação aos RCNEI s, que são cada vez mais questionadas e debatidas em esfera educacional. Um desses questionamentos refere-se aos termos relativos à integração e interdisciplinaridade contidos no documento em questão. Ambos os termos (integração e interdisciplinaridade) por vezes são conceituados de forma sinônima; contudo apesar da complementaridade entre os dois, as distinções precisam ser compreendidas. Essa pesquisa, além de conceituar os termos integração e interdisciplinaridade, apresenta uma análise destes nos RCNEI s. Portanto, a questão de pesquisa é justamente compreender o sentido dos termos relacionados à integração e interdisciplinaridade, contidos no volume I dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o objetivo geral é identificar se a utilização dos termos correspondem aos sentidos apreendidos na leitura do documento em questão. A abordagem metodológica para o presente estudo foi a pesquisa documental, caracterizada pelo enfoque qualitativo e a utilização de análise de conteúdo. Através da análise histórica da evolução da integração e interdisciplinaridade na esfera educacional, percebe-se que os termos foram sendo caracterizados equivocadamente, perdendo seus verdadeiros sentidos ou então, sendo interpretados de forma sinônima. A partir das análises foi possível perceber que mais trechos condiziam com a proposta integradora do que os trechos com intenções interdisciplinares. Desta forma, pergunta-se: Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: uma proposta integradora ou interdisciplinar? Se levarmos a questão para o cunho superficial, podemos afirmar que os RCNEI s pressupõem uma proposta integradora, a medida que encontra-se o termo explicitamente ao longo do documento. Porém, se deseja-se ir além, ler nas entrelinhas, pode-se dizer que as reais pretensões assumem um caráter interdisciplinar. O fato é que até os dias de hoje, as organizações curriculares ainda não conseguiram efetivar as propostas interdisciplinares, podendo ser evidenciadas atividades e práticas contrárias à unidade e integração. Diante da constatação de que as ações pedagógicas direcionadas à Educação Infantil precisam ser reavaliadas e discutidas em caráter democrático, é preciso que trabalhos como este sejam divulgados entre os profissionais da área. Deste modo, a participação efetiva e crítica dos educadores na construção de parâmetros de trabalho mais claros e objetivos, será garantida à medida que todos tenham conhecimento de argumentos sólidos para sustentar seus discursos. Espera-se que a reformulação dos RCNEI s tragam orientações mais claras em relação ao trabalho a ser desenvolvido com as crianças que freqüentam a Educação Infantil, contribuindo para a melhoria na qualidade de ensino nesta etapa escolar
Abstract: Discussions on the organization of a curriculum for contextualized, integrated and interdisciplinary early childhood education have been frequent in recent decades. These discussions are derived from the divergence of views concerning the child, the family, the role and function of early childhood education, and the curriculum for this educational stage. There is a fear of transporting the structure and organization of the existing curricula for Elementary, Middle and Higher Education, which today has been much criticized, to Early Childhood Education. Thus, to guide professionals in early childhood education, the RCNEIs (National Curriculum Benchmarks for Early Childhood Education) were created in 1998, to serve as a tool to guide the teaching practices of educators working with this age group. However, the intentions presented by the document need to be clarified with solid arguments and studies that support the guidelines provided. This clarification is important due to the increasing number of contradictions that exist in relation to the RCNEIs, which are increasingly questioned and debated in the educational sphere. One of these questions refers to the terms relating to integration and interdisciplinarity in the document in question. Both terms (integration and interdisciplinarity) are sometimes seen as synonymous, yet despite the complementarity that exists between the two, the distinctions need to be understood. This research, in addition to conceptualizing the terms integration and interdisciplinarity, presents an analysis of the RCNEIs. The research question, therefore, is to understand the meaning of terms related to integration and interdisciplinarity contained in Volume I of the National Curricular Benchmarks for Early Childhood Education, and its overall purpose is to identify whether the use of terms correspond to the meanings that are understood when reading the document in question. The methodological approach used in this study was documentary research, characterized by the use of the qualitative approach and content analysis. Through historical analysis of the evolution of integration and interdisciplinarity in the area of education, it is seen that the terms have been wrongly characterized, losing their true meanings, or being interpreted as synonymous. Based on the analysis, it was observed that there are more portions of text in keeping with the integrating proposal than portions with interdisciplinary intentions. Thus, the question arises: National Curricular Benchmarks for Early Childhood Education: An integrative or interdisciplinary proposal? Looking at the question superficially, one can say that the RCNEIs assume an integrative proposal, as the term is explicit throughout the document. However, reading between the lines, one can say that the real claims are interdisciplinary in nature. The fact is that even today, organizations have failed to accomplish interdisciplinary curricular proposals, and activities and practices can be highlighted that are contrary to unity and integration. In view of the fact that pedagogical actions aimed at early childhood education should be revised and discussed in a democratic way, it is necessary for works like this to be circulated among professionals in this area. Thus, the effective and critical participation of educators in the construction of clear, objective working parameters will be guaranteed if all those concerned are aware of solid arguments to support their discourses. It is hoped that the reformulation of the RCNEIs will bring clearer guidelines in relation to the work being developed with the children in early childhood education, helping to improve the quality of teaching in this stage of education
Keywords: Educação Infantil
Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Integração e Interdisciplinaridade
Children s Education
National Curricular Benchmarks for Early Childhood Education
Integration and Interdisciplinarity
Educaçao de crianças
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: LOPES, Ariene. Referenciais curriculares nacionais para a educação infantil: uma proposta integradora ou interdisciplinar?. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1850
Issue Date: 28-Feb-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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