Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1854
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Fatores que influenciam a escolha profissional do jovem universitário e sua visão a respeito da orientação profissional
metadata.dc.creator: Faht, Beatriz Hering
metadata.dc.contributor.advisor1: Raitz, Tania Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Gesser, Verônica
metadata.dc.contributor.referee2: Tolfo, Suzana da Rosa
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa trata-se de uma investigação de Mestrado em Educação. Pertencente a linha de pesquisa Práticas Docentes e Formação Profissional e integra o grupo de pesquisa Educação e Trabalho do PPGE - UNIVALI. O tema escolhido Orientação Profissional e Escolha Profissional faz parte da minha vida como Psicóloga e Professora do Ensino Superior. A possibilidade de contato próximo com jovens universitários e suas dúvidas constantes despertou o interesse em conhecer a realidade do jovem e sua opinião a respeito da educação, trabalho e escolha profissional. Apesar das iniciativas de estudiosos e pesquisadores em OP de promover desenvolvimento teórico e científico na área, muito ainda há de ser feito na formação de profissionais capacitados para que esta área de conhecimento possa se tornar autônoma. A pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a escolha profissional de jovens universitários da Faculdade Metropolitana de Blumenau Grupo UNIASSELVI e sua visão a respeito da Orientação Profissional, no sentido de identificar se a Orientação Profissional utilizada contribuiu na escolha profissional destes jovens. Tem como questão norteadora: Quais os fatores que influenciaram no momento da escolha profissional dos jovens universitários e o grau de satisfação ou insatisfação pela orientação profissional recebida? Os sujeitos de pesquisa escolhidos para este estudo foram jovens acadêmicos de fases iniciais que freqüentam cursos noturnos, das áreas de Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e aconteceu em dois momentos distintos. O primeiro se configurou numa caracterização (identificação) acerca dos sujeitos através de um questionário semi-estruturado. No segundo momento, foi selecionada uma amostra conveniente de (6) seis jovens acadêmicos, 3 (três) do gênero feminino e 3 (três) do gênero masculino, para participarem das entrevistas individuais áudio gravadas. No tratamento dos dados utilizou-se o método análise de conteúdo, a fim de analisar e interpretar as transcrições das entrevistas. Os principais autores que possibilitaram suporte e embasamento foram: Soares (2000, 2002, 2009), Lehman (2010), Uvaldo e Silva (2010), Levenfus e Nunes (2010), Soares, Sestren e Ehlke (2002), Santos (2005), Dias e Soares (2009), Masetto (2010), Pimenta e Anastasiou (2010), Sparta (2003), Abade (2005), Lassance e Sparta (2003), Silva (2007), Abramo (2008), Singer (2008), Lassance (2008), Branco (2008), Raitz (2003), Grinspun (2010), Ciavatta (2005, 2007), Sposito (2008), Gentili (2005), Bueno (2009), Hirt (2010), Vilela (2003), Veringuine (2008), Corrochano et al. (2008), Pochmann (2007), Lima (2007), e Lisboa (2000). Os resultados apontam os fatores determinantes na escolha profissional dos jovens universitários e mostram que estes sofrem várias influências no momento de escolher a profissão quais sejam da família, do mercado de trabalho, das amizades e dos professores. Estão cientes da importância dos estudos na vida profissional, por isso fazem escolhas conforme suas identificações e interesses, como também preocupações com o futuro e carreira. Interessante foi constatar que uma parcela dos jovens entrevistados considera como serviços de Orientação Profissional, conversas e bate-papos com seus professores (ensino médio, curso administrativo, personal trainer). Neste sentido, a pesquisa evidenciou a importância e influência do professor na vida dos jovens, bem como a carência de serviços de Orientação Profissional eficazes ao alcance deste público
Abstract: This research was carried out as part of the Master s Degree in Education. It comes under the line of research Teaching Practices and Professional Training , which is part of the research group Work and Education of the PPGE (Postgraduate Program in Education) of UNIVALI. The chosen topic - Career Guidance and Career Choice - is part of my life as a Psychologist and College Professor. The opportunity to have close contact with young undergraduate college students, and their constant doubts, led to my interest in getting to know their reality and their views on education, career, and professional choice. Despite the many initiatives of academics and researchers in career guidance to promote scientific and theoretical development in this field, there is still a lot to be done, to train professionals and enable this to become an independent area of knowledge. This research analyzes the factors that influence career choice among young college students of the Faculdade Metropolitana de Blumenau Grupo UNIASSELVI, and their views on Career guidance, seeking to identify the influence of Career guidance on the career choices of this group of students. The main questions that guided the research are: What factors influence students career decisions? And how satisfied are they with the career guidance offered? The research group selected for this study consisted of young students in the initial phases of their courses, attending evening classes in the areas of Health Sciences and Applied Social Sciences. A qualitative approach was adopted, and the research was conducted in two phases; the first characterized (identified) the study group, using a semi-structured questionnaire, and the second selected a convenient sample of (6) six young students (three male and three female), to take part in recorded audiovisual interviews. The data were analyzed using the method of content analysis, seeking to analyze and interpret the transcripts of the interviews. The main authors used as theoretical support and background for the research were: Soares (2000, 2002, 2009), Lehman (2010), Uvaldo and Silva (2010), Levenfus and Nunes (2010), Soares, Sestren and Ehlke (2002), Santos (2005), Dias and Soares (2009), Masetto (2010), Pimenta and Anastasiou (2010), Sparta (2003), Abade (2005), Lassance and Sparta (2003), Silva (2007), Abramo (2008), Singer (2008), Lassance (2008), Branco (2008), Raitz (2003), Grinspun (2010), Ciavatta (2005, 2007), Sposito (2008), Gentili (2005), Bueno (2009), Hirt (2010), Vilela (2003), Veringuine (2008), Corrochano et al. (2008), Pochmann (2007), Lima (2007), and Lisboa (2000). The results show some of the detrimental factors in the young students career choices, and the many factors that influence them when making career choices, such as family, the job market, friendships, and teachers. They are aware of the importance of study for their careers, and for this reason, they make choices based on their inclinations and interests, and on their concerns with their futures and careers. It was interesting to note that some of the young people interviewed consider informal conversations with their teachers (high school, management courses, personal trainer) as a form of career guidance. This research therefore highlights the importance of the teacher in the young students lives, and the lack of efficient Careers Advice services available to these students
Keywords: Orientação Profissional
Jovens Universitários
Escolha Profissional
Careers Advice
Young College Students
Professional Choice
Orientação profissional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: FAHT, Beatriz Hering. Fatores que influenciam a escolha profissional do jovem universitário e sua visão a respeito da orientação profissional. 2011. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1854
Issue Date: 1-Jul-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz Hering Faht.pdf638,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.