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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DO COMPUTADOR: O QUE DIZEM AS PESQUISAS DOS ÚLTIMOS TRINTA ANOS NO BRASIL
metadata.dc.creator: Candell, Cristian Igor Barria
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Valeria Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Raabe, André Luís A.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender em profundidade o fenômeno da expansão da informática na educação nos últimos trinta anos no Brasil e suas relações com a formação de professores. Assumimos como objetivos específicos a tarefa de identificar as perspectivas teóricas que sustentam a introdução do computador e das novas tecnologias de informação e comunicação na educação brasileira, e verificar como estas perspectivas influenciaram a formação de professores para o uso destes recursos tecnológicos na escola. Este é fundamentalmente um estudo cuja origem baseou-se em documentos oriundos de fontes online, organizados e analisados cronologicamente para entender como se estruturou o processo de formação do professor para o uso destes recursos tecnológicos em sua prática. Para realizar tal tarefa, mergulhamos num estudo bibliográfico. As principais referências encontradas foram: ZAMORA, 1982; PFROMM NETTO, 1982; NETO, 1982; MORAES, 1997 e 2001; VALENTE, 1993, 1997 e 1998; PRETTO, 1997, 2002 e 2006; BELLONI, 2002; BARRETO, 2002 e 2004, CASTELLS, 2009; MORAN, 2008; BEHRENS, 2008; PRADO, 2008; VIRILIO, 2006, entre outros. A partir destes autores foi possível relacionar os contextos socioeconômicos, ao longo das últimas três décadas no Brasil, e compreender como o fenômeno da informática encontrou bases legais para sua introdução na educação brasileira, e como atuou e atua de forma contundente no interior da sociedade contemporânea. Neste sentido, esta pesquisa contribui para observar as transformações da formação de professores para o uso destes recursos tecnológicos na tentativa de acompanhar a inserção de novos produtos e tecnologias na escola. Concomitantemente, evidencia as principais perspectivas teóricas que influenciaram o uso da informática na educação. A partir deste estudo é possível perceber a raiz cognitivista que permeia a primeira fase da introdução dos computadores na educação brasileira e compreender a transformação deste paradigma para elementos de informação e comunicação fundamentados na tecnologia de redes, modelo predominante a partir de meados da década de noventa que culminará no atual estágio de desenvolvimento das redes de comunicação promovendo a virtualização de diversos elementos tecnológicos com os quais a educação passa a conviver e que analisamos a partir da ótica da formação de professores. A formação de professores para o uso das tecnologias nestes contextos tem-se caracterizado por uma abordagem instrucionista, descontextualizada e desvinculada das relações pedagógicas, furtando a comunidade escolar de uma apropriação crítica, contextualizada e abrangente do fenômeno das tecnologias de informação e comunicação
Abstract: The overall objective of this research is to gain an in-depth understanding of the phenomenon of expansion of information technology in education over the last thirty years, in Brazil, and its relations with teacher training. Its specific objectives were to identify the theoretical perspectives that support the introduction of the computer and new information and communication technologies in Brazilian education, and to determine how these perspectives influence teacher training for the use of these technological resources in schools. This is essentially a study based on documents from online sources, organized and analyzed chronologically in order to understand how the process of teacher training is structured, for the use of these technological resources in their practices. To accomplish this task, we carried out a bibliographical review. The main references found were: ZAMORA, 1982; PFROMM NETTO, 1982; NETO, 1982; MORAES, 1997 and 2001; VALENTE, 1993, 1997 and 1998; PRETTO, 1997, 2002 and 2006; BELLONI, 2002; BARRETO, 2002 and 2004, CASTELLS, 2009; MORAN, 2008; BEHRENS, 2008; PRADO, 2008; VIRILIO, 2006, among others. Based on the works of these authors, it was possible to relate technology to the socioeconomic contexts in Brazil over the last three decades, and to understand how the phenomenon of information technology found a legal basis for its introduction into Brazilian education, and how it acted in the past, and acts today, in a marked way, within contemporary society. This research therefore contributes to observing the changes in teacher training for the use of these technological resources in an attempt to accompany the insertion of new products and technologies in schools. Meanwhile, it shows the main theoretical perspectives that influence the use of information technology in education. Based on this study, it is possible to see the cognitivist root that permeates the first phase of the introduction of computers in Brazilian education, and to understand the changes in this paradigm for elements of information and communication based on the technology of networks, the predominant model since the middle of the nineteen nineties, which will culminate in the current stage of development of the communication networks, promoting the virtualization of various technological elements with which education coexists and that we analyze from a perspective of teacher training. Teacher training for the use of technologies in these contexts is characterized by an instructionist, decontextualized approach that is not linked to pedagogical relations, with the school community being deprived of a critical, contextualized and broad appropriation of the phenomenon of information and communication technologies
Keywords: Tecnologias de informação e comunicação
Computador
Produção acadêmica
Information and communication technologies
Computer
Teacher training
Academic production
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: CANDELL, Cristian Igor Barria. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DO COMPUTADOR: O QUE DIZEM AS PESQUISAS DOS ÚLTIMOS TRINTA ANOS NO BRASIL. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1861
Issue Date: 7-Oct-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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