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metadata.dc.type: Dissertação
Title: INOVAÇÃO NO ENSINO UNIVERSITÁRIO: a formação tecnológica em questão
metadata.dc.creator: Piazza, Fatima Cecilia Poleto
metadata.dc.contributor.advisor1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.contributor.referee1: Ferri, Cassia
metadata.dc.description.resumo: O ensino tem se tornado um desafio constante àqueles que se dedicam à educação superior em tempos de revolução tecnológica, globalização do conhecimento e democratização escolar. Nesse cenário o professor tem sido convocado a superar a tradicional didática de transmissão do conhecimento e a alterar o sistema de relações unidirecional que caracterizava o ensino universitário. Inserida nesse contexto, a presente pesquisa, vinculada ao Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Currículo e Avaliação, teve como objetivo analisar os pressupostos de inovação pedagógica orientadores do processo de ensino em cursos superiores de tecnologia. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de caráter documental e exploratório, cujas fontes de investigação foram os acadêmicos concluintes e professores de cursos Superiores de Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí. Como referencial teórico-metodológico recorreu-se aos autores que propiciam a articulação entre os conceitos de tecnologia, inovação e educação. Os estudos de Álvaro Vieira Pinto (2005) foram relevantes para discussão da Epistemologia da Técnica; Souza Santos (2005) contribuiu para o entendimento de inovação como a necessária ruptura paradigmática da ciência moderna e Lucarelli (2009), Cunha (2009) e Hernandéz (2000), por sua vez, possibilitaram a compreensão dos pressupostos da inovação no âmbito da pedagogia universitária. Para levantamento dos dados foram aplicados questionários com 175 acadêmicos e desenvolvida técnica de grupo focal com 17 professores. A seleção desses últimos resultou da indicação dos acadêmicos quando da aplicação dos questionários, momento em que foram solicitados a definir aqueles docentes que apresentavam características inovadoras nas suas práticas pedagógicas. Os resultados indicaram que as inovações pedagógicas no ensino superior, notadamente nos cursos de formação tecnológica, estão fundamentadas em três importantes pressupostos intimamente relacionados: Práxis, Gestão e Afectus. A Práxis supõe a ação docente sinérgica e intencional conscientemente embasada no planejamento, na articulação teoria e prática e na atividade criadora. A Gestão implica no protagonismo como atividade da práxis, na qual os alunos participam das decisões pedagógicas e acompanham sua experiência de aprendizagem, desde a concepção até a avaliação dos resultados. O Afectus refere-se à capacidade do docente de aumentar a potência de ação e a preservação do esforço vital do aluno no seu processo de aprendizagem
Abstract: Teaching has become a constant challenge for those who work in higher education, in these times of technological revolution, globalization of knowledge, and democratization of education. In this scenario, the teacher has been invited to overcome the traditional didactic model of transmitting knowledge, and to alter the system of unidirectional relations that characterized university teaching. As part of this context, this research, which is linked to the Research Group Public Policies of Curriculum and Evaluation, analyzes the premises of pedagogical innovation guidelines of the teaching process in higher education technology courses. The research is characterized as qualitative, documentary and exploratory. The sources of investigation were graduating academics and teachers of higher education Technology courses at the University ofVale do Itajaí. The theoretical and methodological framework was provided by authors who offer articulation between the concepts of technology, innovation and education. The studies of Álvaro Vieira Pinto (2005) were relevant for discussion of the Epistemology of the Technique; Souza Santos (2005) contributed to the understanding of innovation as the necessary paradigmatic rupture of modern science, and Lucarelli (2009), Cunha (2009) and Hernandéz (2000), in turn, enabled an understanding of the premises of innovation in the scope of university pedagogy. For the investigation of the data, questionnaires were applied to 175 students and the focal group technique was used with 17 teachers. The selection of the teachers resulted in the indication of the students regarding the application of the questionnaires, at which time they were asked to define those teachers whose teaching practices contained innovative characteristics. The results indicate that the pedagogical innovations in higher education, notably in technological training courses, are based on three important and closely-linked premises: Praxis, Management and Afectus. Praxis presupposes the synergic and intentional teaching action that is consciously based on planning, on the linking of theory and practice, and on creative activity. Management involves protagonism as an activity of praxis, in which the students take part in pedagogical decisions and accompany their learning experience, from conception through to the evaluation of the results. Afectus relates to teacher s ability to increase the effectiveness of action and preserve the student s vital force in his or her learning process
Keywords: Inovação
Ensino superior
Formação tecnológica
Innovation
Higher education
Technological training
Ensino superior
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: PIAZZA, Fatima Cecilia Poleto. INOVAÇÃO NO ENSINO UNIVERSITÁRIO: a formação tecnológica em questão. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1853
Issue Date: 18-Jul-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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