Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1858
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVALI
metadata.dc.creator: Ramos, Marcelo Valente
metadata.dc.contributor.advisor1: Guerra, Antonio Fernando Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Ansarah, Marilia Gomes dos Reis
metadata.dc.contributor.referee2: Gesser, Verônica
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta a Educação Experiencial (Experiencial Education) definida como um processo em que os indivíduos constroem conhecimentos, aprendem técnicas e adquirem valores através da experiência direta. Esta foi utilizada como estratégia de ensino para a Educação Ambiental no curso de Turismo e Hotelaria da UNIVALI - Balneário Camboriú - SC. No estudo da Educação Experiencial, apresentaram-se as raízes históricas e suas relações com a Educação Ambiental. A metodologia utilizou os pressupostos das abordagens quantitativas e qualitativas de pesquisa. Foram descritas as práticas de saídas de campo de acampamentos, caminhadas, dentre outras, adotadas no curso como estratégia de ensino de educação experiencial pelo laboratório CAEX - Campos Experimentais de Ecoturismo e Turismo de Aventura.Isso implica em que os futuros profissionais de Turismo pratiquem os conceitos e valores da Educação Experiencial para valorizar a relação Turismo e Ambientes naturais. Este processo educativo baseia-se nos princípios da Educação Ambiental em que a interação do indivíduo com ele mesmo, com o grupo e com o ambiente ao redor, são uma premissa para que o processo de reflexão-ação inicie. Investigou-se a inserção de problemáticas ambientais no currículo do curso através de levantamentos com os acadêmicos e posterior análise dos planos de ensino de todas as disciplinas da matriz curricular. Avaliou-se, através dos relatórios das saídas, os valores e percepções dos acadêmicos e egressos que realizaram as atividades entre os anos de 2002 a 2005. Com este estudo, discutiu-se as aproximações destas práticas com os objetivos e princípios da Educação Experiencial adotadas universalmente. E, por fim, aponta elementos para uma estratégia de ensino de Educação Experiencial para programas de graduação em Turismo.
Abstract: This study aimed to present the Experiential Education as a pedagogic action of Environmental Education at the course of Tourism and Hospitality at UNIVALI. As a methodology it followed the qualitative and quantitative researcher. At the Experiential Education study, the historical roots and it s relations to the Environmental Education were presented to describe the practices from the Field Study adopted at the Course of Tourism at it s laboratory CAEX- Experimental Field of Ecotourism and Adventure tourism. It means that the student s should practice the Experiencial Education to value the relation between Environment and tourism. This educative process is based on the EA principles, where the individual interaction with his self, with the group and the field, are premises for the reflex ion process begun. The investigation process started with the study of the environmental questions adopted on that curriculum through questionnaire to the student s of that course and posterior reading the disciplines teach plans from the curriculum shade. The academic perceptions and values were also evaluated between the years 2002 to 2005, and from these study, we talked over the approaches comparing with the objectives and principles of the universal Experiential Education. Finally, this research pointed principal elements for a Experiential Education programs for Tourism graduation courses.
Keywords: educação experiencial
educação ambiental
turismo e hotelaria
experiential education
environmental education
tourism and hostely
Educação ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: RAMOS, Marcelo Valente. A EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVALI. 2006. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1858
Issue Date: 8-Mar-2006
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo Valente Ramos.pdf751,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.