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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Crianças com deficiência mental na escola inclusiva: estratégias para aprender
metadata.dc.creator: Cathcart, Karla Demonti Passos
metadata.dc.contributor.advisor1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
metadata.dc.contributor.referee2: Ferri, Cassia
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa: Políticas para a Educação Básica e Superior do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Currículo e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI. Buscou-se formular conhecimento a respeito da inclusão escolar analisando-a na perspectiva de crianças com história de deficiência mental. Sob a égide da abordagem qualitativa, a investigação teve seu foco direcionado a duas escolas Municipais de ensino regular na cidade de Itapema/SC, por um período de seis meses de observação sistemática de dois alunos com história de deficiência mental, freqüentando as séries iniciais do Ensino Fundamental e atendimento educacional especializado no contra turno. O objetivo do estudo foi investigar as estratégias, mediações, interações e reorganizações por eles utilizadas para aprender e participar do processo de inclusão. Realizaram-se entrevistas e conversas com os sujeitos da pesquisa, seus pais e professores, registros de atividades em filmagens, fotografias e registro das informações em diário de campo. O material coletado foi descrito em ficha própria adaptada à avaliação do nível de envolvimento dos alunos na atividade desenvolvida em sala de aula. Esta avaliação tomou como referência a Escala de Envolvimento da Criança na Escola, traduzida e adaptada da escala original The Leuven Involviment Scale for Young Children (LIS YC) (LEAVERS, 1994a). Para estabelecer o diálogo com a empiria recorri às contribuições da abordagem histórico-cultural, especialmente de Lev Seminovich Vygotsky, cujos estudos tem sido relevantes para a leitura crítica dos processos de aprendizagem dos sujeitos com história de Deficiência. Os resultados evidenciaram um expressivo grau de envolvimento dos alunos, na maioria das atividades e intensos momentos de esforço mental e concentração. Esse envolvimento, todavia, nem sempre resultou em efetiva aprendizagem, pois as respostas e ações que desempenharam muitas vezes eram pensadas, decididas e executadas pelos monitores. Observou-se alunos atentos, predispostos a aprender, porém as mediações e os momentos de interação comprometeram de certo modo, as possibilidades de autonomia desses sujeitos no processo de aprendizagem
Abstract: This research is part of the Line of Research: Policies for Basic and Higher Education‟ of the Univali Research Group Public Policy Curriculum and Evaluation of Graduate Education‟. The aim was to formulate knowledge about school inclusion, analyzing it from a perspective of children with a history of mental disability. Using the qualitative approach, the investigation was focused on two schools - in the city of Itapema/SC, over a period of six months of systematic observation of two students with a history of mental disability, who attended the initial series of Elementary School, and specialized educational services in afterschool activities. The purpose of this study was to investigate the strategies, mediations, interactions and reorganizations used by the students to learn and participate in the process of inclusion. Interviews and conversations were carried out with the research subjects, their parents and teachers, as well as filmed records of activities, photographs, and recording information in a diary. The material collected was described in an adapted form in order to evaluate the level of the student‟s involvement in the activity developed in the classroom. This evaluation was based on the Leuven Involvement Scale for Young Children (LIS - YC) (Leavers, 1994a). To establish a dialogue with empiricism, the contributions of the historical-cultural approach were used, especially those of Lev Vygotsky Seminovich, whose studies have been relevant for a critical reading of the learning processes of individuals with a history of disability. The results demonstrated a significant degree of student involvement in most of the activities, and intense moments of mental effort and concentration. However, this involvement did not always result in effective learning, as their responses and actions were often thought of, decided on and executed by the monitors. We observed that the students were attentive, and willing to learn, but that the mediations and the moments of interaction affected, in a certain way, the possibilities for these individuals‟ autonomy in the learning process
Keywords: Inclusão escolar
aprendizagem
nível de envolvimento
deficiência mental
School inclusion
learning
involvement degree
mental deficiency
Inclusão escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: CATHCART, Karla Demonti Passos. Crianças com deficiência mental na escola inclusiva: estratégias para aprender. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1855
Issue Date: 25-Feb-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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