Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1851
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Olhar no espelho: o que os gestores escolares pensam sobre si
metadata.dc.creator: Ferreirinha, Isabella Maria Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferri, Cassia
metadata.dc.contributor.referee1: Mostafa, Solange Puntel
metadata.dc.contributor.referee2: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre os discursos do gestor escolar no contexto político-administrativo-pedagógico de uma rede de ensino municipal. Os gestores escolares assumem cargos comissionados com indicação direta do governante municipal, determinada por uma relação política. Este trabalho se referencia na prosa e poesia de Clarice Lispector, pautando-se especificamente no conceito de instante-já, nas proposições do filósofo Michel Foucault e seus conceitos de governamentabilidade, relações de poder e poder-saber e ainda na contribuição filosófica de Gilles Deleuze e Félix Guattari. O estudo está inserido na linha de pesquisa Políticas Públicas para a Educação Básica e Superior. A contextualização da pesquisa pretendeu refletir a multiplicidade das imagensdiscursos dos gestores escolares no espelho, configurada em pesquisa qualitativa. A amostra e população da pesquisa são constituídas de dezessete gestores de escolas de ensino fundamental da rede pública municipal. Como instrumento de coleta de dados, fez-se uso de entrevista semiestruturada. As reflexões apresentadas ao longo do texto subsidiam novas reflexões e ações sobre a gestão escolar no âmbito das escolas e do governo municipal de Balneário Camboriú. Ressalta-se que os resultados não findam em si mesmos, mas representam uma alternativa de reflexão sobre a gestão escolar
Abstract: This study reflects on the discourses of school managers in the political, administrative and teaching contexts of a municipal school system. The school managers assume commissioned positions that are directly appointed by the local government, determined by a political relationship. This work is referenced in Clarice Lispector s prose and poetry through the concept of instante-já, the concepts of governmentality, power relations and power-knowledge of the philosopher Michel Foucault, and through the philosophical contribution of Gilles Deleuze and Félix Guattari. The study is part of the line of research Public Policy for Basic and Higher Education. The contextualization of the research sought to reflect the multiplicity of speech-images of school managers and is configured as a qualitative study through discourse analysis. The study population and sample comprises seventeen managers of elementary schools in the municipal public system. A semi-structured interview was used as a tool for the data collection. The reflections presented throughout the text support new reflections and actions on school management within schools and in the municipal government of Balneário Camboriú. It is emphasized that the results are not seen as an end in them, but represent an alternative reflection on school management
Keywords: Gestão escolar
instante-já
poder
saber
School management
instante-já
power and power-knowledge
Escolas - Organização e administração
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: FERREIRINHA, Isabella Maria Nunes. Olhar no espelho: o que os gestores escolares pensam sobre si. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1851
Issue Date: 4-Mar-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabella Maria Nunes Ferreirinha.pdf844,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.