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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Bullying: noções e ações dos gestores de escolas públicas estaduais da 17ª Gered Itajaí, SC
metadata.dc.creator: Escaravaco, Anelise
metadata.dc.contributor.advisor1: Hostins, Regina Célia Linhares
metadata.dc.contributor.referee1: Gesser, Verônica
metadata.dc.description.resumo: A partir da constatação do crescimento no número de casos de violência escolar no país, este estudo objetivou caracterizar as noções e as ações dos diretores escolares em relação à gestão do bullying nas escolas públicas estaduais da 17ª Gered Gerência Regional de Educação, com sede em Itajaí (SC). A pesquisa se insere na Linha de Pesquisa: Políticas para a Educação Básica e Superior do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Currículo e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI. Tal estudo se configura como uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, da qual participaram nove diretores que responderam entrevista semiestruturada. Contribuíram para a sustentação teórico-científica do estudo autores que investigam o fenômeno do bullying (Fante; Pedra) e suas variações como o ciberbullying (Shariff) e bullying escolar (Silva); as políticas públicas antibullying (Eyng) e a gestão escolar (Paro). Além de buscar respostas dos gestores de escolas públicas sobre o bullying, investigou-se a importância das políticas públicas para a prevenção e para a superação desse fenômeno nas escolas. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo e evidenciaram que as noções sobre o fenômeno bullying estão muito próximas ao senso comum e que há desarticulação entre as instâncias deliberativas e as escolas. Quanto às ações, constatou-se a transferência de responsabilidade do diretor para o professor e, eventualmente, para orientadores e técnicos educacionais
Abstract: Based on the observation that cases of violence in schools are increasing in Brazil, this study sought to characterize the notions and actions of school directors in relation to the management of bullying in public state schools of the 17th Gered Regional Educational Administration, in Itajaí (SC). It is part of the Line of Research: Policies for Basic and Higher Education of the Research Group Public Policies for the Curriculum and Evaluation" of the Postgraduate Program in Education, UNIVALI. This work takes the form of a descriptive, exploratory study, with a qualitative approach. Nine directors, to whom a semi-structured interview was applied, took part in the research. Contributions to the theoretical and scientific support of the study included authors who investigate the phenomenon of bullying (Fante; Pedra) and its variations, like cyberbullying (Shariff) and school bullying (Silva); antibullying policies (Eyng) and school management (Paro). Besides looking for responses from the managers of public schools on bullying, this study investigated the importance of public policies for preventing and dealing with this phenomenon in schools. The data collected were analyzed by content analysis, and showed that the notions on the phenomenon of bullying are very close to common sense, and that there is a lack of articulation between the decision-making authorities and the schools. In relation to actions, it was noted that responsibility is transferred from the director to the teacher, and sometimes to educational supervisors and technicians
Keywords: políticas públicas
bullying
gestão escolar
Public policies
bullying
school management
Assédio nas escolas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: ESCARAVACO, Anelise. Bullying: noções e ações dos gestores de escolas públicas estaduais da 17ª Gered Itajaí, SC. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1860
Issue Date: 2-Sep-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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