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metadata.dc.type: Dissertação
Title: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: ações, legislação, gestão e a necessidade de uma educação estética
metadata.dc.creator: Soares, Andrey Felipe Cé
metadata.dc.contributor.advisor1: Neitzel, Adair de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Placco, Vera Maria Nigro de Souza
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação está em consonância com a linha de pesquisa Cultura, Tecnologia e Processos de Aprendizagem e com os estudos promovidos pelo Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora do Mestrado em Educação da UNIVALI. Esta pesquisa caracteriza as ações do coordenador pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Itajaí e suas relações com a legislação vigente, com a gestão escolar e a necessidade de uma Educação Estética. Trata-se de uma proposta de estudo de abordagem qualitativa por meio de análise de conteúdo e toma como referencial as contribuições de Vasconcellos (2009), Silva Jr. e Rangel (2008), Lück (2001/2007), Rangel (1979/2010), Placco e Almeida (2008/2010), Vieira (2002) e Duarte Jr. (2001), dentre outros. Os sujeitos da pesquisa foram nove coordenadores pedagógicos, convidados para participação espontânea e voluntária nas dinâmicas que compõem a coleta de dados. Tratou-se de uma proposta de um encontro de oito horas de duração, momento em que se aplicou questionário e realizaram-se dinâmicas de grupo envolvendo discussões sobre o cotidiano da coordenação pedagógica, cujos dados foram transcritos, tabulados, categorizados e analisados segundo análise de conteúdos. Como resultado observou-se: a) A gestão escolar pode dificultar as ações do coordenador pedagógico, e a solução talvez seja investir em um trabalho relacional e complementar entre os especialistas; b) A nomenclatura coordenação pedagógica é indicada como a melhor a ser adotada pela Rede Municipal de Ensino de Itajaí; c) Os coordenadores pedagógicos precisam assumir a corresponsabilidade da elaboração, execução e reelaboração do Projeto Político Pedagógico; d) A substituição do professor ausente deve ser percebida pelo Coordenador Pedagógico como uma oportunidade de ação diagnóstica que norteará as intervenções pedagógicas individuais e coletivas; e) Há necessidade de uma educação estética para os coordenadores, docentes e discentes no intuito de ampliar seu olhar, sua percepção, criatividade e sensibilidade. Desta monta, esta dissertação revela fragilidades do sistema de ensino, bem como a necessidade de se investir na educação estética como meio de humanização. Permitiu em especial repensar as ações do coordenador e como este organizador do trabalho pedagógico da escola pode proporcionar momentos de reflexão frente ao processo ensino-aprendizagem, bem como a real necessidade de melhoria nas estratégias educacionais
Abstract: This dissertation is part of the line of research Culture, Technology and Learning Processes, and the studies of the Research Group Culture, School, and Creative Education of the Master‟s Degree in Education of UNIVALI. This research characterizes the actions of pedagogical coordinators of the Municipal Education Network of Itajaí, and their relations with the current legislation and with the school management, and the need for an Esthetic Education. This study uses a qualitative approach, by means of content analysis, taking as a reference the contributions of Vasconcellos (2009), Silva Jr. and Rangel (2008), Lück (2001/2007), Rangel (1979/2010), Placco and Almeida (2008/2010), Vieira (2002) and Duarte Jr. (2001), among others. The research subjects were nine pedagogical coordinators, who were invited to take part spontaneously and voluntarily in the activities that led to the data collection. The proposal was for a meeting lasting eight hours, in which a questionnaire was applied, and group dynamics conducted involving discussions on the day-to-day work of the pedagogical coordinators. The resulting data were transcribed, drawn up in tables, categorized and analyzed, using the method of content analysis. As a result, it was observed that: a) The school management can hinder the work of the pedagogical coordinators, and the solution to this may be to invest in a relational and complementary work among the specialists; b) The term coordenação pedagógica (pedagogical coordination) is indicated as the best one for adoption by the Municipal Education Network of Itajaí; c) The pedagogical coordinators need to be responsible for the design, execution and re-design of the Political-Pedagogical Project; d) The substitution of an absent teacher should be seen by the Pedagogical Coordinator as an opportunity for diagnostic action that will guide the collective and individual pedagogical interventions; e) There is a need for an esthetic education directed at coordinators, teachers and pupils, in order to widen their vision, perception, creativity and awareness. This dissertation therefore reveals some areas of weakness in the teaching system, as well as the need to invest in esthetic education as a means of humanization. It enables, in particular, a rethinking of the activities of the pedagogical coordinator, and how this individual, who is responsible for organizing the work of the school, can provide moments of reflection on the teaching-learning process and on the need for improvement in educational strategies
Keywords: Gestão escolar
Coordenação pedagógica
Organização do trabalho escolar
Educação estética
School management
Pedagogical coordination
Organization of the school work
Esthetic education
Escolas - Organização e administração
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: SOARES, Andrey Felipe Cé. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: ações, legislação, gestão e a necessidade de uma educação estética. 2011. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1859
Issue Date: 19-Oct-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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